Como escolher uma franquia: o que você não pode deixar de avaliar

Investir em uma franquia pode trazer muitos benefícios, como a possibilidade de ser o próprio chefe e de conquistar independência financeira. Além disso, elas oferecem negócios em diferentes segmentos, como nas áreas de turismo, cosméticos, alimentação, moda, educação e limpeza. Então, diante de tantas opções, como escolher uma franquia e fazer um bom investimento?

Primeiro, é importante saber que o setor de franchising, no Brasil, é bem variado. O país tem mais de 3 mil redes e cerca de 143 mil unidades em diversas regiões, segundo um levantamento da Associação Brasileira de Franchising (ABF). O faturamento também é expressivo, sendo que, em 2016, foi de R$ 151,2 bilhões.

Outra questão essencial é que o sistema é regulamentado pela lei 8.955, que determina as regras para a oferta e a compra de franquias. Assim, quem está planejando adquirir uma deve consultar a legislação para analisar se a rede escolhida está funcionando de forma regular.

Como muitas vezes o dinheiro investido em alguma delas é poupado durante anos, tenha calma e paciência durante o processo de decisão, pois o investimento terá um custo e pode levar um tempo até começar a dar lucro.

Para facilitar a sua vida e evitar que você tenha dor de cabeça no futuro, selecionamos alguns tópicos que devem ser avaliados antes de comprar uma franquia. Vamos explicar agora como fazer a melhor escolha!

Analise quanto deve ser investido

Uma das recomendações mais básicas sobre como escolher uma franquia é avaliar quanto dinheiro tem disponível para investir no negócio. Como dito, existem diversas redes em inúmeras áreas, desde as mais caras até as mais acessíveis.

A situação ideal seria optar pela que custe menos e traga maior rentabilidade em um curto período de tempo, no entanto, isso é pouco provável de acontecer. Por isso, guarde o valor que será necessário para pagar a franquia e separe uma parte para garantir o funcionamento dela até começar a ter retorno.

Uma boa opção pode ser as microfranquias, que exigem um baixo investimento (em torno de R$ 50 mil), trazem um rendimento razoável e podem garantir, em média, retorno em 12 meses.

Verifique se a franquia está de acordo com seu perfil

Como próximo passo, verifique se a franquia que pretende escolher está de acordo com o seu perfil empreendedor. Para determinar isso, procure responder as seguintes questões:

  • quais são os seus conhecimentos profissionais e de gestão?

  • em qual área gostaria de atuar?

  • quantas horas por dia pretende trabalhar?

  • você quer ter uma equipe ou prefere lidar diretamente com o cliente?

Respondendo cada uma das perguntas acima ficará mais fácil estabelecer quais são as opções mais certeiras. Isso pode eliminar uma grande quantidade delas, mas deixará você mais perto da franquia ideal.

Pesquise a capacidade de retorno do investimento

Depois de estabelecer o perfil empreendedor e a quantidade que vai investir, a próxima etapa é pesquisar qual é o faturamento e a margem de lucro que o franqueado vai ter com a empresa. Dessa maneira, vai ser possível determinar se a franquia é realmente rentável ou não.

O valor pode variar, mas normalmente fica em torno de 10% a 15% do faturamento. Caso a proposta apresente um valor muito inferior, vale analisar o tempo de retorno e a validade que terá o contrato para, assim, refletir se compensa entrar no negócio.

Avalie o suporte oferecido pelo franqueador

Uma das regras do franchising no Brasil é que o franqueador deve oferecer suporte e treinamentos para as unidades franqueadas. Esse apoio é benéfico para os dois lados e garante a padronização dos produtos ou dos serviços prestados em todas as unidades.

Sendo assim, o franqueado paga por receber todo o conhecimento para reproduzir o modelo de sucesso da empresa e por usar a marca pelo tempo indicado no contrato. Ele também terá acesso a fornecedores e desconto na compra de materiais básicos para o funcionamento da franquia.

Quanto maior e mais organizado for o processo de troca de informações e de treinamentos, melhor vai ser a qualidade da franquia. Portanto, evite fechar negócio com aquelas que não trazem quais serão os suportes oferecidos.

Procure saber sobre a situação financeira da empresa

Pesquisar sobre a situação financeira da empresa é um dos passos mais importantes na hora de decidir como escolher uma franquia. Em geral, esses dados são apresentados antes da assinatura do contrato, por meio da Circular de Oferta de Franquia (CFO). Este documento traz informações sobre valores financeiros da empresa, número de franqueados e ex-franqueados, fornecedores, taxas que devem ser pagas e termos de exclusividade.

Após receber o CFO, o interessado na franquia tem até dez dias para assinar ou não o contrato. Por isso, utilize esse período para checar os dados fornecidos. É importante saber que o CFO tem validade jurídica e é uma garantia para o futuro franqueado. Sem ele, você pode investir em algo desconhecido, além de correr o risco de perder dinheiro durante o processo.

Converse com outros franqueados

Já checou os dados fornecidos pela franquia? Ótimo! Agora, procure conversar com outros franqueados para saber como é o dia a dia, se o sistema está em pleno funcionamento, se a relação entre a sede e a filial é boa e se o franqueador oferece suporte. Dessa maneira, é possível ter uma ideia melhor sobre a realidade das unidades franqueadas.

Com os ex-franqueados, vale a pena perguntar qual o motivo da parceria ter se encerrado e quais foram os pontos negativos e positivos durante o contrato, por exemplo. Feito isso, leve as respostas ao franqueador e escute o lado dele também.

Leia atentamente as condições do contrato

Outra dica crucial sobre como escolher uma franquia é ler atentamente as condições estabelecidas em contrato. Para que o seu dinheiro seja bem investido e a parceria dure anos, vale a pena procurar um especialista na área para analisar os documentos apresentados.

Muitas vezes, o contrato traz uma linguagem jurídica complicada, com detalhes financeiros que podem ser difíceis de entender. Um profissional da área vai orientá-lo e explicar de forma mais simplificada todas essas informações.

Invista em áreas em expansão

Por fim, vamos dar uma dica extra: aposte em franquias que estão em expansão, como as do setor de limpeza. A procura por profissionais dessa área é gradativamente maior. Contudo, encontrar alguém de confiança e que realize um serviço de qualidade está cada vez mais difícil.

De olho no aumento por essa demanda, as franquias de limpeza surgem como uma excelente oportunidade. Nelas, o consumidor pode achar facilmente o serviço que necessita de uma maneira segura, garantida pela empresa.

Por outro lado, quem deseja abrir um negócio pode encontrar nessa área uma boa forma de investir e de ganhar dinheiro. Além disso, muitas dessas franquias são home based, ou seja, é viável desenvolver a gestão delas em casa. Esse modelo é ideal para quem deseja conciliar o trabalho com as atividades envolvendo a família, por exemplo.

Quer conhecer mais sobre como uma franquia de limpeza funciona? Entre em contato com a gente e comece um negócio de sucesso hoje mesmo!