Afinal, de quanto em quanto tempo devo trocar a roupa de cama?

Trocar a roupa de cama é, sem dúvidas, um momento de muita alegria e conforto. Afinal de contas, não existe nada melhor do que dormir com lençóis e fronhas limpinhos e cheirando a amaciante, não é mesmo?

No entanto, muitas pessoas não sabem que existe uma certa periodicidade para que a roupa de cama seja trocada. Periodicidade essa que leva em consideração, inclusive, o acúmulo de poeira e ácaros, os quais são extremamente nocivos à saúde, principalmente ao trato respiratório.

Se você também tem dúvidas quanto à periodicidade da troca das roupas de cama, não se preocupe. No texto de hoje falaremos especialmente sobre de quanto em quanto tempo a roupa de cama pode ser trocada. Boa leitura!

Quando trocar as fronhas?

Você com certeza já sabe que, durante o sono, tanto ácaros quanto poeira são acumulados nas fronhas. Devido a isso, o recomendado é que as fronhas sejam trocadas no mínimo uma vez por semana. Assim, doenças como asma e rinite, por exemplo, são evitadas.

Quando trocar os lençóis?

Assim como os travesseiros, os lençóis também acumulam ácaros e poeiras durante o sono. E, além disso, eles ainda são um verdadeiro “cemitério” de células mortas, já que o nosso corpo está em um processo constante de renovação celular.

Por isso, a periodicidade ideal de troca para os lençóis também é de uma semana. Menos no verão, quando você deve estar atento à transpiração e à troca mais assídua dos lençóis.

Quando trocar os edredons?

Por se tratar de uma roupa de cama mais pesada, o edredom não necessita passar por lavagens com uma periodicidade muito grande. O ideal é que sejam lavados de três em três meses, e que a maior atenção seja dada ao seu procedimento de secagem, já que é essa parte a responsável por impedir que ele acabe não secando direito e acumulando fungos ou até mesmo outros organismos.

É preciso estar atento também à forma como os edredons devem ser guardados, já que nunca devem ser armazenados dentro de sacos plásticos, mas sim em fronhas, o que possibilita a sua transpiração e, por consequência, acabam impedindo que fiquem com “cheiro de guardado”.

E os colchões e travesseiros?

Você há de concordar que de nada adianta manter lençóis, fronhas e edredons sempre limpos e trocados na periodicidade certa, se os colchões e travesseiros também não passarem por uma limpeza completa periodicamente, não é mesmo?

Afinal de contas, eles também acumulam ácaros, poeira, entre outros organismos. Portanto, para garantir que seus colchões e travesseiros estejam sempre limpinhos e prontos para ser desfrutados, o recomendado é que você os aspire com o aspirador de pó pelo menos uma vez por semana.

Com isso, você acabará se livrando de micro-organismos como ácaros, poeira, e até mesmo os restos de pele. E, caso você não tenha um aspirador de pó, não tem problema, basta sacudir tanto os travesseiros quanto os colchões por alguns minutos e pronto, já estarão prontos e limpinhos.

E aí, o que achou de nossas dicas? Para mais dicas como essas, acesse www.maryhelp.com.br.