6 dicas para você organizar suas gavetas da cozinha

Manter a cozinha em ordem é um verdadeiro desafio para muitas pessoas, afinal é por ali que a família toda passa durante o dia, faz refeições, conversa, muitos utilizam o espaço também para trabalhar, enfim, a cozinha é o coração da casa.

E nada melhor do que começar a organização da sua cozinha pelas gavetas, pois não existe nada mais irritante do que precisar de um talher e simplesmente não encontrá-lo porque as gavetas estão muito bagunçadas, não é mesmo? Para ajudar nesse processo de organização, reunimos aqui 6 dicas para você organizar suas gavetas da cozinha. Confira a seguir.

1 – A organização começa peça separação
Comece separando tudo o que estiver nas gavetas. Garfos, facas, colheres, peneiras, medidores, talheres maiores, entre outros. Procure se desfazer daquilo que já não tem mais utilidade, para evitar que fique apenas trancando canto.

2 – Invista em divisórias
Você com certeza já deve ter visto aquelas divisórias organizadoras para gavetas, não é mesmo? Pois fique sabendo que elas serão suas melhores amigas nesse processo de organização das gavetas da sua cozinha. Após separar todos os seus talheres e demais utensílios, coloque-os nas divisórias e veja a ordem se instaurar.

3 – As bugigangas existem, destine um lugar para elas
Mesmo após separar os talheres, se livrar do que não tem mais utilidade e arrumar tudo nas divisórias, você notará que ainda restarão aquelas coisas que você não sabe se deve se desfazer ou não. Na dúvida, faça uma gaveta para esses objetos, ou melhor, para essas bugigangas. Afinal, uma hora ou outra sempre acabamos precisando de alguma coisa que está ali.

4 – A segunda gaveta também precisa (e merece) ser organizada
Muitas vezes nossos cuidados estão só na primeira gaveta do armário da cozinha, afinal, ali estão os talheres que usamos diariamente, né? Mas você está redondamente enganado se acha que apenas essa gaveta precisa ser organizada, pois a segunda gaveta, onde geralmente ficam os talheres maiores, também merece essa organização.

Para isso, invista em divisórias com separações maiores para que os talheres maiores caibam, ou até mesmo pequenas caixas organizadoras.

5 – A organização deve seguir a frequência de uso
Essa dica é válida tanto para a organização das gavetas quanto para a cozinha como um todo, pois facilitará com que aquilo que é mais utilizado fique ao alcance mais fácil das mãos, enquanto o que é pouco utilizado, pode ficar um pouco mais guardado.

Pare um pouco e pense: se você possui um jogo de jantar que utiliza apenas em ocasiões muito especiais, faz sentido que ele fique no armário ocupando o espaço dos outros pratos que são utilizados no dia a dia? Não! O mesmo vale para os seus talheres e demais acessórios.

6 – Crianças em casa? Cuidados redobrados!
Se você tem crianças pequenas em casa, atente-se para que os objetos pontiagudos não fiquem dispostos nas gavetas, pois elas são muito baixas e de fácil acesso aos pequenos. Para que isso não aconteça, a dica é guardar os objetos em uma caixa organizadora com uma trava especial e guardá-la em cima do armário, onde só um adulto possa alcançar.