Você sabe quais são os melhores negócios lucrativos de baixo custo?

Finalmente, a economia do país vem dando sinais de que a crise está nos deixando e montar negócios lucrativos pode se tornar ainda mais tentador. Uma pesquisa divulgada no site G1 revelou que mais 11 milhões de empresas foram criadas por necessidade durante o período da crise econômica.

Com pouco dinheiro para investir e muitas contas para pagar, é preciso escolher algo rentável e de baixo custo para conseguir obter sucesso. Neste post, vamos ajudá-lo listando oito tipos de negócios que são bastante lucrativos e que podem ser abertos mesmo com pouco capital. Continue a leitura e confira!

Por que os negócios de baixo custo podem ser a melhor opção?

A primeira resposta para essa pergunta é simples: porque você vai precisar de pouco dinheiro para começar. E você pode estar em um momento da sua vida financeira em que grandes investimentos estejam totalmente fora de seu alcance.

Mas não é só isso. Esse tipo de negócio costuma ser bem pequeno, o que permite que outras atividades possam ser realizadas em paralelo. Se você está empregado, por exemplo, é possível começar sem precisar pedir demissão até que o negócio se firme e cresça.

Se você está desempregado, pode aproveitar o tempo livre para se dedicar ainda mais ao aprendizado sobre a atividade escolhida para começar com tudo.

Além disso, o baixo valor de investimento facilita a percepção do retorno, o que possibilita um crescimento mais acelerado.

Quais os tipos de negócios lucrativos de baixo custo?

Vamos ver, agora, oito exemplos de atividades que não precisam de grandes investimentos e têm uma rentabilidade boa. Preparados?

Serviços de reforma de roupas

A reforma de roupas nunca sai de moda. Além disso, em períodos de crise, a tendência é de crescimento, pois muitas pessoas optam por consertar suas roupas em vez de comprar novas.

Além disso, há as customizações e transformações de peças que têm ganhado cada dia mais adeptos.

Você pode começar com um máquina de costura reta e talvez uma de overlock. Linhas, tesouras, alfinetes e um manequim de alfaiataria. E pode começar em casa mesmo. À medida que o negócio for crescendo, os serviços podem ser mais sofisticados com a compra de máquinas mais modernas e o investimento em cursos de especialização.

Venda de lanches caseiros

O ramo alimentício é sempre uma boa aposta. Principalmente se você está precisando de renda extra. A venda de lanches naturais pode ser feita na faculdade, na escola, no trabalho, para os vizinhos e em diversas outras situações.

É importante atentar para as questões sanitárias e de saúde, escolher ingredientes de qualidade e nunca reaproveitar os lanches que não forem vendidos dentro do prazo.

Os tipos de lanches mais vendidos são os sanduíches naturais, as saladas, os bolos em potes, os salgados e os bombons.

Se o negócio começar a crescer, é possível até montar uma lanchonete.

Comercialização de artesanatos

A quantidade de tipos de artesanatos é quase infinita. Você pode fazer roupas, brinquedos, itens de decoração, móveis e muitos outros. Se você tem facilidade com trabalhos manuais, esse pode ser o seu tipo de negócio ideal.

Alguns tipos de artesanatos têm materiais mais baratos, sendo a mão de obra o maior de todos os custos. No início, até que você aprimore a técnica, o trabalho pode não render tanto, mas, em pouco tempo, a fluidez melhora e os lucros são percebidos.

Para vender, você pode conseguir vagas em feiras de artesanato, estabelecer parcerias com lojas ou comercializá-los em casa mesmo.

Cuidados com idosos

A qualidade de vida tem aumentado e, com isso, a população de idosos também. Nem todos eles têm condições de cuidar de si próprios ou podem contar com a ajuda de parentes. É nesse cenário que entra o cuidador de idosos.

Para ser cuidador de idosos, é preciso fazer um curso especializado e gostar de cuidar de pessoas. E não é difícil encontrar quem procure por esse tipo de profissional. Você pode se cadastrar em uma agência ou oferecer seus serviços pelas redes sociais e no famoso boca a boca.

Cerimonial para eventos

Montar uma equipe de cerimonial tem um custo bastante baixo. É importante investir em cursos e na solidificação do seu nome no mercado. Para isso, ganhar pouco, no início, é praticamente inevitável. Mas, prestando o serviço com qualidade e aproveitando cada experiência para aprimorá-lo, o retorno vem logo.

Para ser um bom cerimonialista, você precisa ter bastante autocontrole, ser calmo e paciente. Saber negociar também é importante para conseguir fornecedores bons a um preço acessível para o cliente.

Serviços de beleza e estética

Montar um salão de beleza completo pode ter um custo bem alto, mas existem diversos serviços de baixo investimento dentro de um salão pelos quais você pode começar.

Serviços de manicure, depilação, designer de sobrancelhas e muitos outros podem ser montados, até mesmo, dentro de casa.

Faça cursos profissionalizantes, esteja sempre atualizado quanto às tendências na área da estética e comece oferecendo os serviços para amigos e vizinhos. Conte com a ajuda das redes sociais para a divulgação.

Passeador de cães

Com toda a correria do dia a dia, muitos donos de cães não têm tempo de passear com seus animais e pagam por esse serviço. Pode parecer algo simples e banal, mas muitos desses cães moram em apartamentos e o confinamento acaba causando problemas psicológicos e, até mesmo, físicos.

Se você mora em um prédio ou próximo de algum, com certeza encontrará pessoas dispostas a pagar para você passear com seus cães. E é possível passear com mais de um cão por vez e fazer vários passeios ao longo do dia, aumentando o faturamento.

Franquia de limpeza

Ter uma franquia é uma forma muito interessante e vantajosa de abrir um negócio. Ela junta duas coisas altamente produtivas: a franquia, em si, e a área de serviços gerais.

Ao contrário das atividades listadas anteriormente, por se tratar de uma franquia lucrativa, muita coisa já vem pronta e formatada, sem precisar passar pela fase de construção e fortalecimento da marca, criação de processos e gastos com divulgação.

Os serviços de limpeza sempre têm procura no mercado, então, representam um setor que não se abala tão facilmente com as frequentes oscilações da economia. Isso traz ainda mais segurança de retorno do investimento.

É importante ressaltar que é preciso ser criterioso na escolha do parceiro para esse tipo de negócio. Encontrar uma parceria sólida e de confiança garantirá o sucesso da sua empreitada.

Se você gostou de conhecer os melhores negócios lucrativos de baixo custo, compartilhe este post com seus amigos em suas redes sociais.