A higienização de aparelhos eletrônicos na pandemia

A Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou em seu site oficial que a Covid-19 pode ser transmitida de pessoa para pessoa por meio de pequenas gotículas, tanto do nariz quanto da boca, que se espelham com facilidade quando alguém infectado espirra ou tosse, por exemplo. Por isso, é fundamental ficarmos atentos a alguns cuidados importantes, como a higienização de aparelhos eletrônicos.

Tais aparelhos, que estão sempre à mão e podem ser compartilhados com familiares, amigos e colegas de trabalho, são capazes de disseminarem o vírus, caso não sejam limpos constantemente e de maneira eficiente.

Mas, afinal, como fazer essa higienização e reduzir os riscos de contágio da doença? Se você quer descobrir a resposta para essa pergunta, é só continuar conosco até o final deste artigo.

Antes de realizar a higienização, fique de olho nessas dicas!

O principal motivo para realizar a higienização de aparelhos eletrônicos é simplesmente evitar que alguém infectado com o coronavírus acabe utilizando esses itens, mesmo que involuntariamente, para transmitir o vírus. O modo como isso acontece é simples: basta que outra pessoa toque os equipamentos e leve as mãos aos olhos, boca ou nariz.

Por isso, garanta a limpeza dos seus dispositivos da maneira correta, mas sem danificá-los.

Antes de higienizar um aparelho eletrônico, desligue-o!

No caso de computadores, celulares ou qualquer outro item que utilize uma bateria, é importante retirá-la para garantir que a umidade não estrague a peça. Se o aparelho não possui esse componente, basta desligá-lo por completo (monitor, fonte, botão) e retirar o cabo da tomada, aguardando alguns minutos até que esfrie.

Já teclados, mouses ou qualquer outro equipamento pequeno, que não pode ser aberto ou desmontado, deve ser higienizado separadamente e sem o uso de produtos líquidos que podem causar danos irreversíveis.

Nem todo dispositivo deve ser limpo da mesma maneira

Alguns itens são muito mais sensíveis do que outros e devem receber um pouco mais de atenção, o que pode garantir que a vida útil de cada um seja mantida. Televisores e monitores, por exemplo, são extremamente sensíveis, sendo fácil danificá-los, principalmente ao utilizarmos panos “encharcados” de produto ou pressionarmos a superfície com mais força que o normal.

Por isso, a higienização de aparelhos eletrônicos deve ser feita com um pano levemente umedecido em álcool 70%, o que é eficaz, seguro e simples ao mesmo tempo.

Na dúvida, leia as instruções do fabricante

Se você não tem certeza sobre o que usar para garantir a higienização de aparelhos eletrônicos, basta conferir as instruções do próprio fabricante, afinal, ninguém conhece melhor o produto do que quem o produz.

Nesse momento, vale tudo:

  • Encontrar antigos manuais;
  • Consultar o site da loja onde o dispositivo foi adquirido;
  • Procurar por informações no site do fabricante;
  • Entrar em contato com o sac;
  • Fazer uma pesquisa rápida no Google.

O importante é realizar a limpeza da maneira correta, garantindo a segurança de todos.

Aprenda a limpar os equipamentos de forma simples

Se você precisa realizar a higienização de aparelhos eletrônicos, como celulares, notebooks e televisores, mas não sabe por onde começar, basta seguir as instruções abaixo:

  • Desligue seu dispositivo;
  • Providencie, preferencialmente, um pano de microfibra (do tipo usado para limpar vidros);
  • Caso não encontre um pano com esse material, basta utilizar um tecido macio e que não solte fiapos (evite guardanapos ou papel higiênicos, pois eles podem arranhar as telas);
  • Separe um frasco de álcool 70% e umedeça levemente o pano escolhido, sem exagerar, para que o líquido não escorra nas entradas e fendas.

No caso de teclados ou equipamentos difíceis de desmontar, opte por utilizar cotonetes ou um palito enrolado em algodão e levemente umedecido no mesmo produto.

Lembre-se que soluções com água e sabão não devem ser borrifadas na superfície no momento da higienização de aparelhos eletrônicos, para não causarem curto circuito.

Gostou de conhecer um pouco mais sobre o assunto? Então, entre em contato conosco e contrate os serviços de quem mais entende de limpeza no mercado!