Retorno da franquia: saiba como calcular e fazer o melhor investimento

A franquia é uma ótima oportunidade para quem deseja abrir um negócio e conquistar não só a independência financeira, como também realizar sonhos e projetos de vida. No entanto, para escolher bem e fazer um bom investimento, é necessário saber qual será o retorno da franquia.

De forma prática, significa descobrir o quanto você ganhará ao investir um valor para poder fazer parte de uma determinada franquia. O melhor cenário seria receber muito mais do que foi investido em um curto período de tempo, utilizando o menor esforço possível.

Porém, não é viável encontrar esse tipo de condição. A franquia é um empreendimento ideal para aqueles que gostam de trabalhar em equipe e contribuir para o crescimento da rede como um todo, dispondo do próprio dinheiro, tempo e talento para fazer com que isso aconteça.

Por conta dessas características, as franquias são negócios bastante lucrativos. Além disso, elas também são excelentes para empreendedores iniciantes, pois já foram testadas, têm clientes e disponibilizam suporte às unidades filiadas.

Se quiser compreender mais sobre o assunto e como calcular o retorno de uma franquia, continue a leitura deste artigo!

Como funciona o mercado de franquias e quais são as suas vantagens?

Antes de saber como medir o retorno da franquia é fundamental entender o funcionamento do mercado e quais são as vantagens em aderir ao sistema de franchising.

Primeiramente, é preciso entender o que são franquias. Elas podem ser entendidas como uma modalidade de negócio em que o franqueador (dono da rede) concede ao franqueado o direito de utilizar a marca, a infraestrutura, o know-how e comercializar os produtos ou serviços.

Como contrapartida, o franqueado deve investir na franquia para começar a trabalhar e também pagar uma parte do faturamento por meio de royalties e demais taxas. Ele terá uma receita bruta e lucro, ficando sob sua responsabilidade arcar com as despesas do dia a dia.

No Brasil, o setor apresenta bons resultados a cada ano. Em 2017, o crescimento registrado foi de 8%, sendo que o faturamento total saltou de R$ 151,2 bilhões para R$163,3 bilhões, de acordo com uma pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Franchising (ABF).

Além de ser uma área promissora no país, é muito vantajoso abrir uma franquia. Dentre os inúmeros benefícios, podemos citar:

  • não é preciso começar o negócio do zero — as franquias já contam com um plano de negócio bem estruturado, clientes e já são conhecidas no mercado;
  • apoio e treinamentos — o franqueado recebe suporte e capacitação específica para montar toda a unidade e manter o padrão dos serviços ou produto oferecidos;
  • divisão e melhor planejamento dos custos — as despesas relacionadas a instalação da unidade são pré-determinadas e os custos para ações de marketing são divididos;
  • autonomia jurídica e financeira: o franqueado tem a liberdade de solicitar crédito junto aos bancos para qualquer tipo de investimento na franquia.

Também é importante ressaltar que todas as regras do sistema estão determinadas pela lei número 8.955, conhecida como Lei de Franquias. Entre diversos aspectos, ela estabelece que a Circular de Oferta de Franquia deve ser disponibilizada para o interessado em ser franqueado, no mínimo, 10 dias antes da assinatura do contrato.

A descrição detalhada do negócio, obrigações e diretos do franqueado e do franqueador, e os valores da taxa de franquia, de instalação, royalties e demais pagamentos devem estar presentes no documento, conforme indica a legislação.

Afinal, o que é retorno sobre investimento?

Agora que você compreendeu como funcionam e quais são os benefícios das franquias, vamos ajudá-lo a entender o que é o retorno sobre investimento.

O termo vem da expressão em inglês Return over Investment, também conhecido apenas pela sigla ROI, e serve para medir os ganhos ou as perdas de uma determinada aplicação financeira. Ele pode ser utilizado em diversas situações, por exemplo:

  • projetos;
  • campanhas de marketing;
  • pesquisas;
  • CDBs;
  • fundos;
  • ativos de renda fixa.

Além dos itens indicados, o cálculo do ROI também pode ser aplicado para as franquias. O indicador mostra se investir o dinheiro nesse tipo de negócio é rentável ou não. Porém, para que, de fato, seja aproveitado ao máximo o resultado do ROI, outros fatores devem ser considerados, como a capacidade de gestão do empreendedor e o tempo disponível para o trabalho.

Outro ponto importante é que ele também serve para medir a eficácia, ou não, de qualquer tipo de ação proposta pelo franqueado que já iniciou a operação da unidade.

Por que é importante calculá-lo?

Calcular o ROI para descobrir o retorno da franquia é algo crucial para qualquer empreendedor, tanto para os iniciantes quanto para os mais experientes. Afinal, você precisa saber se o seu dinheiro será bem investido, não é mesmo?

Em primeiro lugar, o ROI é uma excelente ferramenta para medir a lucratividade de uma franquia. Isso é feito por meio da avaliação entre custo — investimento inicial necessário — e benefício — o valor que será gerado como retorno.

Além disso, o indicador permite comparar a rentabilidade entre negócios de áreas diferentes. Imagine que você esteja em dúvida sobre qual franquia participar. Ao calcular o ROI será possível descobrir o retorno por cada uma delas.

Entretanto, é importante destacar que a aplicação inicial deve ser a mesma e que elas tenham uma estrutura semelhante para realizar uma boa comparação. Assim, com o resultado em mãos, será mais fácil identificar a melhor oportunidade.

Outra questão relevante é em relação ao tempo. Quando for comparar o ROI de diferentes tipos de franquias tenha em mente de que o índice obtido é para um prazo específico. Por isso, de nada adianta estabelecer uma comparação de negócios que tenham uma duração diferente estabelecida por meio do contrato.

Como calcular o retorno de investimento de uma franquia?

Depois de entender os conceitos iniciais, chegou a hora de colocar a mão na massa e descobrir como calcular o ROI de uma franquia. A fórmula é simples e, conforme indicado abaixo, quando multiplicado por 100, o resultado obtido é em porcentagem:

Receita – custo / custo × 100 = ROI

Como indicado, a receita deve ser entendida como os ganhos. No caso da franquia, isso pode significar o faturamento médio ou lucro, informação que o franqueador é obrigado a disponibilizar para o interessado. O valor indicado pode ser medido por ano ou por mês.

Por outro lado, o custo é a soma de todos os valores investidos. Taxa de franquia, capital de giro e royalties são considerados como custo. Mais adiante, vamos detalhar o significado de cada um deles.

Portanto, como dito inicialmente, esse método pode ser utilizado em diversas situações, tanto para as mais específicas (projetos e planos de ação) quanto para as mais amplas, como uma franquia. O resultado indicará se uma estratégia é bem-sucedida ou não e, até mesmo, a rentabilidade de um negócio específico.

Quais são os cuidados ao calcular o ROI?

Embora o ROI seja um dado bastante significado, o índice apresenta limitações em alguns aspectos. Como visto, o tempo não é uma variável considerada. Portanto, apenas dizer um determinado valor de ROI não é suficiente, já que é preciso atrelar o resultado ao período específico. Um índice 7% pode ser positivo ser for mensal, mas negativo ao longo de um ano.

Isso acontece porque os impostos, a inflação e outros indicadores financeiros e econômicos podem acabar corroendo o retorno sobre investimento ao longo do tempo. Um outro fator limitante está relacionado aos valores utilizados para a receita, uma vez que, se for considerado o faturamento bruto, certamente o ROI será bastante alto.

Porém, não necessariamente significa uma boa notícia, pois não foram descontados os gastos básicos do funcionamento da franquia e o pagamento do pró-labore (espécie de salário) do franqueado.

Quais são as variáveis que influenciam na métrica?

É necessário considerar algumas variáveis para que o ROI seja o mais preciso possível. Assim, você conseguirá escolher uma franquia de forma mais segura, evitando a perda dinheiro. Abaixo, selecionamos os principais fatores que influenciam diretamente no valor que deverá ser investido e qual o significado de cada um deles. Veja!

Taxa de franquia

Também conhecida como taxa inicial ou de licença, a taxa de franquia é um valor pago para ingressar na rede. A cobrança é feita uma vez e utilizada para validar o contrato. No entanto, ela poderá ser cobrada novamente a cada renovação. É essencial ficar atento quanto aos termos do acordo, principalmente aos valores e prazos.

A taxa de franquia é parte do investimento que o franqueado faz para utilizar a marca e iniciar a nova filial. Por esse motivo, ela deve ser considerada para o cálculo do ROI.

Capital de giro

O capital de giro também deve ser considerado para calcular o ROI, pois ele indica a quantia necessária para manter o funcionamento da unidade. Equipamentos, salários de funcionários, pagamento de fornecedores e de contas como de luz e internet são alguns exemplos de despesas de caixa do negócio.

Capital para instalação

Para abrir uma franquia, também é importante considerar o valor destinado para a obtenção de um ponto comercial, que faz parte do capital para instalação.

Ao incluir essa variável no cálculo do ROI é possível, dentre outros aspectos, avaliar se é mais vantajoso alugar ou comprar um imóvel onde a unidade funcionará. Lembre-se ainda de incluir o gasto para instalação e para reformas, caso seja necessário.

Royalties

Por fim, para usar a marca e todo o conhecimento da franquia que você escolheu, será necessário pagar uma taxa mensal que é conhecida como royalties, outra variável do ROI.

Essa porcentagem pode mudar bastante de acordo com cada rede. Ela é determinada no contrato e, geralmente, é calculada sobre a previsão de faturamento de cada unidade. Franquias do setor de serviço, por exemplo, podem cobrar entre 5% e 10% sobre a arrecadação total de cada franqueado.

Como o ROI deve ser analisado para uma franquia?

Você já sabe qual é a fórmula para o cálculo do ROI e as variáveis a serem consideradas sobre o valor total a ser investido. Entretanto, como isso tudo funciona na prática e como analisar o resultado?

Vamos utilizar um exemplo prático. Você decidiu ter o próprio negócio e escolheu uma franquia da área de limpeza e conservação, como a Mary Help. Ela oferece serviços para residências e empresas que buscam diaristas, como faxineiras, cozinheiras, auxiliares de limpeza, entre outros.

Para participar da rede e ser um franqueado, o investimento inicial é de, no mínimo, R$ 40 mil. Em média, de acordo com a região e a capacidade de gestão do filiado, cada unidade com mais de um ano de operação tem um faturamento que varia de R$ 30 mil a R$ 130 mil por mês e um lucro líquido entre 15% e 25%.

Aplicando uma taxa de lucratividade de 15% em uma arrecadação de R$ 30 mil mensais, ao final de cada mês teremos um lucro no valor de R$ 4.500. Em 1 ano, a soma total será de R$ 54.000. Agora, basta utilizar a fórmula para obter o retorno do investimento dessa franquia com base no lucro total, que será a receita para o cálculo do ROI. Assim temos:

ROI = (Receita – custo / custo) × 100

ROI = (R$ 54.000 – R$ 40.000 / R$ 40.000) × 100

ROI = (R$ 14.000 / R$ 40.000) × 100

ROI = 0,35 × 100

ROI = 35%

O resultado indica que o ROI é de 35%, ou seja, um investimento muito rentável. Porém, para avaliar adequadamente o resultado, é preciso levar em conta alguns aspectos.

Se por mês o faturamento bruto for de R$ 30 mil, sem descontar qualquer despesa, ao final de 1 ano é possível obter R$ 360 mil. Assim como qualquer outro negócio, é preciso descontar o quanto você receberá e as despesas fixas como pagamento de funcionários e contas de luz, internet ou aluguel do ponto.

Por exemplo, se você determinar que receberá, por ano, R$ 60.000, desconte esse valor do total do faturamento, assim como o lucro obtido no período (R$ 54.000). Com isso, sobrará R$ 246 mil por ano para todas as outras despesas.

É necessário considerar o ROI para escolher uma franquia?

Calcular o retorno da franquia é uma das maneiras de avaliar a projeção de rentabilidade que ela pode proporcionar. Como cada uma delas oferece condições diferentes, o ROI é uma forma mais palpável de comparação, desde que as variáveis sejam consideradas.

Antes de decidir fazer parte de uma franquia, tenha consciência de que o percentual indicado pelo ROI somente será conquistado por meio do trabalho e dedicação do gestor da filial. Investir em franquias é diferente do que aplicar o dinheiro em uma ação ou deixá-lo render na poupança. O rendimento para esses dois últimos casos é passivo, ou seja, os juros trabalharão por você.

Por outro lado, o investimento utilizado para iniciar uma franquia só gerará retorno por meio do seu próprio esforço e comprometimento com o trabalho. Portanto, além do ROI, quem tem interesse de fazer parte de uma rede deve considerar certos aspectos.

Avaliar o próprio perfil

Muitas pessoas que decidem abrir o próprio negócio e ter uma franquia comemoram o fato de se verem livres do chefe e, de certa maneira, isso é positivo. No entanto, quem opta por esse caminho não contará com os benefícios e a estabilidade de um emprego com carteira assinada, já que o empreendedor lidará com imprevistos e deverá desenvolver habilidades como investidor.

Cuidar da gestão de pessoas e da contabilidade, tomar decisões de forma constante, colocar a mão na massa para realizar as tarefas do dia a dia e lidar com os fracassos que surgirão durante o processo são algumas das responsabilidades do franqueado.

Trabalhar com o que gosta

De nada adianta o retorno da franquia ser elevado se você não tiver afinidade e gostar de trabalhar com aquele determinado segmento. Uma boa dica é optar por franquias que estejam relacionadas com a sua formação ou com a área em que mais atuou durante sua carreira profissional. Agora, se o objetivo é mudar de setor, procure descobrir o que realmente gosta de fazer.

Isso é bastante importante, principalmente porque a franquia, por mais flexível que ela seja, exige um grande comprometimento e dedicação da parte do franqueado.

Saber como funciona sistema

Independentemente do retorno que a franquia pode proporcionar, é essencial ter conhecimento sobre como funciona o sistema. Ele tem inúmeras particularidades e oferece vantagens, mas desvantagens também. Ainda que a figura tradicional do chefe não esteja presente, o franqueado deve lembrar-se de que está inserido em uma rede junto com outras filiais e a sede.

Assim, ele terá liberdade para tomar decisões em determinadas áreas, mas em outras não. Além disso, a unidade será supervisionada para manter o padrão de qualidade e os resultados gerados serão avaliados também.

Verificar o valor do investimento

Como é possível observar no exemplo indicado para o cálculo do ROI, é necessário um investimento inicial para participar da rede de franquia. Esse valor pode variar de acordo com as condições estabelecidas no contrato, mas ele sempre é exigido.

Por isso, procure saber exatamente quanto deverá pagar. Uma boa dica é entrar em contato com outros franqueados e buscar bastante informação sobre o assunto. Em seguida, faça uma avaliação de quanto tem disponível e se realmente vale a pena utilizar todas as suas economias para fazer parte da franquia.

Ter uma boa organização financeira

Antes de escolher uma franquia e analisar o ROI, saiba que é fundamental ter uma boa organização das finanças. Assim, será possível determinar, com clareza, suas metas, gastos e ganhos.

O planejamento financeiro é importante para diversas áreas da vida, mas é ainda mais relevante para quem decide abrir um negócio. Com ele, será possível determinar o aporte inicial para o empreendimento, estratégias para redução de custos e os gastos para implementação de novos produtos ou serviços.

Avaliar o mercado e a área de atuação

Já parou para avaliar o mercado e a área de atuação em que pretende atuar com a franquia? De forma geral, o sistema de franchising apresenta cada vez mais bons resultados no país. Mesmo assim, cada área de atuação tem características e exigências específicas. Uma franquia do setor de alimentação pode ser muito rentável, mas requer o cumprimento de uma série de normas para que ela funcione.

Por outro lado, as microfranquias são menos burocráticas e apresentam uma estrutura mais enxuta para quem está começando a empreender.

Como a qualidade da franquia influencia no ROI?

O ROI leva em consideração o custo para iniciar uma franquia. Porém, esse valor é cobrado não apenas para permitir o uso da marca, já que, por lei, o franqueador é obrigado a fornecer todo o suporte para que a nova unidade possa operar.

Quanto maior for esse apoio, melhores são as condições para o desenvolvimento do negócio. Assim, mesmo que de forma indireta, a qualidade da rede de franquia acaba influenciando no resultado do ROI.

Por isso, é indicado que alguns itens façam parte do contrato, como treinamentos, fornecimento de um manual operacional, assistência para o projeto arquitetônico e para a escolha do local.

A Mary Help, por exemplo, indica quais são as melhores regiões para instalação de uma nova unidade, fornece um projeto de layout para manter a padronização visual da rede e disponibiliza o acesso aos fornecedores de mobília e de uniformes. Ela também fornece um sistema de comunicação via web entre a sede e os demais franqueados, de forma a garantir um suporte mais eficiente.

Sem contar o fato de que todo franqueado passa por um curso de imersão, com duração de uma semana, e conta com uma universidade corporativa, no qual é possível fazer cursos de aperfeiçoamento visando o melhor atendimento ao cliente.

Além disso, a Mary Help cresce a cada ano. Em 2017, a rede registrou um crescimento de 25,8%, totalizando um faturamento de R$ 24 milhões no período. Atualmente, a empresa tem mais 70 franqueados distribuídos em diversas regiões do país.

Agora que você sabe mais sobre retorno da franquia, o que acha de começar a fazer parte desse time de sucesso? Assine a nossa newsletter e fique por dentro de mais novidades!