Cinco anos após a PEC, aumento na procura por diaristas impulsiona negócios do setor

Com 82 unidades, a Mary Help viu o número de diárias saltar de 200 mil anuais para 360 mil em 2018

No último ano, 6,24 milhões de pessoas trabalharam com serviços domésticos no Brasil. O número é o maior desde 2012, conforme pesquisa divulgada recentemente da Pnad Contínua (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios). O aumento da procura por diaristas em detrimento das funcionárias domésticas fixas foi uma das principais tendências apontadas pela pesquisa.

No país, muitas famílias estão trocando as funcionárias mensalistas por diaristas. Conforme a legislação, exige-se carteira assinada para a doméstica que trabalha a partir de três dias por semana. Em consequência, esse movimento está fomentando negócios que se propõem a intermediar essas contratações, oferecendo diaristas para quem precisa delas.

Criada em 2011, antes mesmo da criação da chamada PEC das Domésticas, a Mary Help se lançou no mercado como a primeira empresa especializada onde as profissionais são agenciadas via aplicativo ou telefone para prestar serviços tanto para famílias, como também para empresas e comércios. Com 82 unidades, a rede viu o número de diárias saltar de 200 mil anuais para 360 mil em 2018.

O número de diaristas a serem agenciadas pela franquia também cresceu. Conforme José Roberto Campanelli, diretor da rede, em 2017 eram 2500 diaristas cadastradas e que hoje são 4000 diaristas que oferecem seus serviços via Mary Help, uma rede de franquias de sucesso. Para se tornar uma diarista agenciada pela rede existe um processo seletivo que inclui entrevista com psicóloga, checagem de referências e treinamento para que a prestadora de serviços atenda dentro do padrão de qualidade que a marca.

Como diferencial para o cliente, a rede oferece facilidade e segurança na hora da contratação dos serviços de diaristas. As diárias podem ser agendas via aplicativo, onde o cliente especifica exatamente o que precisa e o número de horas que serão trabalhadas. Nas unidades, os franqueados triam os pedidos e escolhem a profissional que vai atender conforme as necessidades de cada cliente. Após a diária, uma pesquisa de satisfação é feita com cada cliente.

Além dos profissionais que realizam serviços domésticos de limpeza, a Mary Help também disponibiliza lavadeiras, passadeiras, cozinheiras, garçons, churrasqueiros, babás, personal organizers, cuidadores de idosos e muitos outros.  As unidades da rede de franquias também fazem processos seletivos e terceirizam mão de obra para empresas.