O que são franquias: guia completo para você empreender

Se você tem um dinheiro guardado e está pensando em montar um negócio já deve ter se perguntado o que são franquias.

Pensando em pessoas que se encontram nessa mesma situação que você, preparamos esse guia completo sobre franquias para explicar todos os aspectos desse tipo de negócio. No final, ainda falamos sobre os melhores setores para investir. Confira!

O que são franquias?

A franquia é um modelo de negócios no qual uma empresa que detém uma marca ou uma patente resolve ceder a outras empresas o direito de uso dessa marca ou patente e de fazer a exploração comercial do que ela desenvolveu referente ao produto, serviço, tecnologia e processos.

Mas, antes de entrar mais a fundo no vasto mundo das franquias, é preciso conhecer alguns termos que são muito utilizados no dia a dia de quem está envolvido nesse meio. Vamos explicar cada um deles a seguir.

Franquia

Já falamos sobre o que é uma franquia no início do tópico anterior, mas é importante saber o que a legislação brasileira diz a respeito desse tipo de modelo de negócio. De acordo com a Lei 8.955/94 o termo franquia é descrito da seguinte forma:

“Franquia empresarial é o sistema pelo qual um franqueador cede ao franqueado o direito de uso de marca ou patente, associado ao direito de distribuição exclusiva ou semi-exclusiva de produtos ou serviços e, eventualmente, também ao direito de uso de tecnologia de implantação e administração de negócio ou sistema operacional desenvolvidos ou detidos pelo franqueador, mediante remuneração direta ou indireta, sem que, no entanto, fique caracterizado vínculo empregatício.”

Agora, daremos continuidade aos termos mais utilizados no dia a dia do mundo das franquias, para que você entenda o que é e como funciona esse modelo de negócio!

Franqueador

O franqueador é a empresa que está cedendo a marca, patente, tecnologia e modelo de negócio desenvolvidos por ela à empresas terceiras, em troca de rendimentos financeiros.

Franqueado

O franqueado é a empresa que recebe os direitos de uso do franqueador.

Royalty

O royalty é um valor mensal estipulado em contrato que o franqueado deve pagar ao franqueador pelos direitos de uso da franquia.

Taxa de franquia

A taxa de franquia é uma taxa inicial que o franqueador cobra para que uma pessoa possa abrir uma empresa franqueada de sua marca.

Fundo de propaganda

O fundo de propaganda é uma reserva financeira alimentada por todas as unidades da franquia, tanto as próprias quanto as franqueadas. Esse fundo é utilizado para as ações de publicidade e propaganda da marca, que beneficiarão toda a rede franqueada.

Conselho de franqueados

O conselho de franqueados é um grupo formado pelo franqueador e alguns franqueados para a resolução de assuntos pertinentes a toda a rede. Esse conselho é mais utilizado para prestar apoio na administração do fundo de propaganda.

Circular de Oferta de Franquia (COF)

A Circular de Oferta é um documento exigido pela legislação brasileira. Ele contém todas as informações sobre a franquia no que tange aos direitos e deveres das partes, além de discriminar todos os valores que devem ser pagos pelo franqueado antes e depois da assinatura do contrato.

O COF deve ser entregue à empresa que pretende ser uma franqueada no prazo mínimo de 10 dias de antecedência à assinatura contratual ou pagamento de qualquer valor.

Microfranquia

Uma microfranquia nada mais é do que uma franquia de baixo investimento inicial e de baixo custo de operação. Apesar de mais enxuta, segue as mesmas diretrizes das franquias de qualquer tamanho.

Quais são as diferenças entre Franquia e licenciamento de uso de marca?

Fique ligado! Muitas pessoas ainda confundem os dois conceitos, por isso separamos um tópico exclusivamente para esclarecer a diferença entre os dois.

O conceito de franquia já está claro, agora vamos ver o conceito de licenciamento de uso de marca e destacar as principais diferenças.

Direito ou licenciamento de uso de marca

O direito de uso de uma marca é um contrato que permite que uma empresa utilize uma marca de outra empresa em seus produtos ou serviços em troca de um pagamento. O licenciamento de uma marca prevê o uso apenas da marca.

Principais diferenças entre franquia e licenciamento de uso de marca

A primeira grande diferença é que os contratos de licenciamento precisam ser registrados no Instituto Nacional de Propriedade Intelectual (INPI), enquanto no contrato de franquia não existe essa exigência.

Outra diferença fácil de identificar, é que o contrato de franquia é mais complexo, pois envolve mais diretrizes do que o direito de uso da marca, como por exemplo, a transferência de conhecimento e de processos de produção.

As exigências contratuais de uma franquia são diferentes de um contrato de licenciamento de marca assim como os direitos e deveres de cada parte. Inclusive, a Lei 8.895/94 se aplica apenas às franquias.

Como funcionam as franquias?

Cada franquia tem suas particularidades, mas de uma forma geral, todas elas seguem algumas determinações legais e boas práticas contratuais. Para entender melhor como funcionam as franquias, vamos começar explicando os tipos mais praticados no Brasil a seguir.

Tipos de franquias

O tipo de franquia pode variar de acordo com os objetivos de crescimento e expansão do franqueador e também com relação ao conhecimento que ele está disposto a oferecer aos seus franqueados. Vamos mostrar os três tipos de franquias mais usados.

Franquia unitária

A cessão de uso dá direito a abertura de apenas uma unidade da franquia e garante a exclusividade de atuação naquela região.

Franquia master

Na franquia master o franqueado pode ter o direito de abrir várias unidades bem como terceirizar novas unidades em uma região. Desta forma, ele ainda pode receber parte dos royalties das unidades relacionadas a ele. Esta é o tipo de franquia mais usada pelos franqueadores que buscam uma vasta ampliação territorial de sua marca.

Franquia de desenvolvimento de área

Nesse tipo de contrato, o franqueado deve abrir mais de uma unidade da franquia em uma determinada região dentro de um período de tempo. Assim, como na franquia master, o franqueado pode receber parte dos royalties vindos das unidades criadas com o desenvolvimento da sua área.

Remuneração das franquias

A forma de remuneração de um contrato de franquia tem as suas particularidades. No que diz respeito ao franqueador, ele tem um alto custo de investimento inicial.

Antes de poder oferecer sua marca ao mercado, ele precisa desenvolvê-la, ou seja, criar e fortalecer seus processos, adquirir bastante conhecimento e formatá-lo para que seja replicado. Tudo isso demanda muito tempo e investimento em pesquisas e testes.

Além disso, o franqueador precisa cuidar de toda a parte de design, estrutura das lojas, marketing e propaganda.

Depois de tudo pronto, ele pode lançar sua proposta de franquia no mercado e começar a obter retorno financeiro.

O primeiro recebimento vem da taxa de franquia que é um valor fixo e pago apenas uma vez, a título de pagamento dos custos com treinamentos, elaboração de manuais e todas as questões envolvidas no processo de abertura de uma nova unidade.

Mensalmente, o franqueado deve pagar basicamente dois valores: os royalties e o fundo de propaganda.

Os royalties são um percentual do faturamento relativo ao direito de uso da franquia. Já o valor do fundo de propaganda é determinado igualmente entre os franqueados da rede e deve ser depositado em conta separada e específica para os fins de publicidade da marca.

Quais são os desafios e vantagens de uma franquia?

Ser um franqueador ou um franqueado tem seus ônus e bônus como em qualquer tipo de negócio. Nos tópicos a seguir vamos falar sobre os principais desafios enfrentados e vantagens desfrutáveis por cada parte envolvida em uma franquia.

Principais desafios

Vamos começar pelos desafios enfrentados pelos franqueadores, afinal criar uma rede de franquias envolve muitas responsabilidades. Em seguida explicaremos os desafios dos franqueados

Desafios do franqueador

Os primeiros desafios do franqueador são relativos à formatação da franquia. Definir os produtos, os layouts, os processos internos e até mesmo o perfil que os franqueados devem apresentar para comprar a sua franquia não são tarefas fáceis.

Depois de começarem as primeiras franquias, começam os desafios rotineiros. Ao mesmo tempo em que o franqueador deve deixar a administração das unidades sob responsabilidade de cada franqueado ele precisa monitorar tudo de perto para que as unidades não fujam do padrão determinado.

Outra preocupação constante é referente à lucratividade de cada unidade. Resultados ruins podem afetar a força da marca no mercado e, consequentemente, toda a rede de franqueados.

Desafios do franqueado

O primeiro desafio do franqueado é escolher uma franquia que se adeque ao seu perfil de empreendedor. Isso ajuda no sucesso da empreitada, além de evitar frustrações.

Apesar de ser o dono da unidade, o franqueado tem um poder de decisão limitado pelo contrato de franquia, pois existe um padrão a ser seguido. Logo, ele nunca terá autonomia total.

É preciso lembrar que uma franquia é uma empresa como outra qualquer e isso faz com que todos os desafios de uma empresa comum se apliquem a ela.

Além disso, existem ainda os pagamentos das taxas e royalties que precisam ser bem avaliados antes de fechar o negócio. Apesar dos investimentos iniciais de uma franquia ser bem menores do que os de empresas próprias, eles também existem e não podem ser negligenciados.

Mas agora vamos para a parte boa: as vantagens!

Principais vantagens

Assim como nos desafios, vamos abordar separadamente as vantagens do franqueador e, na sequência, as vantagens do franqueado.

Vantagens do franqueador

Para o franqueador as vantagens já começam a aparecer na abertura das primeiras unidades. A franquia é uma das estratégias mais rápidas de expansão da marca.

Uma vantagem financeira importantíssima é que o custo de expansão é muito mais baixo do que em empresas próprias, já que o custo de implantação de cada nova unidade fica a cargo do franqueado.

A facilidade de expansão fortalece a marca que se consolida com mais facilidade no mercado. Com a gestão descentralizada, sobra mais tempo para investir no aprimoramento do negócio.

Vantagens do franqueado

A principal vantagem que o franqueado percebe nessa transação é de não ter que passar pela fase de tentativas e erros do início de todo negócio próprio. Com a franquia, isso tudo já foi feito e ele começa já com boa parte do caminho percorrido.

Obter sucesso abrindo uma unidade de uma marca já conhecida e consolidada no mercado é muito mais fácil. As pessoas já conhecem o produto ou serviço e, assim, fica mais fácil construir uma base consistente de clientes.

Outra vantagem importante é a ausência de preocupações com as ações de divulgação, melhoria de processos e diversos outros itens que são responsabilidade do franqueador, deixando o foco do franqueado voltado para a administração da sua unidade.

Qual é a relação franqueador x franqueado?

Um dos pontos mais críticos de uma franquia é o relacionamento entre franqueador e franqueado. Essa relação influencia todo o processo, desde a assinatura do contrato, até pequenas decisões do dia a dia da unidade.

Por isso, é muito importante que os direitos e deveres de cada parte sejam cumpridos e respeitados. Vamos abordar esses itens nos próximos tópicos.

Direitos e deveres do franqueador

O franqueador tem o dever de fornecer todo o conhecimento necessário para a gestão da unidade de franquia, de forma que mantenha a rede padronizada e dentro das características que a identificam.

O franqueador também é responsável pelo desenvolvimento de toda a identidade visual da marca e definição das ações de divulgação e promoções.

Em contrapartida, é direito de ele receber financeiramente pela cessão da marca e por todo o conhecimento e instruções de processos fornecidos.

Também é direito do franqueador definir as localidades onde as unidades deverão ser abertas, assim como o perfil adequado do franqueado. Afinal, essa pessoa carregará o nome da sua franquia.

Direitos e deveres do franqueado

Os deveres do franqueado são, basicamente, cumprir às exigências constantes do franqueador no contrato de franquia. Dentre elas, é interessante ressaltar os pagamentos dos royalties e demais taxas.

Além disso, o franqueado deve acatar as decisões do franqueador no que tange ao direcionamento do negócio e as ações de promoção e divulgação. É claro que o diálogo deve estar sempre aberto, mas a palavra final será sempre do franqueador.

Quanto aos direitos, o franqueado pode usufruir da marca e de todos os processos definidos pelo franqueador.

Ele também tem o direito de receber treinamento e todas as informações, inclusive as confidenciais, necessárias para a administração da unidade.

Alguns tipos de franquia ainda incluem uma cláusula de direito de exclusividade em uma determinada região.

Como escolher uma rede de franquias para investir?

A escolha da rede de franquias ideal deve levar em consideração diversos fatores. O primeiro ponto importante é o autoconhecimento.

Uma pessoa que deseja investir um capital em franquia precisa saber qual o seu perfil para encontrar um segmento que se adeque melhor.

Existem franquias em praticamente todos os ramos de atividades, sendo assim, não é difícil encontrar uma com o qual essa pessoa tenha total afinidade. Isso aumenta consideravelmente as chances de sucesso do negócio.

Outro ponto que não pode deixar de ser bem avaliado é a capacidade financeira. Desde as microfranquias, que requerem um investimento bem mais baixo até as grandes redes de franquias, todas tem seus prós e contras, mas o mais importante é definir em qual faixa de investimento é possível comprar uma franquia de forma responsável.

Depois de conhecer bem o seu perfil, definir o ramo de atividade que mais lhe interessa e a faixa de investimento, é preciso avaliar as opções disponíveis no mercado. A seguir vamos destacar os cinco principais fatores que ajudam nessa escolha.

Tempo de contrato

Os contratos de franquia possuem um prazo determinado para se encerrar. Ao final do prazo, fica a cargo do franqueador renová-lo ou não.

Para o franqueado, é essencial avaliar bem esse prazo, pois ele deve ser maior do que o prazo de retorno sobre o investimento para que não haja prejuízos caso o contrato não seja renovado.

Conhecimento (know how)

É importante verificar o tempo de experiência do franqueador no sistema de franquias, para garantir que ele possua o nível de conhecimento necessário capaz de replicar as boas práticas do projeto inicial.

A transferência desse conhecimento é um dos pontos centrais de uma franquia de sucesso. Sem ela, as unidades não conseguem seguir os processos da forma correta e a padronização não acontece, enfraquecendo a rede e a marca.

Treinamentos

O franqueado deve verificar como está estabelecida a transferência dos conhecimentos no COF. O franqueador, por sua vez, precisa oferecer treinamentos e manuais para auxiliar o franqueado na abertura da sua unidade.

Pagamento de taxas

Antes de fechar negócio é primordial que o franqueado tenha total ciência de todos os valores que serão necessários pagar para ter o direito de abrir a sua unidade.

Nada pode ser mais perigoso para o insucesso de uma franquia do que a falta de atenção ao montante de investimento inicial necessário. Para isso, deve ser considerado todo o período até a previsão do retorno completo do valor aplicado.

Padrões

Toda franquia exige que os padrões sejam rigorosamente seguidos. Logo, de tempos em tempos o franqueado será auditado e precisará ser capaz de garantir que tudo está conforme a padronização exigida.

Quais os melhores segmentos de franquias para investir?

Agora que você já sabe o que é, como funciona e como escolher uma franquia, vamos listar os segmentos que tem ganhado destaque e prometem gerar muitos resultados nos próximos anos.

Alimentação

As franquias do ramo alimentício estão sempre figurando entre as mais cotadas. Por ser um setor que sempre tem demanda, a aposta nessa área é muito recorrente.

Porém, é preciso tomar bastante cuidado com o grande aumento no surgimento de novas franquias desse setor, vindos da onda de “gourmetização” de todo tipo de comida. Apesar de promissores, é prudente investir em franquias mais consolidadas se você não tem experiência como empreendedor.

Mas os números são bastante animadores, já que o setor teve um crescimento de 6,1% no ano de 2017 de acordo com a Associação Brasileira de Franchising (ABF).

Saúde, beleza e bem-estar

Com uma taxa de crescimento ainda maior do que a do ramo alimentício, de 9,2%, o setor de saúde, beleza e bem-estar é uma boa aposta.

Nessa categoria estão os centros de estética, esmalterias, salões de beleza, espaços de relaxamento e massagem, academias de musculação e crossfit, entre outras opções.

A vaidade é um fator muito poderoso nesse mercado e é crescente o número de pessoas  que não abrem mão dos cuidados pessoais com a aparência e o bem-estar. Além disso, tem os estabelecimentos focados não apenas nas questões de aparência, mas também em saúde. Neste segmento existem franquias de todos os tamanhos.

Moda

A indústria da moda tem grande força no mercado em geral. No mundo das franquias, não seria diferente.

Com crescimento de 7,8%, o segmento segue como uma boa opção para quem quer comprar uma franquia e obter bons resultados.

Assim como no setor de saúde, beleza e bem-estar existem franquias de moda em diversos tamanhos. Elas podem ser também focadas em públicos mais específicos, como o masculino, feminino, infantil, adeptos de algum estilo de vida, entre várias outras especificidades.

A moda possui uma gama bastante variada de atuação, além da possibilidade de juntar mais de um gosto ao mesmo negócio, como moda e games, moda e esportes, moda e séries de TV, por exemplo.

Serviços

Entre os setores citados, o setor de serviços foi o que apresentou o maior de todos os crescimentos: 9,7%. Essa taxa indica que essa é a melhor das apostas, pela tendência de crescimento apresentada.

As pessoas têm tido cada vez menos tempo para cuidar de serviços que antes eram realizados por elas mesmas. Além disso, alguns serviços demandam um conhecimento técnico específico. Com isso, acabaram ganhando versões em formato de franquia.

Os exemplos mais comuns são os serviços de manutenção automotiva, serviços financeiros e contábeis, serviços de pedreiro, bombeiro, marceneiro, eletricista e afins, serviços de manutenção de eletrodomésticos, bem como serviços de manutenção de computadores e celulares.

Um serviço que tem se destacado bastante é o de limpeza. Tanto em escritórios e estabelecimentos comerciais, quanto em residências. É um tipo de serviço que sempre possui demanda e cujo mercado está em plena expansão.

Agora que você sabe o que são franquias, talvez essa seja a solução que você precisava para dar um novo rumo à sua vida!

Se você está pensando em investir em uma franquia e se identificou com a franquia de serviços de limpeza, entre em contato com a Mary Help que teremos prazer em tirar todas as suas dúvidas.