A importância de desinfetar os travesseiros e colchões da sua casa

Você é alérgico ou mora com parentes que são? Então, compreende a importância em manter os móveis e objetos livres do acúmulo de poeira. Eliminar os ácaros é fundamental para não sofrer com reações alérgicas. Os travesseiros e colchões são os primeiros a serem desinfetados, afinal, ninguém merece respirar um tecido cheio de pó.

As pessoas com rinite e asma são as que mais sofrem com a explosão de ácaros, o ato de dormir pode ser algo bem complicado. Contudo, existem algumas medidas que podem ajudar a manter os travesseiros e colchões limpos e higienizados. Acompanhe as dicas a seguir:

A escolha do material faz toda a diferença

A escolha do material ajuda muito a evitar que os ácaros e fungos se proliferem, por isso é importante estar atento. A dica é evitar travesseiros e colchões que sejam preenchidos por ervas e plumas, uma vez que eles são mais propícios ao acúmulo. O ideal é optar por aqueles que sejam com material derivado de látex ou espuma.

No entanto, se prefere e quer optar pelas ervas e plumas, a dica é usar capas e protetores que sejam de materiais antiácaro. Normalmente, são costurados e contém zíper para o fechamento, o que é ótimo, porque os organismos ficam como que aprisionados ali.

Nunca lave os travesseiros com água

Uma dica muito importante está em evitar lavar os travesseiros com água. Nada de deixar de molho ou colocar na máquina de lavar. O que acontece é que durante o momento de secagem eles ficam muito tempo úmidos, o suficiente para fazer com que haja um ambiente propício para o desenvolvimento dos ácaros e fungos.

O conselho ideal é optar por uma lavagem a seco. O uso de aspiração de alta potência e produtos de higienização faz com que os materiais fiquem limpos sem precisar ter o contato com a água. Mais eficiência e mais saúde neste procedimento.

Aspire constantemente os colchões

E já que falamos de aspiração, ela é a melhor aliada para a limpeza com qualidade, favorecendo a saúde. Leve o colchão para uma área aberta e arejada, se possível, e depois faça a aspiração dos dois lados, meticulosamente, em todos os cantinhos. O ideal é usar uma boca do aspirador que seja própria, não a mesma utilizada na limpeza geral.

Se houver manchas na superfície, não utilize escovinhas e água em abundância, o correto é pegar um pano umedecido com água morna e vinagre e esfregar. O resultado é a limpeza e a higienização. Para evitar que os líquidos passem para a espuma do colchão, forre com uma capa impermeável.

O médico alergista Clóvis Galvão destaca que travesseiros e colchões com dois anos de uso já têm um terço de seu peso formado por ácaros e fungos. Um número muito alto e preocupante. Logo, o ideal é fazer a manutenção ou a troca a cada dois anos.

Precisa de ajuda para limpar o seu escritório ou residência? Acesse o nosso site e conheça mais sobre os nossos serviços. Contrate quem garante a limpeza e a higienização dos seus ambientes. Não perca tempo!