Conheça 9 maneiras inovadoras para aumentar a renda

Não há como negar que estamos na era do empreendedorismo. Muita coisa mudou nos últimos anos, principalmente com a internet, a globalização e as alterações nos hábitos das pessoas.

Essas mudanças incluem o aparecimento de novas oportunidades no mercado de trabalho, muitas delas ainda pouco exploradas e que, portanto, apresentam boas perspectivas para quem está disposto a se aventurar em novos territórios.

Caso esteja atualmente desempregado, ou querendo encontrar formas de ter um dinheiro extra no fim do mês, este post é para você. Continue lendo e veja 9 maneiras inovadoras para aumentar a renda e caminhar em direção à sua independência financeira.

1. Cuidar de animais de estimação

Os bichinhos de estimação estão cada vez mais se tornando o xodó dos lares. Por medo de deixar o animalzinho com desconhecidos, ao viajar, muitos donos estão optando por pet-sitters, ou babás de animais de estimação.

O trabalho de pet-sitter pode acontecer de diferentes maneiras. Você pode cuidar do bichinho na sua casa ou na casa dos donos, ou pode apenas levá-lo para passear. Caso goste de animais, essa pode ser uma forma simples e agradável de complementar a sua renda.

2. Vender fotografias para bancos de imagem

Você tira fotos super bem, mas nunca fez nada com elas além de postar nas suas redes sociais? Você sabia que existem sites dispostos a comprar fotos de qualidade? Esses são os conhecidos bancos de imagem, como o iStock e o Shutterstock.

Navegue pelos sites e descubra os tipos de fotografias que eles têm o costume de publicar. Caso se identifique com o estilo, entre em contato e veja como se tornar um contribuidor.

3. Cozinhar para outras pessoas e eventos

Você cozinha tão bem que até os seus vizinhos aparecem para perguntar o que está fazendo? Caso sim, talvez esteja na hora de começar a monetizar os seus dotes culinários.

Bolos, petiscos e até mesmo refeições são algumas das opções para quem quer garantir uma renda extra cozinhando. Você pode trabalhar fazendo docinhos para festas de crianças ou jantares temáticos na casa do cliente, algo que está cada vez mais na moda devido à praticidade e capacidade de personalização do serviço.

Tire umas fotos bacanas dos seus pratos, poste no Instagram e peça para os clientes satisfeitos que te indiquem para os amigos.

4. Trabalhar como assistente virtual

Todos sabem que a internet mudou muito o mercado de trabalho. Embora a capacidade de trabalhar remotamente — ou seja, sem a necessidade da presença física do trabalhador — tenha tornado alguns serviços obsoletos, isso também gerou outros tipos de oportunidades.

Ser assistente virtual é uma dessas opções, principalmente para quem quer e tem tempo de investir no trabalho remoto. Da sua própria casa, você pode atender ligações, realizar conferências, marcar reuniões e responder e-mails em nome de um empregador.

Muitas empresas optam por esse tipo de serviço, porque, além da praticidade, o gasto é menor, pois não precisam se preocupar com preço de transporte, alimentação ou escritório para o funcionário.

Espaços coworking são ótimos lugares para procurar esse tipo de trabalho, que costuma ser muito requisitado pelos usuários.

5. Vender seu artesanato

Você tem habilidades como costura, biscuit ou pintura? Vender seus produtos em sites como Elo 7 ou feirinhas locais é um ótimo jeito de aumentar a renda.

Com biscuit, noivas e mães grávidas ou com criança pequena são grandes clientes em potencial. Por isso, é uma boa anunciar seu trabalho em fóruns voltados para mães ou entrar em contato com empresas que realizam eventos infantis.

6. Pegar trabalhos como freelancer

Para quem é bom com escrita, tradução ou tecnologia, oportunidades de trabalhar como freelancer se encaixam bem no perfil.

Em sites como o Freelancer e o 99frelas, você encontra quem esteja procurando uma tradução, escrita de posts, entre outros. Para quem quer ou precisa ficar em casa, essa é uma boa opção, já que tudo pode ser feito do computador.

7. Alugar a sua casa

Sabia que você pode alugar sua casa ou um quarto por um, dois, ou quantos dias quiser?

Essa é a proposta de sites como o AirBnb, onde é possível se registrar como anfitrião, compartilhando fotos da sua casa ou quarto, com informações e preços. Essa tem sido uma alternativa cada vez mais procurada por viajantes, por ser uma opção normalmente mais em conta, também por oferecer experiências únicas e até mesmo ter a chance de interagir com moradores locais.

8. Dar aulas online

Você já não precisa bater na porta de escola em escola para conseguir dar aulas. Com alternativas como o Skype, é possível dar aulas e até mesmo consultas ou consultorias online. Caso saiba uma segunda língua ou seja bom em matérias como Português e Matemática, experimente dar aulas pela internet.

Além de não precisar deixar o conforto da sua própria casa, você ainda tem a vantagem de poder encontrar alunos em qualquer lugar do país, ou, dependendo da sua especialidade, do mundo.

9. Abrir uma franquia

O benefício de abrir uma franquia, especialmente em relação às outras alternativas enumeradas aqui, é o fato de que ela oferece um produto que já foi testado e, por isso, tem mais chances de sucesso. Além disso, franquias sérias oferecem treinamentos e possuem exigências de qualidade a serem mantidas, para garantir que a marca não sofra.

Por isso, abrir uma franquia costuma ser um bom investimento e que exige pouco esforço da parte do investidor em termos de publicidade e credibilidade do produto oferecido.

Além disso, caso queira passar mais tempo em casa ou com a família, ter uma franquia permite mais liberdade e autonomia em estabelecer os seus próprios horários.

Por fim, existem muitas oportunidades por aí para ganhar um dinheiro extra. Seja em casa, como freelancer, ou investindo em negócios já estabelecidos no mercado e com grandes chances de retorno, como as franquias, o que começou como uma forma de aumentar a renda pode passar até a ser um trabalho lucrativo em tempo integral.

E então, preparado para ganhar mais dinheiro e conquistar sua independência financeira? Caso tenha dúvidas ou sugestões, deixe um comentário aqui no post.