Saiba como escolher os melhores funcionários para franquia

O empreendedorismo é, sem dúvidas, uma ótima opção para as pessoas que buscam por novas oportunidades ou recolocação no mercado de trabalho. Afinal, quem nunca sonhou em abrir o próprio negócio?

Como se sabe, administrar um estabelecimento é um desafio à parte. Embora muitas pessoas pensem em abrir uma empresa, elas devem saber que terão que trabalhar muito.

Em diversos momentos, os donos chegam a trabalhar mais do que qualquer funcionário, pois, não são apenas responsáveis pelas contas, compras e atendimento ao cliente.

Muitas vezes, o dono de um negócio precisa cuidar das estratégias de marketing, da mensagem da marca e estar sempre inovando, para citar apenas algumas das suas obrigações.

Para quem quer ter um negócio, mas não deseja correr riscos de empreendimentos novos, uma boa solução é abrir uma franquia. Com a franquia, você já possui um modelo pronto, com publicidade, público-alvo e até mesmo, estilo de decoração definidos.

Porém, existe uma tarefa na qual o dono de uma franquia vai precisar ter todo o cuidado possível: a escolha dos funcionários. Embora a franqueadora ofereça diretrizes, responsabilidade da contratação de funcionários é inteiramente do franqueador.

No post de hoje, explicaremos o processo e a melhor maneira de escolher os melhores funcionários para franquia.

1. Como saber a quantidade de funcionários para franquia

Uma franquia tem o benefício de já vir com um modelo pronto, testado, adaptado e aprovado. Dependendo do número de lojas bem-sucedidas dentro desse modelo, a franqueadora vai poder auxiliar na hora de definir a quantidade de funcionários necessários.

Uma das variáveis a serem levadas em consideração é o tamanho da loja. Para estabelecimentos pequenos, que possuem capacidade para poucos funcionários, a questão torna-se mais simples. Porém, quando o espaço é maior, outros elementos são levados em consideração.

Algo importante no momento de avaliar a quantidade de funcionários necessários em uma loja é a localização. O local no qual é situada é muito movimentado ou em uma área residencial mais tranquila?

A perspectiva do número de clientes a transitar dentro do estabelecimento por dia é essencial para saber quantas pessoas serão necessários para um melhor atendimento.

Outra variável igualmente importante é o tipo de negócio oferecido pela loja. Pode ser que os produtos vendidos fiquem à mostra em prateleiras e estandes, como, por exemplo, uma loja de perfumes ou roupas. Nesse caso, um mesmo funcionário pode atender às necessidades de mais de um cliente.

Agora, quando se trata de uma oferta de serviços, como, por exemplo, planos de telefone ou internet, é necessário um atendimento personalizado e provavelmente mais longo. Esse processo faz com que um cliente consuma muito do tempo do atendente durante sua estadia.

Nesse caso, para não deixar uma fila de pessoas esperando e correr o risco de perder vendas, é importante ter mais atendentes. O custo com cada um deles vai ser coberto pelas vendas que você deixaria de ter com clientes que não tem tempo ou disposição de esperar.

Para chegar ao melhor número, avalie a média da quantidade de pessoas que desistem do atendimento, e vá adequando o número de funcionários de modo a criar um balanço entre o custo de um salário e o ganho com novos clientes.

Por fim, é importante não sobrecarregar os funcionários. A qualidade do ambiente de trabalho e o bem-estar deles vai ser um dos principais motores para impulsionar o sucesso de um empreendimento.

Caso o dono do estabelecimento não tenha a disponibilidade de permanecer no local, é uma boa ideia contratar um profissional qualificado para supervisionar os processos, as estratégias de venda e os atendimentos. A supervisão geral da loja não é um setor no qual o dono deve economizar recursos, pois essa é a garantia de que todas as áreas do negócio vão estar funcionando de maneira harmoniosa.

Um bom serviço de gerenciamento vai assegurar não apenas que os valores e nível de qualidade do negócio sejam mantidos, como também vai saber as áreas que precisam de melhorias e como otimizar o funcionamento do empreendimento.

Por isso, um bom gerenciamento pode custar um salário acima da média, mas vai dar um retorno muito maior ao evitar que os recursos disponíveis sejam bem empregados e os melhores funcionários sejam mantidos e motivados.

2. Qual a importância de produzir um processo seletivo correto

Como a franquia apresenta um modelo pronto a ser seguido, uma das principais tarefas do franqueados é se assegurar de que os melhores funcionários estão sendo contratados. No processo de adquirir a franquia, o franqueado é informado dos valores da marca e o nível de qualidade esperados de toda a rede de lojas associadas a ela. Esses valores devem estar presentes em todas as etapas e pormenores da seleção dos funcionários.

Dependendo do serviço ou produto ofertado, a marca pode valorizar pessoas que se relacionam bem com os clientes ou que sejam prestativas e capazes de oferecer soluções práticas para os problemas apresentados na rotina do empreendimento.

A seleção deve ser feita com muita cautela, tendo em vista o tempo e os recursos gastos com o processo. Pense no trabalho que o franqueado ou um dos seus funcionários vai ter planejando a seleção, analisando currículos e fazendo entrevistas. Mesmo contratando uma firma de RH para fazer isso, o dinheiro gasto vai ser significativo.

Considere também os custos pós-seleção. Caso um funcionário que não atenda às necessidades específicas seja contratado, será necessário um investimento na sua qualificação, o que vai custar ainda mais para o bolso do franqueado. Mesmo se esse funcionário for mandado embora, é preciso considerar o aviso prévio e o pagamento das parcelas devidas das férias e do 13°, o que pode equivaler a um salário extra.

E por fim lembre-se de que profissionais competentes não apenas vão refletir bem no nome da marca, irá também atrair mais clientes. Além disso, achar as pessoas certas vai garantir o bom funcionamento da loja, até mesmo quando o dono do estabelecimento não estiver presente.

3. Como divulgar e aplicar o processo seletivo

Um processo seletivo para encontrar funcionários é muito mais complexo do que simplesmente anunciar e entrevistar os candidatos. É necessário o máximo de cuidado possível para detalhar o perfil do funcionário ideal para a vaga e atrair os melhores candidatos.

A seguir, vamos nos aprofundar no que o franqueado precisa saber para contratar os melhores funcionários para sua franquia.

Tenha em vista os valores da franquia

Antes mesmo de começar o processo seletivo de um novo funcionário é necessário que o estabelecimento tenha em mente de maneira clara o que é o negócio, qual o seu propósito, missão e valores. Mais do que entender, é necessário que o empreendedor absorva o espírito do seu negócio e que seja capaz de traduzir isso para pessoas que vierem a trabalhar como funcionários.

Pegue, por exemplo, uma grande rede de produtos cosméticos cujo lema é tornar produtos de beleza acessíveis a todas as pessoas. Tal missão precisa ressonar com quem vier a trabalhar ali. Uma atendente em tal loja deve ser capaz de instruir os clientes, mesmo aqueles que não entendem nada de cosméticos, como melhor utilizá-los.

Por que estamos falando da missão da empresa em um post a respeito de contratação de funcionários? Trazemos isso à tona porque esses valores devem estar sendo claramente descritos no anúncio da vaga. Afinal de contas, ninguém quer entrevistar candidatos que não compartilhem dos valores da empresa. Isso seria uma perda de tempo para todas as partes envolvidas.

Seja específico na descrição do anúncio

Por mais simples que possa parecer ser, “saber atender bem os clientes” não é uma descrição específica o bastante para ajudar a atrair os melhores candidatos. Um anúncio mais detalhado colocaria descrições como, por exemplo, “paciente” e “capaz de explicar o produto de maneira acessível”.

Aqui também é a hora de colocar a experiência desejada do candidato. Nível de escolaridade, formação, trabalhos anteriores, habilidades e especialidades.

Caso a função necessite de alguém que saiba utilizar um software como o Office 365, isso deve ser colocado no anúncio. Certificando-se de que apenas candidatos com os conhecimentos necessários vão se candidatar, o empregador evita ter que gastar com a capacitação do funcionário em uma atividade básica do cargo.

Outra coisa que é importante lembrar é que o anúncio não deve servir apenas ao anunciante. É também preciso que ele seja atraente para os candidatos ideias.

Por isso, é sempre uma boa ideia descrever o salário e os benefícios oferecidos. Quando possível, o empregador deve destacar também o que o candidato pode ganhar em termos de experiência e carreira. A possibilidade de trabalhar com profissionais mais experientes, por exemplo, pode ser de grande interesse para alguém que ainda está em início de carreira.

Os melhores funcionários vão sempre estar trabalhando para aperfeiçoar suas habilidades. Por isso é preciso se certificar de que a vaga também seja interessante e motivadora para eles.

Saiba os melhores lugares para anunciar a vaga

Além de uma descrição detalhada do perfil do funcionário, uma outra forma de pré-selecionar os candidatos é na escolha de lugares para anunciar a vaga. Antes de mais nada, é preciso fazer uma pesquisa a respeito do que os candidatos ideais leem. Isso varia de acordo com escolaridade, faixa etária, área de atuação, entre outros.

Porém, existem lugares que são sempre uma boa ideia considerar. O primeiro lugar a ser consultado deve ser o banco de currículos da própria franquia. Ali, o franqueado vai encontrar pessoas que de alguma forma se identificaram com a missão da marca e sentiram que tinham algo a oferecer.

Uma boa prática é também conversar com outros franqueados. Além de poder encontrar outros com mais experiência no ramo, é possível que saibam de funcionários competentes que por algum motivo – falta de vaga, deslocamento, problemas pessoais – não puderam trabalhar para eles, mas talvez possam para outra loja. Selecionados os currículos mais relevantes, é hora de entrar em contato com as pessoas e anunciar a oferta do cargo.

Paralelamente, é uma boa ideia anunciar a vaga em grandes meios de publicação, como jornais, além de fóruns de discussão sobre assuntos relacionados, plataformas de trabalho e redes sociais. O Linkedin é uma excelente ferramenta dependendo da área. Ali, além do currículo, o empregador também já consegue ver as conexões e, caso existentes, testemunhos a respeito da competência do candidato.

Quando a intenção for contratar alguém em início de carreira, o empregador pode recorrer a universidades e cursos profissionalizantes. Uma divulgação nesses meios tem grandes chances de assegurar um número de candidatos mais qualificados para a vaga ofertada.

Prepare bem a entrevista

Quando o assunto é contratação, investir em apenas uma fase no processo de seleção é pouco efetivo. Pense em pelo menos dois estágios, os mais básicos podendo ser a análise de currículo e a entrevista. Outras opções incluem dinâmicas de grupo ou mesmo um teste prático para a função ofertada.

É importante que o empregador se lembre de que a entrevista não é apenas para saber se vai ou não “com a cara” dos candidatos. Essa etapa, muitas vezes a definidora da contratação, deve ser utilizada de modo a checar a preparação dos candidatos e como eles reagem de imediato a problemas colocados pelo entrevistador. Por isso a preparação das perguntas deve ser meticulosa e, se possível, contando com a ajuda de pessoas experientes naquela função, até mesmo dentro da empresa ou uma das outras franqueadas.

Também nem sempre uma boa ideia intimidar os candidatos. Muitas vezes, deixá-los à vontade extrai um melhor rendimento e uma entrevista mais sincera. O entrevistador deve tentar uma conversa nem muito formal nem muito informal com os candidatos para ver quão naturalmente as respostas às suas perguntas vem a eles.

Por último, a entrevista deve ser feita individualmente. Pessoas respondem diferentemente a conversas individuais e em grupo. Caso a função ofertada exija que o funcionário trabalhe em equipe, deixe para testar isso em dinâmicas de grupo, à parte da entrevista.

4. Como introduzir o empregado na franquia

Agora que já discutimos o processo de contratar funcionário para franquia, vamos explorar como introduzi-lo no estabelecimento. Caso o empregador tenha seguido as recomendações exploradas e deixado bem claro para os candidatos qual seria a sua função dentro do estabelecimento, esse processo de introdução provavelmente vai ser um pouco mais simples.

Após contratado, o funcionário vai precisar se adaptar ao novo ambiente de trabalho. Mesmo que tenha exercido a mesma função em outro lugar, o que acontece é que novos lugares e a inserção em um novo grupo têm efeitos diferentes nas pessoas. Por isso é importante que o novo funcionário seja apresentado ao restante do time e que fique claro como todos ali dependem um do outro para atingirem a visão do negócio.

Embora muitas pessoas pensem que uma contratação deve ser objetiva e levar em consideração apenas as capacidades técnicas do candidato, a verdade é que o comportamento do futuro funcionário pode ser tão ou mais importante do que a experiência ou habilidade do candidato. Muitas demissões são causadas por mal comportamento ou incapacidade do funcionário se relacionar bem com os colegas de trabalho ou com os clientes.

O peso do comportamento do funcionário no sucesso da integração com a empresa torna o processo de seleção ainda mais complexo. Pois com a análise de currículo e a entrevista pode ser difícil ter uma ideia bem formada a respeito de como a pessoa se comportaria no ambiente de trabalho.

Para evitar surpresas, empresas fazem uso de dinâmicas de grupo e até mesmo testam os finalistas colocando-os para cumprir a função por uma parte do dia.

Nesses testes, o empregador deve analisar a interação entre o candidato e a equipe da franquia e também como ele se comporta com os clientes. Uma boa impressão por parte dos seus outros funcionários e até mesmo de clientes habituais podem ser os sinais mais confiáveis de que aquele candidato vai ser uma boa adição ao time.

5. Como identificar a hora de buscar nova mão de obra

A contratação de mão de obra nem sempre é feita levando em conta as questões necessárias. Isso porque pode acontecer de que certos problemas ou percalços atribuídos à falta de funcionários pode na verdade ser resolvido por outras vias.

Existem casos em que investir na capacitação de quem já trabalha no estabelecimento vale mais a pena do que trazer um novo funcionário. Além do custo com a capacitação ser muitas vezes menor, o funcionário que já trabalha na empresa não terá que passar pelo processo de adaptação, já estando familiarizado com a dinâmica e os valores do estabelecimento.

Existem também casos em que mão de obra extra é sim necessário, mas não em tempo integral. Um bom exemplo é com os mercados sazonais, como hotéis na praia durante a alta temporada no verão.

Muitos clientes transitam ali, mas durante a maior parte do ano, o número de pessoas permanece bem abaixo. Nesse caso, a melhor estratégia é um contrato temporário. Afinal de contas, não vale a pena ter vários funcionários trabalhando em períodos de baixa procura.

Porém, caso a deficiência no negócio esteja perdurando por um tempo, é necessário colocar os números no papel. Calcule o quanto o negócio está perdendo em função daquela falta.

Clientes em potencial estão deixando de ser atendidos? Caso positivo, quanto seria estimado que eles adquirissem? Faça uma pesquisa em outras lojas da franquia e pergunte estimativas de clientes que acabam optando por comprar o produto ou contratar o serviço. Esses números tendem a ficar bem próximos, e exceções normalmente são estudadas para entender o que as colocam tão acima ou abaixo das outras.

Após estimar o quanto essa deficiência está custando ao negócio, é hora do franqueado colocar no papel os custos com uma nova contratação. Coloque salário, bônus, benefícios e custos com possíveis términos de contrato caso a contratação não seja bem-sucedida.

Por último, existe a possibilidade de um dos presentes funcionários não estar atendendo às expectativas. Nesses casos, a primeira ação deve ser sempre conversar com esse funcionário e entender o que está acontecendo. Problemas pessoais, falta de preparação ou motivação são questões que, dependendo da gravidade, podem ser solucionadas sem ter que partir para a demissão.

Ao lidar com essas situações, o empregador deve lembrar que tanto a demissão quanto a nova contratação podem custar caro para a empresa. Além disso, é sempre preferível, quando possível, manter um funcionário que já está no estabelecimento do que trazer alguém de fora. Isso porque, como foi visto, o processo de adaptação do novo funcionário pode ser demorado e nem sempre é bem-sucedido.

Na verdade, uma das poucas ocasiões em que uma contratação de um funcionário externo é preferível a manter ou capacitar o interno é quando a deficiência a ser suprida é urgente.  Com pouco tempo nas mãos, o empregador pode perder mais recursos remediando a situação do que pagando, mesmo que um pouco mais caro do que esperado, por uma mão de obra externa especializada.

Por isso, mais uma vez, o empregador deve colocar tudo no papel e pesar os custos, os prós e os contras de cada decisão. Afinal, toda a dinâmica da equipe e o funcionamento do negócio podem estar sendo prejudicados por um problema que pode ser resolvido com uma nova adição ao time.

Como pôde ser visto, o processo de escolha dos melhores funcionários deve ser bem pensado para evitar problemas e custos desnecessários. Tomada a decisão de contratar o funcionário selecionado, o empregador deve dar entrada nos documentos necessários. É preciso checar com o contador a respeito de taxas, FGTS, previdência social e outras obrigações a serem cumpridas.

É importante também que o empregador faça bom uso da sua posição como franqueador e procure utilizar a experiência de outros membros da rede a respeito de como contratar funcionário para franquia. Afinal uma das grandes vantagens de adquirir uma franquia é poder contar com o conhecimento e experiência de outros estabelecimentos com a mesma missão e os mesmos valores.

E então, ficou alguma dúvida a respeito de como contratar funcionário para franquia? Deixe um comentário no nosso post e te respondemos.