Modelo de negócio Canvas para franquias: entenda aqui como funciona!

A falta de planejamento é um dos principais fatores de insucesso de pequenas empresas. Por isso, o uso de ferramentas gerenciais pode ser um grande diferencial. Entre elas, o modelo de negócios Canvas é uma excelente forma de definir o empreendimento antes mesmo de começar as atividades.

Além disso, ajuda aquelas já em operação a compreenderem melhor o negócio. Ficou interessado? Neste post, falamos sobre esse modelo e como ele pode ser útil na gestão de uma franquia. Acompanhe!

O que é o modelo de negócios Canvas?

Desenvolvido pelo consultor suíço Alex Ostewalder entre 2004 e 2010, o modelo de negócios Canvas é hoje utilizado por empresas de diversos segmentos em todo o mundo. O grande sucesso desse modelo é na possibilidade de sintetizar toda a ideia do negócio de forma gráfica em apenas uma página. Para isso, é composto de nove blocos:

  • proposta de valor;
  • segmento de clientes;
  • relacionamento com clientes;
  • atividade-chave;
  • recursos;
  • parcerias;
  • receitas;no
  • custos.

Como o Canvas pode ajudar em uma franquia?

O modelo foi concebido de forma a atender qualquer tipo de empresa, em qualquer segmento do mercado. Assim, ele funciona perfeitamente para franquias. Veja, a seguir, como isso ocorre de acordo com os quatro focos do modelo:

O quê?

O bloco da proposta de valor define o que a empresa pretende oferecer aos clientes. O grande ponto de atenção aqui é descrever o valor do produto. Em uma franquia de serviços de limpeza, por exemplo, o valor do serviço está na praticidade de contratar profissionais com garantia de qualidade, preço justo e comodidade.

Como?

É representado por três blocos: atividades principais, parcerias e recursos principais. O primeiro descreve quais ações vão proporcionar a entrega de valor aos clientes. Ou seja, o critério de seleção rigoroso, a capacitação dos profissionais, a regionalização das unidades e outras.

Os outros dois determinam as interações com fornecedores e parceiros e os insumos necessários para a realização das atividades-chave. Isto é, inclui a contratação de espaço e a aquisição de equipamentos para a realização dos treinamentos, e a estruturação de uma sede administrativa.

Para quem?

Também representada por três blocos, o foco dessa parte é o segmento de clientes. Por isso, inclui o relacionamento com eles e os canais de comunicação, aquisição e entrega dos produtos.

É preciso, então, definir para quem o produto realmente agrega valor de forma a direcionar as ações corretamente. Nesse momento, são escolhidos os canais de distribuição mais adequados e as melhores formas de contato, como telefone, e-mail e redes sociais, entre outras.

Quanto?

Os dois últimos blocos são referentes aos custos e às fontes de receita. Nessa etapa, são levantados todos os principais custos necessários para a execução das atividades-chave e todas as receitas que a proposta de valor pode trazer, direta ou indiretamente.

Pode ser, por exemplo, a análise dos custos da estruturação da sede da franquia, do oferecimento de capacitação e de equipamentos e produtos para a prestação de serviços. Na outra ponta, podem-se avaliar os percentuais de participação nos valores arrecadados pelos profissionais contratados, além de entradas relativas a cursos.

Assim, o modelo de negócios Canvas pode agregar bastante valor à implantação de uma franquia. Ele proporciona mais organização e garante maior consciência de todos os fatores importantes para o sucesso da empresa.

Se você gostou deste post, deixe um comentário a seguir! Conte para nós o que achou dessa ferramenta ou tire as suas dúvidas!