Como abrir uma franquia? Tudo o que você precisa saber

Navegar nas incertezas do mercado não é fácil. Em um cenário econômico instável, as pessoas estão optando cada vez mais pelo empreendedorismo e por investir em um negócio próprio para garantir a independência financeira.

Por esse motivo, alternativas como abrir uma franquia se tornaram uma boa solução para quem está querendo ser o dono do seu próprio empreendimento, mas não quer se arriscar com serviços ou produtos que ainda não foram testados no mercado.

Uma franquia é uma opção de negócio que oferece mais segurança e estabilidade, e por isso é a alternativa ideal para quem quer investir sem se aventurar demais.

Caso você tenha interesse em saber mais a respeito de como abrir uma franquia, seus benefícios e o passo a passo para realizar a melhor abertura, continue lendo o nosso post para mais informações e dicas. Vamos lá!

1. Como abrir uma franquia

Para abrir uma franquia, não basta querer ou ter o dinheiro. Existe um processo de seleção por parte da empresa para escolher quem tem condições ou não de administrar uma de suas lojas.

Afinal, a empresa tem um nome e uma reputação a manter, o que pode criar certas exigências, mas também traz vários benefícios para o franqueado, como discutiremos mais adiante.

O primeiro passo do processo de seleção do franqueado é preencher uma ficha de cadastro, o que, em alguns casos, pode até mesmo ser feito pela internet.

Após manifestar o seu interesse, o candidato deve responder às perguntas e avaliações da marca. Esse processo, por mais estressante que possa ser, é bom, pois já de início vai definir se você e a marca poderão ter uma boa parceria. Isso vai contribuir muito para que você evite investir tempo e dinheiro em um empreendimento que não vai te dar um retorno satisfatório.

Estabelecido que se encaixa no perfil da marca, você vai receber o COF, ou Circular de Oferta de Franquias, um documento com informações a respeito da empresa e do contrato que você terá que assinar antes de adquirir a franquia. Você terá no mínimo 10 dias para estudar o documento e verificar se há dúvidas ou não.

Agora está na hora de marcar uma reunião para fazer perguntas a respeito do contrato e funcionamento da franquia. Anote tudo o que quer saber para não ter desentendimentos depois.

Um dos elementos importantes sobre o qual você deve perguntar é sobre o suporte oferecido pela marca, ou seja, o que eles oferecem em termos de treinamento e publicidade.

Informe-se também a respeito de outros franqueados, se a marca sofre algum prejuízo com a sazonalidade e como resolver questões desse tipo.

2. Benefícios de abrir uma franquia

Pesquisas apontam que o número de franquias que não dão certo é muito baixo, especialmente se comparado a pequenas empresas. Isso se deve ao fato de que, por ser representante de uma marca, a franquia tem a vantagem de já vir adequada à padrões e modelos que já foram testados e aprovados.

Essa experiência agregada evita erros comuns em pequenos negócios, que devem ir se ajustando de acordo com a performance do seu produto.

Por isso, ao adquirir uma franquia, você não precisa se preocupar tanto com a publicidade e divulgação da marca, pois os clientes já a conhecem. 

Em muitas franquias, você também conta com o treinamento e a expertise do time que representa a marca. O fato de que você não terá que se preocupar muito com treinamentos ou publicidade faz com que possa dedicar mais tempo à venda, o que, consequentemente, pode aumentar o seu lucro.

3. Como escolher uma franquia para investir

O modelo de franquias hoje em dia engloba uma grande diversidade de negócios. As de serviços são as que mais crescem no mercado brasileiro, até mesmo pelo grande número de categorias que se encaixam nessa área.

Antes de mais nada, comece a trabalhar no seu plano de negócio. Ele vai ser a base que vai te guiar por todo o processo de escolher, adquirir e gerir a sua franquia.

Nesse plano, você vai listar o investimento que tem disponível, os possíveis gastos, os objetivos que você tem, os riscos e os benefícios a curto e a longo prazo.

A seguir, listamos algumas dicas na hora de escolher o melhor tipo de franquia para você.

   3.1 Conheça o modelo de negócios da franquia

O primeiro passo pode ser pensar em uma necessidade que você ou as pessoas que conhece têm. Saber que existe uma demanda e o que se passa na cabeça das pessoas que utilizam um tipo de serviço ou compram um determinado produto já são pontos que vão contar a seu favor na hora de administrar uma franquia.

Mas escolher o setor é apenas uma parte na escolha do segmento certo para você. É importante também conhecer como é o modelo de cada uma, os valores, as exigências e a relação entre franqueador e franqueado.

Caso exista algum aspecto do modelo de negócios que te causa desconforto, como as taxas cobradas, o tratamento dos funcionários e a falta de suporte por parte da franqueadora, pesquise mais e tente encontrar uma que se adeque melhor aos seus próprios valores.

   3.2 Visite uma franquia já implementada

Ler no website ou em um manual a respeito de um negócio é uma coisa, mas vivenciar aquilo e ver como realmente funciona pode ser uma experiência completamente diferente. Por isso, antes de se comprometer com qualquer franquia, faça uma pesquisa de campo.

Um passo importantíssimo e que você não pode deixar de seguir é ir visitar outras franquias já implementadas e ver como funciona a rotina dos clientes e funcionários. Assim, você consegue sentir o clima e ver se é o que pensava. Outro benefício dessa visita é poder se colocar no lugar dos clientes, saber como eles se sentem e o que pode ser melhorado.

   3.3 Converse com outros franqueados

Conversar com outros franqueados pode ser uma ótima oportunidade para ter uma ideia de como será a sua rotina caso decida seguir em frente com o investimento na sua própria franquia.

Aqui, uma dica é conversar com o máximo de franqueados possíveis, pois nem todos têm a mesma experiência. Por exemplo, alguns podem estar se adaptando muito bem enquanto outros estejam tendo dificuldades em administrar o negócio.

Ao ouvir várias versões, você terá uma ideia melhor do que será exigido de você pela marca, pelos funcionários e pelos clientes.

4. Perfil de investidor para abrir uma franquia

Para aumentar as chances de sucesso da nova franquia, a marca estabelece um perfil de investidor. Quanto maior e mais estruturada a marca, mais rigoroso é o seu processo de seleção.

Por isso, além de ter um perfil empreendedor, o investidor precisa também ter disciplina para manter os padrões de qualidade exigidos pela marca.

Gostar do produto que uma marca oferece não faz, automaticamente, com que uma pessoa seja um candidato ideal para abrir uma franquia. Gostar de comer não quer dizer que você vai se dar bem abrindo uma franquia na área de alimentação.

Cada marca tem um processo de seleção específico, e algumas até exigem uma idade e formação específicas.

Porém, existem características básicas que um franqueado deve ter para fazer o investimento ser bem-sucedido, como motivação e capacidade de ser parte de uma rede, habilidade de investimento e conhecimento em gestão.

Informe-se com antecedência a respeito dos valores da franquia e o que é esperado dos seus franqueados. Uma conversa franca com o franqueador vai ajudar a estabelecer suas chances de se adaptar ao ambiente e exigências da franquia, o que, por sua vez, aumenta as chances de sucesso do seu empreendimento.

5. Passo a passo para abrir uma franquia

Agora que você já sabe o que deve ser feito antes de decidir pela franquia certa para você, chegou a hora de se informar a respeito do processo de abrir uma franquia em si. A seguir, listamos os passos necessários para abrir sua franquia.

   5.1 Documentos necessários

Para abrir uma franquia, você precisa do Circular de Oferta, que vai estabelecer as regras, deveres e obrigações entre o franqueador e o franqueado.

Decidido prosseguir com o processo, o franqueado deve assinar o Contrato de Franquia, o qual normalmente estipula uma duração grande, como cinco anos ou mais. Nessa hora, é necessário avaliar os termos, as multas por rescisão, o que acontece caso haja a valorização do negócio, entre outros.

   5.2 Reunião com o franqueador

Ao se encontrar com o franqueador, é essencial que leve consigo todas as dúvidas. Pergunte sobre o treinamento oferecido pela marca, o tipo de assistência e suporte que é prestado e a periodicidade das visitas. Lembre-se que é também de interesse do franqueador que tudo esteja claro, já que a sua loja será parte da rede, expandindo e representando a imagem da marca.

   5.3 A assinatura de contrato

Após ter lido o manual, o COF e ter tirado suas dúvidas com o franqueador, chegou a hora de assinar o contrato. É apenas no momento da assinatura que o franqueado faz o primeiro pagamento, o da taxa de franquia.

Existem marcas que oferecem a opção de pagamento parcelado e outras que aceitam apenas pagamentos à vista. Informe-se a respeito disso com antecedência para não correr o risco de desviar muito do seu planejamento financeiro.

   5.4 A escolha do ponto para a franquia

Assinado o contrato, é preciso decidir com a marca a escolha do ponto, algo que deve ser feito com o auxílio da franqueadora. Aqui, é a franqueadora que se encarrega de estudar o potencial de clientes e lucro da localização.

Como a marca já tem os dados adquiridos através de outras unidades em pontos mais movimentados e bem-sucedidos, assim como a definição do público-alvo, eles já possuem grande parte das informações necessárias para ajudar o franqueado a escolher um ponto mais estratégico.

Após aprovado o ponto, é hora de adequar as instalações aos padrões e exigências da marca. Preste atenção também no valor e nas condições do aluguel do ponto comercial. Questões legais, como a autorização para administrar um negócio da categoria do seu, devem ser vistas com antecedência para evitar multas e outros gastos desnecessários.

Deve-se também pensar que adquirir uma franquia é um investimento a longo prazo.

Por isso, leve em consideração os arredores do ponto, construções e possíveis mudanças que possam ocorrer ali nos próximos anos. É claro que é impossível prever tudo que pode acontecer, mas é possível tirar conclusões baseada em comportamentos e tendências na área.

Por exemplo, caso seu ponto seja em uma área majoritariamente residencial, pode ser que muitas casas estejam sendo derrubadas para darem lugar a condomínios. Isso pode ser ruim por um lado, pois certamente o barulho e a sujeira serão fatores negativos para o seu negócio.

Em contrapartida, a construção de novos condomínios garante um maior número de moradores na região, o que pode ser uma grande vantagem para o seu negócio, que terá a perspectiva de novos clientes.

Por isso, estude bem a área antes de optar por um ponto para a sua franquia. Um elemento que primeiramente pode parecer um problema, pode acabar sendo ótimo para o seu investimento. Converse a respeito disso com o franqueador e veja a perspectiva que ele pode te oferecer.

   5.5 As obrigações fiscais do franqueado

Além da Taxa de Franquia, a qual deve ser paga no momento da assinatura do contrato, o franqueado deve pagar a taxa de royalties e o Fundo de Propaganda.

A Taxa de Franquia é paga uma única vez e é uma forma de cobrir os custos que o franqueador teve com a seleção, a análise do ponto, o treinamento e qualquer tipo de serviço e assistência que ofereceu durante o processo da sua aquisição da franquia.

A taxa de royalties é paga mensalmente e pode ter um valor fixo ou uma porcentagem em cima do faturamento bruto da sua franquia.

   5.6 Treinamento com a franquia

É obrigação do franqueador oferecer treinamento para o franqueado e a sua equipe. Essa etapa têm a função de apresentar os valores e o modelo da franquia para os novos franqueados, repassando detalhadamente os processos e a metodologia que a marca utiliza no seu processo de vendas.

Porém, é importante saber que esse treinamento não acontece apenas uma vez, mas deve ser feito periodicamente, toda vez que adquirir novos produtos ou implementar alguma modificação no modelo.

   5.7 A inauguração

Depois de tudo pronto, chegou a hora de abrir as portas e botar em prática tudo o que aprendeu no treinamento. Aprenda como vai funcionar a rotina na sua loja e entre em contato com o franqueador para resolver qualquer tipo que dúvida que possa surgir.

6. Quanto é preciso investir para abrir uma franquia?

A resposta para essa pergunta pode variar muito de franquia para franquia. Embora você encontre os mais diversos valores, esse não deve ser o único, nem o principal, quesito a ser levado em consideração na hora de optar por uma franquia.

O que realmente deve ter peso é a rentabilidade, lucratividade e a média de tempo de retorno que você pode esperar. Pois não adianta pagar menos na hora de adquirir o negócio, mas ter que aguardar anos e anos para recuperar esse dinheiro.

Outra questão é referente ao custo do ponto comercial, o qual, na maioria das vezes, não entra nas taxas pagas ao franqueador e que, portanto, devem sair o próprio bolso do franqueado. Lembre-se de colocar esse custo no seu plano de negócio para não levar um susto na hora de analisar as suas finanças.

Existem hoje linhas de crédito, como do BNDES, que pagam as taxas de franquia, assim como a compra de equipamentos e outros gastos relacionados. Porém, é importante lembrar que é sempre melhor usar o próprio dinheiro para assim evitar mais taxas e juros.

7. Cuidados que devem ser tomados na hora de abrir uma franquia

Gostar de uma franquia não quer dizer que você seja um bom franqueado. Ser cliente e ser dono de um negócio são experiências bastante distintas.

Por isso, ponha-se no lugar de dono antes mesmo de tomar a decisão. Ponha o chapéu e comece a pensar como um administrador de franquia. Assim, fica mais fácil saber o que vai combinar mais com o seu estilo de trabalho e liderança. 

A seguir, listamos três cuidados especiais para se ter na hora de abrir uma franquia, como, por exemplo, a escolha do melhor segmento para você, a leitura cuidadosa do contrato e os possíveis riscos para os quais você deve se preparar.

7.1 Escolha o melhor segmento para você

Antes de mais nada, é aconselhável que pense no melhor segmento para você. Pense na sua formação, sua experiência de trabalho e leve em consideração também as suas afinidades. Liste seus pontos fracos e fortes e use a internet para pesquisar as áreas em que essas qualidades seriam melhores empregadas.

Algumas franquias já têm no seu site uma descrição do perfil do seu franqueado ideal. Dê uma olhada nessas páginas e veja se identifica uma ou mais que combinam com você.

Porém, fique de olho em franquias que têm um processo de expansão muito agressivo. Essas podem ser empresas que não mantém um nível de exigência alta na escolha dos seus franqueados e, por consequência, pode ter um padrão baixo e com menos chance de sucesso.

7.2 Avalie bem o contrato

Ao decidir abrir uma franquia, o franqueado precisa demonstrar sua qualificação e condições através de entrevistas, documentos e extratos financeiros. Porém, nunca se esqueça que adquirir uma franquia é uma transação, e, como tal, requer que ambos os lados ofereçam garantias.

É de extrema importância que o franqueador seja também capaz de provar a viabilidade do seu negócio e a sua capacidade de gerir toda a sua rede de franqueados. Afinal de contas, a marca é o centro que gerencia todas as outras unidades que representam o seu nome e os seus valores.

Tendo em vista a transparência na negociação, a legislação determina que, juntamente com a Circular de Oferta de Franquias, seja entregue o balanço dos dois últimos exercícios.

É também dever do franqueado procurar informações a respeito da situação legal do franqueador, verificar certidões negativas e outras possíveis pendências jurídicas que possam existir.

7.3 Informe-se sobre os riscos

Sim, investir em uma franquia normalmente oferece menos riscos do que outros negócios, mas eles ainda existem. Por isso, após toda a pesquisa e avaliação do contrato, revise o seu planejamento financeiro e certifique-se de que terá condições de arcar com as despesas necessárias.

Uma das questões que devem ser levadas em consideração como risco é a sazonalidade. Alguns negócios têm dificuldades em certas épocas do ano e é importante que a marca esteja preparada para ajudar os franqueados a vencer esse tipo de limitação.

8. Como ter sucesso ao abrir uma franquia

Embora ter uma franquia seja uma garantia de suporte, ser parte de uma rede não exclui a importância do empreendedorismo individual por parte dos donos das unidades. Ter uma franquia não é apenas expandir uma rede, mas também acrescentar algo a ela. Ao pensar na sua unidade como parte de um time, fica mais fácil investir no crescimento dela.

Outra dica para garantir o sucesso da sua franquia é caprichar no atendimento. Afinal de contas, parte do sucesso da franquia vem do relacionamento que ela tem os seus clientes, que já conhecem a marca e são os principais responsáveis pelo sucesso dela.

Pensar em time e bom atendimento leva a outra questão importante no sucesso da sua franquia: o critério cuidadoso na hora de escolher uma equipe.

Ter uma equipe de confiança é importantíssimo para se ter um empreendimento de qualidade. Como você, sua equipe tem que ter em mente o que é melhor para o time e saber e acreditar nos valores da marca.

E então, já sabe como abrir uma franquia? Agora que você está por dentro das melhores práticas na hora de investir nesse empreendimento promissor, entre em contato com a Mary Help e descubra as vantagens de se tornar parte da nossa rede.