Tudo que você precisa saber sobre como abrir um negócio

Está cansado de procurar emprego e não encontrar, mas precisa de uma alternativa para ter independência financeira ou complementar a renda familiar? Começar a empreender pode ser uma excelente opção, principalmente para quem deseja ser o próprio chefe e conciliar melhor o trabalho com a família.

No entanto, o primeiro passo para tirar a ideia do papel e colocá-la em prática é compreender como abrir um negócio. Mesmo que a pessoa tenha força de vontade e dedicação, será difícil ter sucesso com o empreendimento sem conhecer as etapas básicas para a abertura de uma empresa.

Uma pesquisa feita pelo Sebrae mostrou que, dentre outros fatores, uma das principais causas para um negócio fechar as portas é a falta de capacitação do dono. Assim, para colocar a mão na massa é necessário investir em conhecimento.

Para ajudá-lo nesse processo, vamos mostras as informações mais úteis para que você possa abrir o próprio negócio. Confira abaixo e boa leitura!

Passo a passo legal para abrir uma empresa

Deseja descobrir como abrir um negócio? Então, é necessário entender o passo a passo para formalizar o empreendimento. O processo é burocrático, mas fundamental para atuar legalmente e evitar problemas que podem causar muita dor de cabeça no futuro.

Uma empresa legalizada tem mais possibilidades de receber investimentos e fazer parcerias, além de poder solicitar empréstimos aos bancos e participar de programas de incentivo do governo.

Por outro lado, o empreendimento informal tem um crescimento reduzido e, por estar fora da lei, corre risco de fechar as portas prematuramente.

Para que você não se arrisque de forma desnecessária, é indicado cumprir as seguintes etapas para a começar o próprio negócio:

Escolha do tipo da empresa

Para abrir uma empresa formal, escolha qual é o tipo mais adequado ao seu negócio. Existem algumas opções de acordo com as leis brasileiras. No entanto, as formas mais comuns de atuação são as seguintes:

  • Empresário Individual:

Nesse caso, como o nome indica, o próprio empreendedor realiza sozinho a atividade, que pode ser na área comercial, de prestação de serviço ou industrial. O aspecto positivo dessa modalidade é que não é exigido um valor mínimo de investimento.

  • Microempreendedor Individual:

Já o Microempreendedor Individual, também conhecido como MEI, pode exercer a atividade empresarial desde que não ultrapasse o limite da renda bruta, que atualmente é de até R$ 81.000 por ano. O MEI é muito vantajoso, pois permite a realização do cadastro gratuito via internet, por meio do site Portal do Empreendedor e garante benefícios como aposentadoria, licença maternidade, entre outros. Além disso, o custo é baixo, cerca de R$ 54 por mês, e é possível contratar até um funcionário.

  • Empresa Individual de Responsabilidade Limitada:

Esse tipo de empresa exige um capital social de pelos menos 100 salários mínimos, que pode ser obtido através de investimento, dinheiro ou bens. Quem opta por essa modalidade passa a ser pessoa jurídica. No entanto, há separação entre os patrimônios pessoa física e pessoa jurídica.

  • Sociedade Empresária:

Permite a participação de um ou mais sócios na empresa. A Sociedade Limitada (LTDA) é a mais praticada no Brasil, por ser mais simples e separar o patrimônio gerado pela pessoa física do patrimônio formado como pessoa jurídica. Mas, caso ocorra fraude, sonegação fiscal ou aplicação recorrente de dívidas trabalhistas, os bens pessoais dos sócios podem ser levados em consideração.

Pesquisa do mercado que pretende atuar

Um outro passo relacionado à abertura de empresa é a pesquisa sobre o mercado em que se pretende atuar. Cada área tem características e exigências específicas. Por exemplo, para abrir um negócio de alimentação caseira é necessário solicitar autorização da vigilância sanitária.

Se ainda está em dúvidas sobre qual segmento seguir, vale a pena consultar as sugestões de ramos de atividade e tipo de negócios fornecidos no site do Sebrae. Franquias de serviços, home office e comércio eletrônico são alguns dos sistemas indicados pelo portal.

Também é fundamental verificar as perspectivas da área em que se pretende investir. De forma geral, o setor de serviços vem apresentando crescimento, de acordo com dados do IBGE, divulgados pelo G1.

Reúna a documentação necessária

Antes de abrir uma empresa, é preciso consultar na Junta Comercial se o nome escolhido já foi utilizado por outra companhia. Depois, informe-se sobre as regras para a liberação do alvará de funcionamento, que podem variar de acordo com cada cidade.

Para registrar a empresa, vá até a Junta Comercial ou o Cartório de Registro de Pessoa Jurídica. Os dois locais exigem a apresentação dos documentos pessoais – como RG, CPF e comprovante de residência, por exemplo – e do contrato social.

O contrato social serve para quem inicia uma sociedade. O documento deve conter a descrição societária, o objetivo da empresa, os respectivos interesses de cada uma das partes envolvidas e a validação de um advogado.

Com essa etapa concluída, ainda é necessário fazer um CNPJ da companhia, solicitar a permissão de funcionamento para a prefeitura, realizar um cadastro na Previdência Social e pedir autorização (também na prefeitura) para a emissão de notas fiscais.

Como identificar o que encaixa no seu perfil

Para empreender é preciso ser capaz de realizar um bom planejamento financeiro, exercer liderança e ter coragem para enfrentar riscos e imprevistos que podem acontecer durante a jornada. Conhecer a área que pretende atuar e ter habilidades de gestão também são requisitos imprescindíveis.

Dessa forma, é importante descobrir qual o seu perfil como empresário, pois cada negócio exige características específicas. Existem três papéis principais podem ser desempenhados, conforme indicado a seguir:

  • empreendedor;
  • gestor;
  • operador.

O empreendedor é a pessoa que toma decisões e define os rumos que a empresa deve seguir. Já o gestor cuida mais das funções administrativas do empreendimento, estabelecendo processos para a realização das atividades e incentivando equipes. Por fim, o operador é aquele que cumpre as tarefas do trabalho em si.

Dificilmente será possível cumprir todos esses papeis plenamente. Por isso, descubra o que você faz de melhor e, a partir daí, organize a estrutura da sua empresa. Ter consciência de seus pontos fracos e em quais aspectos precisa de ajuda também são atitudes cruciais para o sucesso do negócio.

O que deve ser considerado para abrir o negócio

Se você está pesquisando como abrir um negócio, saiba que deverá tomar uma decisão muito séria para a própria vida. Embora proporcione muitas vantagens, o resultado gerado pela empresa é algo que dependerá – e muito! – da sua dedicação e das boas escolhas que fizer.

Portanto, vale a pena verificar a viabilidade, o investimento envolvido no processo, o plano e as metas do negócio. Separar as contas de pessoa física e jurídica, além de estar atento quanto às novidades do mercado também são pontos que devem ser considerados.

Confira abaixo os detalhes de cada um desses aspectos:

Viabilidade do negócio

Analisar a viabilidade do negócio significa descobrir se é realmente possível de ser colocado em prática, qual o custo necessário e a rentabilidade que irá gerar. Para isso, é importante verificar quem estaria interessado em pagar pelo produto ou serviço da sua empresa.

Calcular quanto dinheiro é preciso para a ideia começar a funcionar e fazer uma previsão de qual será o retorno, também são aspectos relacionados com a viabilidade do negócio.

Definição de capital

Para saber o quanto vai precisar de capital inicial, some todos os valores básicos para iniciar as atividades da empresa. Isso pode incluir as despesas com a compra de mercadorias ou até mesmo a taxa de franquia, caso você opte por esse sistema, considerado um dos tipos de negócios lucrativos de baixo custo.

Separação das contas de pessoa física e pessoa jurídica

Para evitar erros e problemas, faça uma boa divisão das contas de pessoa física e jurídica. Utilizar o dinheiro diretamente do caixa empresa para cobrir despesas pessoais pode prejudicar a saúde financeira e inclusive provocar o fim prematuro do negócio.

Da mesma forma, pagar as contas da empresa com o cartão de crédito pessoal pode levá-lo ao caminho das dívidas e prejudicar o orçamento da família.

Elaboração de um plano de negócios

Se você está pensando em como abrir um negócio, tenha atenção quanto ao planejamento. Por isso, elabore um plano empresarial, indicando em um documento escrito o objetivo da empresa, a descrição do produto e serviço, a análise de mercado e as estratégias financeiras e de marketing.

Descrição de metas

Estabeleça metas que sejam possíveis e fáceis de serem mensuradas. Elas podem ter relação com o aumento do faturamento, o número de clientes ou até mesmo a oferta de novos serviços. Também é essencial separá-las em grupos de curto, médio e longo prazo.

Isso facilita a execução e ainda servirá de estimulo, pois, ao conquistar as metas de curto prazo, você sentirá mais ânimo para seguir em frente e alcançar objetivos maiores.

Acompanhar as novidades do mercado

Quem decide empreender deve ser capaz de inovar. Uma das formas de fazer isso é acompanhar as mudanças e as novidades tanto da sua área de atuação quanto do meio empresarial. Dessa forma, o empresário pode se destacar diante da concorrência e ampliar a oferta de serviços e produtos para os clientes.

Os segmentos que estão em alta em 2018

Quer empreender bem, conquistar seus objetivos pessoais e profissionais e construir um negócio de sucesso? Então, pesquise bastante! A concorrência é grande e o número de pessoas que desejam ser donas do próprio empreendimento cresce cada vez mais.

Nos últimos três anos, cerca de 11 milhões de empresas foram criadas, segundo dados do Sebrae apresentados pelo G1. E, conforme indica a pesquisa, elas surgiram principalmente devido à necessidade gerada pela falta de emprego formal.

Se você quer se destacar, uma boa dica é ficar de olho nos segmentos que estão em alta no mercado, como o das criações personalizadas, alimentação saudável, microempreendedorismo, infoprodutos e limpeza e conservação. Por conta da versatilidade, as franquias também estão em destaque.

A seguir, selecionamos 6 áreas que estão em plena expansão:

1. Infoprodutos

Com o crescimento do mercado de produtos digitais, muitas pessoas estão ganhando dinheiro com a produção de infoprodutos. Essa modalidade consiste na elaboração e distribuição de conteúdo no formato digital, como e-books, videoaulas, podcasts, palestras e revistas digitais.

Mesmo que a demanda por esse tipo de serviço seja bastante alta, quem deseja iniciar um negócio nessa área precisa estar familiarizado com as ferramentas tecnológicas e utilizar plataformas de divulgação.

Um aspecto positivo é que a infraestrutura necessária para começar é bastante simples, dependendo inicialmente de um computador e internet. Para atuar legalmente, você ainda pode se registrar como MEI.

2. Criações personalizadas

Você tem alguma habilidade específica, seja cozinhando ou fazendo trabalhos manuais? Saiba que é possível abrir um negócio voltado para a venda das suas criações personalizadas. Existem diversas histórias de pessoas que investiram nisso e obtiveram bastante sucesso.

A loja Senhor Pudim é um exemplo. O dono trabalhava na área comercial de uma empresa e decidiu investir no que gostava de fazer como hobby: receitas de pudim. Segundo uma reportagem divulgada no UOL, o negócio que começou como um passatempo já faturou R$ 450 mil em 2016.

Além disso, também existe a opção de investir em artesanatos ou na elaboração de produtos estampados, como camisetas, copos, canecas e chaveiros.

3. Alimentação saudável

O número de brasileiros preocupados com a alimentação cresce cada vez mais e, por esse motivo, a demanda por produtos saudáveis também aumentou. Com isso, o Brasil passou a ocupar a quinta posição entre os maiores mercados de comida saudável do mundo.

O setor movimentou cerca de US$ 27,5 bilhões em 2015, como indica dados do Euromonitor publicados pela Revista PENG. Investir nessa área continuará sendo promissor, já que a expectativa é crescer mais 50% até 2019.

4. Microempreendedorismo

Outra área em plena expansão é a relacionada com os mininegócios. Quem gosta e sabe dirigir bem pode se cadastrar em um dos diversos aplicativos de transporte disponíveis, como Uber, Cabify, EasyGo e Will Go.

Atualmente, há um número bem grande de plataformas oferecendo cada vez mais um serviço personalizado, como o Lady Driver. O aplicativo permite o registro exclusivo de mulheres, tanto como motoristas quanto passageiras.

Você também pode aproveitar o espaço da sua própria casa para ganhar dinheiro. Com o AirBnB é possível alugar o local em que mora ou até mesmo um dos espaços para pessoas que buscam uma alternativa mais em conta de hospedagem.

5. Limpeza e conservação

Investir no setor de limpeza e conservação também é uma boa opção para quem está procurando como abrir um negócio, pois a demanda por esse tipo de serviço é bastante alta. Por conta da correria do dia a dia, muitas pessoas não têm tempo de se dedicar aos cuidados com a casa e, por essa razão, optam por terceirizar as tarefas domésticas.

Além disso, com as alterações recentes na legislação do trabalho doméstico, houve um aumento na procura por empresas que ajudem as pessoas a encontrarem faxineiras, copeiras, cozinheira, passadeira ou auxiliar de limpeza.

6. Franquias

Outro setor que oferece grandes oportunidades para quem deseja começar o próprio negócio é o da franquia. No Brasil, as franquias cresceram 8% em 2017 e fecharam o ano com um faturamento de R$ 163 bilhões, de acordo com levantamento da Associação Brasileira de Franchising (ABF).

Um aspecto importante é que todos os segmentos indicados pelo relatório da ABF tiveram resultados positivos, com destaque para o aumento de 6,2% no faturamento das franquias da área de limpeza e conservação.

Outro ponto positivo é a forma simples como funciona uma franquia, ideal para empreendedores iniciantes. No sistema, o franqueado tem a permissão para usar a marca de uma empresa e comercializar o produto ou serviço.

As vantagens de abrir franquias

Existem diversos benefícios de investir em franquias. Sem dúvida, essa modalidade de negócio proporciona mais segurança para quem está começando na área empresarial. Além disso, as franquias são acessíveis e exigem um baixo investimento inicial em comparação com empresas que começam toda a estrutura do zero.

Abaixo, explicamos cada uma das 6 principais vantagens que esse sistema pode oferecer:

1. Público já conhece a marca

Na franquia, o franqueado trabalhará com um negócio já conhecido pelo público, pois existe uma base sólida de clientes e toda a estratégia de divulgação da marca estabelecida. Dessa forma, será mais fácil para o empreendedor ser reconhecido e vender o produto ou serviço.

Com a franquia, não é necessário investir tempo e dinheiro com ações de marketing para fazer o público conhecer o negócio.

2. Negócio está pronto e foi testado

Imagine a seguinte situação. Você abre uma empresa totalmente do zero, tem um trabalho enorme e ainda investe muito dinheiro para que o negócio dê certo. Porém, e se acontecer grandes problemas que o obriguem a começar tudo de novo? Será que você teria disposição e dinheiro para recomeçar?

Abrir o negócio próprio envolve riscos, mas com a franquia eles são bem menores. O planejamento já foi feito, a ideia foi testada e os resultados já podem ser comprovados. Na franquia você poderá colocar a mão na massa e ampliar o número de clientes.

3. Baixo investimento e custo reduzido

De forma geral, para abrir uma franquia não é necessário pagar um valor exorbitante e os custos para manter o negócio funcionando também é reduzido. O que deve ser pago está relacionado com os seguintes itens:

  • taxa de franquia e de implementação;
  • royalties;
  • taxa de publicidade;
  • seguro.

Os valores podem variar bastante, mas é possível encontrar franquias de R$ 40 mil e que tenham um faturamento mensal de R$ 150 mil, por exemplo.

4. Suporte e auxílio do franqueador

Como dito inicialmente, as franquias são boas opções para quem está começando a empreender principalmente por conta dos treinamentos, suportes e auxílios que o franqueador fornece ao franqueado.

O sistema também permite a troca de experiência e de conhecimento, tanto entre a filial quanto entre as unidades. Esse processo facilita a divulgação das ações que deram certo de forma que toda a rede possa colocá-las em prática.

5. Melhores condições de empréstimo

Acesso as melhores condições de empréstimo é outro benefício que a franquia pode proporcionar ao empreendedor. Considerado um negócio de risco baixo, os bancos podem aprovar com maior facilidade solicitações de empréstimo para a expansão do negócio.

Além disso, geralmente as taxas de juros praticadas são mais acessíveis, pois as franquias têm como característica serem mais estáveis do que empresas iniciantes.

6. Sistema está em plena expansão

Popular nos Estados Unidos, o sistema de franquias cresce a cada ano no Brasil. Segundo a ABF, a expectativa para o setor é de ampliar o faturamento entre 9% e 10% e atingir a marca de 1,2 milhão de empregos gerados em 2018.

Para quem deseja empreender, fazer parte de uma área que tem registrado bons resultados é um excelente caminho rumo ao sucesso.

Como escolher a franquia ideal para você

Mesmo diante tantos pontos positivos, é preciso saber como escolher uma franquia, principalmente porque existem diversas áreas de atuação, como moda, turismo, beleza, alimentação, construção, limpeza, entre outros.

No entanto, antes de fechar qualquer contrato, vale a pena conhecer a lei número 8.955, que regulamenta o sistema. Nela estão descritas as regras e as obrigações tanto do franqueador quanto do franqueado.

Depois, analise o quanto deve ser investido, pesquise a previsão de retorno e se informe quanto à situação legal e financeira da empresa. Não tenha pressa, pois esses passos são importantes para garantir uma escolha segura e rentável.

Se você está procurando saber como abrir um negócio no setor de franquias, avalie também o suporte oferecido pelo franqueador, o que inclui treinamentos, acesso aos fornecedores e todas as informações necessárias para o pleno funcionamento da unidade.

Por fim, lembre-se de que ter o próprio empreendimento é uma decisão que exige muita dedicação e esforço da sua parte, mas que pode oferecer estabilidade financeira, satisfação profissional e mais qualidade de vida para você e sua família.

Gostou do nosso artigo? Então, siga nossas páginas nas redes sociais e saiba mais sobre como ter a própria franquia de sucesso! Estamos no Facebook e no YouTube! Até breve!