A importância de incluir as crianças nas tarefas domésticas

Uma pesquisa realizada pelo Mintel Group, do Reino Unido, mostrou que aproximadamente 76% das crianças não realizam tarefas domésticas. E se você pensa que essa falta de colaboração é apenas europeia, se engana. Nos Estados Unidos, o mesmo estudo foi realizado, mostrando que 72% também não auxiliam em casa.

Por fim, a estimativa é que, a cada quatro crianças, apenas uma seja responsável por algum tipo de dever, e essa diminuição drástica pode estar relacionada a uma série de fatores, como uma quantidade de cursinhos e atividades extracurriculares, a desvalorização do trabalho doméstico e até mesmo a presença de um pai ou tutor que as realize por conta própria.

Ainda assim, é fundamental entender que os pequenos precisam ter essa participação e que essa atividade vai muito além do que apenas limpar ou auxiliar. Saiba como essa ajuda pode ser benéfica para o seu filho e implemente agora mesmo.

Os benefícios

Sabe aquele adulto que vai chegando em casa, largando os sapatos pelo meio do caminho, uma trilha de roupas pelo chão e deixa jogado qualquer embalagem ou objeto que tenha acabado de utilizar? Se você quer prevenir que no futuro exista uma pessoa assim, comece desde agora a educar seu filho.

Uma criança que colabora em casa, entende o quão cansativo foi organizar e cuidar de tudo para que aquele ambiente ficasse impecável, ela valoriza o trabalho que teve e sabe o esforço gasto para ter tudo em ordem. Com isso, a chance de que ela desarrume, sabendo que terá que arrumar de novo, é infinitamente pequena.

Além disso, ao incentivar o seu filho a auxiliar em casa, você o está estimulando a ter noções de limpeza, organização, cozinha e planejamento financeiro. Isso será muito bem-vindo mais a frente, quando ele ou ela precisar cuidar do espaço em que vive. Lembre-se: você não estará lá para sempre para cuidar de tudo. Ele precisa se virar.

Ademais, ao distribuir tarefas, você o ajuda a trabalhar em equipe, ensina como um trabalho colaborativo pode ser enriquecedor e cria um sentimento de pertencimento ao grupo familiar.

E não é só isso. Caso tenha filhos e filhas, dividir as funções igualmente quebra o estereótipo de que os afazeres são apenas das mulheres, o que, inconscientemente, já começa a desfazer uma série de pré-conceitos de gênero e de tratamento diferenciado para os meninos e meninas. Acredite, você criará homens extremamente parceiros, não aqueles que ajudam de vez em quando.

As tarefas

De acordo com a idade, saiba o que pode ser feito pela sua criança:

• Dois e três anos: arrumar os brinquedos, alimentar os animais de estimação e levar a roupa suja para o cesto.
• Quatro e cinco anos: ajudar a fazer a cama, colocar a mesa, limpar o pó e ajudar a arrumar as compras de supermercado.
• Seis a oito anos: ajudar a estender a roupa lavada, usar vassouras e aspiradores, e participar na preparação das refeições.
• Nove a doze anos: limpar o banheiro, levar o lixo para fora, ajudar a lavar o carro, auxiliar na limpeza e manutenção tanto da parte externa quanto da externa.

Quero ajuda extra

Se você não está dando conta das tarefas e acha que precisa de mais ajuda além da que seus filhos oferecem, nós entramos em ação. Somos uma rede pioneira que faz agenciamento de diaristas e terceirizamos mãos de obra para limpeza em 68 unidades espalhadas pelo país.

Com experiência no mercado, podemos te ajudar a encontrar a harmonia em seu lar e a organizar tudo da maneira que sempre sonhou. Contrate agora mesmo e mude de vida!