4 dicas de limpeza dos travesseiros para fazer em casa!

4 dicas de limpeza dos travesseiros para fazer em casa!

Os lençóis e as fronhas sempre têm um dia da semana para serem lavados. Agora, o travesseiro, que está conosco por pelo menos 6 horas por dia, é sempre esquecido. Suor, oleosidade da pele e saliva podem contribuir para sujar o nosso travesseiro. Por isso, vamos conferir agora 4 dicas para higienizar esse que é nosso companheiro inseparável e que se tornou indispensável às nossas noites de sono.

Lavando a mão e secando

A maioria dos travesseiros não possui nenhuma restrição quanto à utilização de máquinas na hora de lavá-los. Contudo, se o seu travesseiro possui alguma especificidade ou se você apenas prefere lavá-lo à mão, siga as seguintes instruções: retire a fronha e a capa de proteção e afunde-o em um balde d’água. Em seguida, use sabão líquido para esfregar toda a região exterior do tecido, depois enxague bem até sair todo o sabão.

Por fim, aperte-o ou coloque-o na centrífuga para extrair o excesso d’água e ponha-o para secar na sombra e na posição horizontal.

Lavando à máquina e acabando com as bactérias

Se o seu travesseiro pode ser lavado à máquina e você não tem nenhuma restrição quanto a isso, junte dois deles e coloque-os na horizontal, para melhor equilíbrio da sua lavadora. Depois programe a máquina para bater no modo suave e utilize mais detergente do que o habitual, ou se preferir, sabão líquido.

Para a secagem, siga a mesma dica apresentada anteriormente e jamais utilize secadora ou torça o travesseiro, pois isso causará dano e possível perda da peça. Além disso, não coloque seu travesseiro para lavar se ele possuir furos ou pequenos rasgos, já que a máquina de lavar só aumentaria essas brechas.

Como não é possível perceber a olho nu se o interior do travesseiro está seco, você pode usar a seguinte artimanha: pegue o travesseiro antes e depois de lavar e, se ele estiver mais pesado, significa que pode haver água em seu interior. Evite utilizar o travesseiro se não tiver certeza de que ele está seco, para evitar contrair doenças.

Agora, se você quer que a limpeza seja total, incluindo a eliminação de bactérias, fungos e ácaros, atente-se para a seguinte dica.

Quando acabar de lavar, coloque o seu travesseiro dentro de um saco plástico e ponha-o no congelador da sua geladeira. Mantenha-o lá por algum tempo, cerca de 12 horas são o suficiente. A baixa temperatura cuidará do resto, já que esses micro-organismos não suportam temperaturas extremas, sejam elas altas ou baixas.

Limpar o travesseiro é uma tarefa que precisa ser feita com regularidade. Contudo, você pode prolongar a sensação de travesseiro recém-lavado mantendo três hábitos que tomarão apenas um dia do mês: colocar o travesseiro para tomar um ar, bater na secadora durante uns 3 minutinhos e dar rápidos banhos de sol na peça. Além do mais, respeite a recomendação médica de troca, que é no máximo de dois em dois anos.

Se você gostou das dicas, entre em nosso site e conheça e contrate nossos serviços. Podemos te ajudar a limpar e organizar sua residência com facilidade!