Como abrir um negócio: entenda quais são as vantagens da franquia

Optar por uma franquia é uma excelente escolha para quem pretende abrir um negócio. Por meio desse modelo, o franqueado pode usar uma marca já conhecida no mercado, definir qual será o cliente e receber suporte do franqueador para o desenvolvimento de estratégias e de expansão.

Seja qual for a sua situação, se está desempregado ou se pretende ter independência financeira, as vantagens de abrir uma franquia são inúmeras. E uma das explicações é que empreender está em pleno crescimento no Brasil. Segundo pesquisa divulgada pelo Sebrae, 36% dos brasileiros têm um negócio ou deram um passo em direção a ser o próprio chefe.

Além disso, as mulheres ganharam destaque nesta área nos últimos anos, sendo que 51% dos empreendedores iniciais são do sexo feminino.

Porém, muitas vezes por falta de orientação adequada, as pessoas deixam de lado o sonho de começar um negócio.

Para resolver esse problema, vamos explicar como ser empreendedor e como a franquia pode ser o diferencial para a conquista desse objetivo. Acompanhe com a gente e boa leitura!

Defina um bom plano para abrir um negócio

O primeiro passo é entender que você não será um empresário de sucesso da noite para o dia. É gratificante trabalhar em um negócio próprio, mas isso exige tempo, organização e dedicação.

Por esse motivo a franquia é ideal, principalmente para os iniciantes, já que com ela não será preciso criar um empreendimento do zero e correr riscos de perder o investimento se o serviço ou produto oferecido não tiver clientes.

Mas isso não significa que você deve deixar de lado a definição de um plano de negócio, com as respostas para as seguintes questões:

  • Quanto dinheiro preciso para ter uma franquia?
  • Quanto quero faturar com o negócio?
  • Qual é a expectativa de crescimento?
  • Quanto dinheiro tenho disponível para fazer a filial funcionar?

Após esse processo, é necessário definir a área em que deseja atuar.

Escolha uma área de atuação

Atualmente existem franquias em diversos segmentos, como saúde, cuidados com o lar, alimentação, construção, tecnologia, entre outros.

Agora, com tantas opções, você pode se perguntar: em qual área atuar? Uma boa dica é escolher algo em que já tenha atuado anteriormente, como funcionário. É possível, por exemplo, optar pela própria área de seu curso de graduação.

Apenas fique atento quanto ao fato de que, atuando como empreendedor, será preciso lidar com a questão de gestão, incluindo a parte financeira e organizacional. Sendo assim, é fundamental estudar continuadamente o setor em que deseja abrir um negócio.

Verifique se existe demanda

Outro fator importante ao iniciar uma empresa é saber se existe demanda, ou seja, clientes interessados em comprar o seu produto ou serviço. De nada vai adiantar começar algo extremamente inovador se não existem pessoas interessadas naquilo que você quer oferecer.

Ideias consideradas simples podem, muitas vezes, ser mais efetivas. Pense em como oferecer algo que resolva ou facilite a vida dos seus futuros clientes.

Um exemplo são os serviços na área de cuidados com os idosos. Um levantamento feito pelo IBGE mostra que o número de pessoas com mais de 80 anos no Brasil pode passar de 19 milhões nas próximas décadas.

Diante desse cenário, haverá um aumento da procura por soluções que garantam mais qualidade de vida e independência para essas pessoas.

Logo, investir em uma franquia que facilita a busca por cuidadores pode proporcionar para o empreendedor um excelente retorno.

Faça pesquisas de mercado

Além de verificar quais serão os seus futuros clientes, outra questão essencial é avaliar a concorrência e quais serão os fornecedores necessários para que o negócio funcione. Se deseja oferecer serviços no ramo da alimentação, avalie o lugar em que pretende atuar e as outras empresas da região.

Também é preciso planejar como será o fornecimento do material básico para que seja viável oferecer o serviço ou produto. A recomendação é que seja mantido um padrão.

Se o negócio tem como base a venda do suco de laranja, por exemplo, você não pode ficar sem a fruta, não é mesmo?

Fazendo parte de uma franquia, esse processo será bem mais fácil, já que o franqueador fornece ao franqueado toda uma estrutura pronta para o desenvolvimento da unidade filiada. Como o objetivo é expandir o negócio e atrair mais clientes, a entrega do produto ou serviço segue um padrão.

Dessa maneira, o franqueado tem uma rede de fornecedores e pode até mesmo ter desconto na compra dos produtos básicos. Isso vale também na hora de solicitar empréstimos para investir na filial, já que as instituições financeiras consideram esse tipo de negócio mais estável.

Busque informação sobre questões legais

Para adquirir uma franquia, a lei estabelece o pagamento de uma taxa inicial e de implantação, além dos valores periódicos, como royalties e para ações de marketing.

A taxa inicial é o valor que deve ser pago para usar a marcar, que varia conforme as condições do contrato. Já a de implantação envolve as despesas para que o negócio funcione efetivamente, como locação do espaço e compra de equipamentos.

Por fim, os royalties são valores pagos pelo uso da ideia, serviço ou produto, e as despesas de marketing referem-se aos investimentos para fazer a marca mais conhecida.

Dessa forma, é recomendado ter uma reserva para as despesas citadas. Embora possa parecer difícil, existem diversas opções de franquias de baixo investimento e alto retorno.

Saiba como fazer boas parcerias

Se está começando a empreender ou não, fazer boas parcerias é fundamental para o futuro da sua empresa. Isso porque abrir um negócio não significa trabalhar sozinho e dar conta de todas as demandas.

Contar com uma equipe ou com pessoas para auxiliá-lo ajuda no desenvolvimento de ideias inovadoras e na organização das tarefas.

Com a franquia você receberá esse apoio, já que o franqueador fornece ao franqueado suporte técnico e compartilha seu conhecimento de mercado para fazer com que a filial e a unidade sede cresçam e se expandam cada vez mais.

Estudar a área, avaliar bem o contrato e as condições oferecidas, pesquisar informações disponíveis na internet são algumas das recomendações que ajudam a fazer boas parcerias na hora de escolher uma franquia.

E saiba que abrir um negócio por meio desse sistema pode ser a oportunidade para você conquistar a sua independência financeira! Confira este post e descubra dicas para não se preocupar com o dinheiro no futuro!