Negócio próprio: como escolher o seu?

Você deseja ser chefe e ter um negócio próprio? Se a sua resposta é sim, saiba que o empreendedorismo está em plena expansão no Brasil.

Até o primeiro semestre de 2017, o número de empresas criadas foi recorde e subiu 12,6%. Com isso, mais de 580 mil novos empreendimentos foram abertos, de acordo com uma pesquisa do Serasa Experian.

E não é para menos, já que abrir o próprio negócio pode proporcionar mais satisfação pessoal e profissional, rendimento extra e independência financeira, além de ser uma ótima alternativa para quem quer ou precisa conciliar trabalho e família.nPorém, é grande o número de pessoas com dúvidas sobre a escolha do negócio ideal.

Muitos questionamentos podem surgir! Afinal, como decidir o melhor segmento? Qual o produto ou serviço que será oferecido? Existe perspectiva de crescimento e lucro?

Muita calma nessa hora! Nós ajudaremos você a escolher o melhor negócio para o seu caso.

No post de hoje, vamos explicar as principais etapas, incluindo a definição do seu perfil empreendedor, a necessidade da pesquisa de mercado e a avaliação das vantagens e do lucro oferecido por cada modelo de negócio.

Acompanhe com a gente e boa leitura!

Defina o seu perfil empreendedor

A primeira etapa para definir o negócio próprio ideal para você é entender

o seu perfil empreendedor. Isso significa identificar:

  • suas maiores habilidades;
  • a área que gosta de atuar;
  • as atividades com as quais você tem mais afinidade.

Ao determinar esses pontos, ficará mais fácil avaliar em qual setor você se encaixa.

Dessa forma, é importante responder às seguintes perguntas:

Quais são suas capacidades?

Pare, respire e pense: o que você sabe e o que é capaz de fazer? Uma boa dica é aproveitar os conhecimentos nas áreas em que já trabalhou para abrir o próprio negócio.

Por exemplo, se você tem experiência em limpeza e conservação, pode utilizar tudo o que aprendeu a respeito para ter o próprio empreendimento nesse mesmo setor.

Também é fundamental investir em educação. Para quem está começando, existem diversas opções de cursos on-line gratuitos sobre como empreender e iniciar um negócio.

Com qual área você tem mais afinidade?

Depois de avaliar suas capacidades, é necessário descobrir qual a área que você mais gosta. Trabalhar com o que se ama é essencial para quem deseja ter um negócio.

Isso vai ajudar na hora de superar desafios e propor inovações, que são aspectos importantes para o futuro da empresa.

Para fazer essa definição, defina quais são os seus objetivos. São alguns exemplos:

  • ter mais tempo com a família;
  • garantir a própria fonte de renda;
  • conquistar sua independência financeira .

Prestar atenção nas opções disponíveis no momento também ajuda a escolher em qual área abrir o negócio próprio.

Seu perfil é para o negócio escolhido?

Agora, é preciso avaliar se o seu perfil é o ideal para o negócio que pretende abrir.

Seja realista e objetivo. Pergunte a si mesmo se tem o dinheiro necessário para investir e se possui uma reserva suficiente para fazer a empresa funcionar até começar a dar lucro.

Saiba que existem opções acessíveis de negócios, como as franquias de baixo custo e com grande retorno.

Outro ponto importante é dar atenção à gestão da empresa. Trabalhar como funcionário na área que gosta é diferente de ser o dono, já que novas responsabilidades surgem, como:

  • gerenciar sua equipe;
  • cuidar da parte financeira;
  • buscar bons fornecedores;
  • desenvolver ações de marketing para a divulgação da empresa, etc.

Pesquise mercados, produtos e serviços

Depois de fazer uma boa análise de si mesmo, vá para a próxima etapa, que é pesquisar o mercado, as demandas, os potenciais clientes, o produto e os serviços oferecidos. Iniciar a definição desses pontos ajuda a montar uma estratégia consistente para o negócio.

Alguns questionamentos devem ser respondidos nessa fase, por exemplo:

Existe mercado para o negócio?

Pode parecer óbvio, mas avalie se existem pessoas interessadas em comprar o seu produto ou pagar por seu serviço. Mesmo que investir no negócio próprio seja promissor, é preciso analisar seu potencial cliente.

Muitas vezes, a empresa não vai para frente porque o mercado não está pronto para o negócio ou porque ela chegou tarde demais.

Dentro desse mesmo tópico, identifique e observe a concorrência. É importante saber com quem você está competindo, no que eles são melhores, quais os desafios que enfrentam e onde não são tão bons. Isso ajuda a ter uma visão mais realista do dia a dia da empresa.

O produto ou serviço é criativo e inovador?

Oferecer um produto criativo e inovador é essencial para quem deseja ter um negócio, mas isso não significa que você precisa inventar a roda. Muitas ideias surgiram da observação das novas necessidades das pessoas.

O aplicativo Uber e o AirBnB são exemplos disso. Eles apareceram em um momento de grande procura por alternativas mais baratas ao uso do táxi e de hotéis. Por outro lado, essas duas ideias também atendiam à necessidade de quem buscava renda extra ou trabalho em um momento de grande crise econômica.

Ambos focaram em soluções criativas e inovadoras, que fossem capazes de resolver novos problemas de um grande número de pessoas. Tenha isso em mente na hora de abrir uma empresa!

Qual a perspectiva de crescimento?

Avaliar a perspectiva de crescimento é outra questão essencial, principalmente para não perder o dinheiro investido.

Nem sempre é fácil identificar isso, mas pesquise, entre em contato com outros empresários ou microempreendedores e, se for preciso, procure ajuda de especialistas na área de gestão.

O setor de serviços, por exemplo, voltou a crescer, e as projeções indicam expansão para os próximos anos. Uma boa recomendação para quem quer começar um negócio com pouco investimento é optar por uma franquia. Credibilidade da marca e garantia de mercado são alguns dos benefícios de participar desse sistema.

Analise se o negócio é vantajoso e lucrativo

Na última etapa, é preciso avaliar as vantagens que o negócio pode oferecer. De forma objetiva, três pontos devem ser observados:

  • O empreendimento é escalável?
  • A gestão dele é fácil ou difícil?
  • O setor é lucrativo?

Ser escalável significa crescer mais, sem aumentar muito os custos com a produção. Já a gestão fala sobre gerenciar o dia a dia, as tarefas e a equipe, de acordo com as metas e objetivos do negócio. Finalmente, o lucro é o ganho que você tem, ao realizar a atividade escolhida. Ele é crucial para o desenvolvimento da empresa.

Por fim, separamos a melhor dica: opte por uma franquia! Nesse sistema, o franqueador fornece licença para o uso da marca, conhecimento sobre a área de atuação e infraestrutura para o franqueado começar o negócio próprio de forma segura e com retorno garantido.

Gostou das dicas e está pronto para abrir a sua empresa? Aproveite para descobrir tudo o que você precisa saber sobre planejamento financeiro!