Conheça as vantagens de ter uma empresa familiar!

Montar uma empresa familiar tem sido a saída encontra por muitas pessoas para enfrentar a falta de oportunidades de trabalho no mercado.

Em uma pesquisa realizada pelo Sebrae, entre mais de 6.600 entrevistados, 36% tinham parentes como sócios ou empregados. Delimitando apenas entre as micro e pequenas empresas, o percentual sobe para mais 50%.

Diante disso, é possível ver como esse tipo de empresa é importante no cenário econômico brasileiro. Para ajudar você a entender o porquê desses números, vamos mostrar as principais vantagens de ter uma empresa familiar. Quem sabe essa não é a solução que você estava precisando? Confira!

Funcionários mais leais e dedicados

As empresas familiares, principalmente no início, são bem pequenas e costumam ter um ambiente mais íntimo. Dessa forma, mesmo os empregados contratados fora da família, são amigos mais próximos, vizinhos ou pessoas indicadas por alguém de confiança.

Esse tipo de relação ajuda a estreitar os laços entre toda equipe, de forma que as pessoas se sentem parte do negócio e ficam mais motivadas para se empenharem em suas atividades.

Decisões tomadas com mais agilidade

Ainda por causa dessa característica de proximidade, a tomada de decisão em uma empresa familiar é feita de forma mais simples e direta. Afinal, não é preciso passar por grandes formalidades, nem contatar sócios e investidores externos.

Além disso, por se conhecerem melhor, os sócios acabam tendo mais autonomia em algumas decisões, por saberem qual seria a reação do outro naquela determinada situação. Isso ajuda a evitar que se acumulem muitas pendências.

Administração mais enxuta

É muito comum que empresas familiares exerçam o acúmulo de funções, principalmente entre as pessoas que fazem parte da família. Parte disso acontece no intuito de economizar com a mão-de-obra, mas esse não é o único motivo.

Algumas pessoas fazem essa opção para ficarem mais íntimas do negócio e poderem aprender a geri-lo melhor, conquistando mais autonomia. O acúmulo de algumas funções também ajuda a ter um controle mais centralizado da empresa, proporcionando mais segurança para seus donos.

Pressão menor com o Retorno Sobre Investimento

Ao abrir uma empresa com um sócio “estranho” ou com a ajuda de investidores externos, existe uma pressão muito grande para a obtenção do ROI ⎯ Retorno Sobre o Investimento. O que é bastante natural, afinal, nesse tipo de sociedade, o foco é a rentabilidade e aumento da renda do negócio.

Mas, em uma empresa de sócios da mesma família, o objetivo vai muito além disso. O sentimento de que o negócio está dando certo e está crescendo é muito mais valoroso em negócios próprios.

Então, os esforços não são centralizados apenas em resultados financeiros, mas na garantia de satisfação profissional dos donos e na estabilidade e crescimento da marca no mercado.

Perpetuação do negócio mais viável e provável

Uma empresa que nasce dentro de uma família é como se fosse mais um membro dela. As pessoas cuidam e a tratam como uma relíquia, que precisa ser conservada para a perpetuação da identidade dessa família.

É importante ressaltar que, desde o surgimento e estabilização da empresa no mercado, é preciso ter um plano sucessório. Assim, ela terá capacidade de crescer e, com o passar das gerações, continuar dentro da mesma família. Com isso, as principais características que identificam a empresa no mercado podem ser mantidas.

Como vimos, ter uma empresa familiar apresenta uma série de vantagens. Montar um negócio com alguém da sua família pode ser a oportunidade que você estava esperando todo esse tempo!

Se você gostou deste post, siga a nossa página no Facebook e acompanhe todas as nossas dicas e novidades!