Organização financeira: qual a importância de ter uma?

Não existe segredo para ter uma boa organização financeira. No entanto, se poucas pessoas conseguem lidar bem com o dinheiro e ainda assim conseguem viver, qual será a real importância de listar os gastos na ponta do lápis?

Continue a leitura para saber o quanto isso é importante e como ter um pouco mais de atenção no dia a dia pode poupar muita dor de cabeça e fazer você alcançar os seus objetivos.

Estresse com as contas todos os meses? Relaxe

Muita gente vive no limite de gastos e não guarda nada do salário que recebe. Esse é um comportamento arriscado que, geralmente, traz preocupações no final do mês, principalmente quando acontece algo inesperado — como, por exemplo, quando algo em casa quebra e você precisa, urgentemente, pagar o conserto.

Então, a primeira coisa a fazer é cortar gastos desnecessários. Ao juntar um pouco todos os meses, você se prepara para qualquer imprevisto e não precisa passar nervoso.

Sabe aquela roupa que você quer muito comprar? Você pode

Quando você tem uma boa organização financeira, é possível comprar algumas coisas extras no mês. Porém, você precisa deixar muito bem estabelecido o quanto de dinheiro vai ser usado para gastos necessários e o quanto deverá sobrar — lembrando que comprar roupas é essencial.

No entanto, se aquilo que você quer custa mais do que você pode pagar no momento, é possível se organizar para poupar um pouco a mais que o de costume e juntar dinheiro suficiente para ter aquilo que você tanto quer.

Desespero por não ter um emprego? Isso é passado

Com a crise atual no país, pode ser que você esteja sem emprego (ou precise de um novo logo). Não entre em desespero, basta se organizar com as contas. Você pode adiar alguma compra, por exemplo, e guardar uma quantia para criar a sua reserva de emergência. Essa quantidade de dinheiro para emergências é muito importante para que não falte dinheiro em casa nos meses em que você estiver procurando por uma recolocação profissional.

Não dorme bem por preocupação? Sonhe à vontade

Se você não tem dívidas e guarda um pouquinho por mês, talvez a sua principal preocupação seja com o seu futuro. Agora você pode ficar mais tranquilo, afinal, uma boa organização financeira permite que você poupe dinheiro e faça investimentos simples, seguros e rentáveis.  Assim, enquanto você guarda parte do seu salário, aquilo que é poupado não fica parado e começa a render. Saiba que, se você não tem investimentos, é muito mais difícil garantir o seu futuro financeiro.

Não sabe para onde o dinheiro vai? Saiba de tudo

Com a organização financeira, você passa a ter mais atenção no dia a dia em relação aos gastos, sejam eles seus, sejam eles da sua família. Isso faz uma grande diferença, pois ter consciência de como os seus recursos financeiros são usados é essencial para conseguir organizar as finanças. Assim você se entende melhor e conhece mais o estilo de vida de quem está ao seu redor.

Precisa de ajuda com a organização financeira? Sem problemas

Existem muitas ferramentas interessantes para ajudar com isso. A primeira delas é a planilha, que pode ser feita em um caderno à lápis ou em programas como o Excel ou as Planilhas do Google. Não importa, desde que você faça uma tabela simples de ganhos e gastos e comece a se organizar a partir dela.

Além disso, há o aplicativo Mobills, que permite registrar suas compras com data e local marcados, além do dinheiro que você recebe. Com essas informações, ele gera gráficos que mostram como o seu dinheiro está sendo gasto e com o que você mais gasta, além de muitas outras funcionalidades.

Por fim, o FinanceDesktop é um software que conta com diversos recursos que ajudam a administrar as contas. Com ele, é possível acompanhar as atualizações de contas bancárias, os investimentos, os planos de orçamento e o fluxo de caixa.

Você já entendeu por que ter uma boa organização financeira é importante, então agora é melhor colocá-la em prática, não é mesmo? Leia o nosso post sobre tudo o que você precisa saber para montar um planejamento financeiro e continue aprendendo a lidar melhor com o seu dinheiro.