Afinal, qual a idade ideal para começar a ensinar tarefas domesticas para as crianças?

Uma das grandes dúvidas que podem surgir para os pais quando os filhos começam a crescer é de que forma e quando ensinar a eles sobre tarefas domésticas. Qual a idade correta para dar a eles funções no cuidado do lar?

Saber exatamente o momento de introduzir estes conceitos na vida das crianças é uma ótima prática, também, para ensiná-los a ter comprometimento e responsabilidade. Por isso, fazer o processo corretamente, ajuda bastante no crescimento e maturidade delas.

Desta forma, confira abaixo, algumas dicas sobre as idades ideais para que as crianças comecem a exercer funções nas tarefas domésticas.

Tarefas apropriadas para cada faixa de idade

É importante destacar que há um processo gradativo de realização de funções nas tarefas domésticas por parte de crianças. Desde pequenos, eles podem se acostumar a ajudar, aumentando naturalmente a complexidade e quantidade dos trabalhos.

Logo aos 2 ou 3 anos de idade, os pequenos já podem auxiliar na organização das coisas que utilizarem. Por exemplo, podem aprender a guardar seus brinquedos após utilizarem, entre outras tarefas que mostrem a importância de manter a casa organizada.

Nos anos seguintes, até os 5 de idade, já se pode aumentar a responsabilidade das crianças. Elas começam a arrumar a cama após se levantarem e podem auxiliar em funções como regar plantas ou guardar compras quando a família chega do supermercado. Aos poucos, elas vão aprendendo a seguir ordens e cumprir tarefas rotineiras.

A quantidade de atividades pode e deve ir aumentando ao longo dos anos. Com as crianças já acostumadas às tarefas rotineiras, elas tendem a realizar as coisas com mais naturalidade e qualidade, auxiliando bastante na organização da casa.

Aumento da quantidade de funções ao longo dos anos

Entre 6 e 8 anos, já são capazes de ajudar com as roupas, por exemplo. Podem estendê-las, recolhê-las e guardá-las nos locais apropriados. Também é recomendado que elas comecem a colaborar com as refeições, entendendo como preparar algumas delas.

Dos 9 anos em diante, considerando que já estão completamente inseridas e estimuladas a realizar todo tipo de função, elas se mantêm realizando tarefas as quais já estão acostumadas e ainda podem adicionar novos cuidados, como limpar móveis, lavar roupa.

Em casos nos quais a criança tenha irmãos mais novos, nesta idade, ela também já pode começar a ajudar a cuidar deles, principalmente se os pais tiverem uma série de compromissos e não ficarem em casa por tanto tempo.

A idade ideal para ensinar as tarefas domésticas às crianças depende de quais funções pretende passar para os pequenos. O mais importante é que eles sejam estimulados positivamente a assumir estes compromissos.

Além disso, não se pode fazer cobranças muito duras, que façam com que a criança trate os cuidados do lar apenas como uma ação para evitar broncas e castigos. É necessário mostrar a importância e a necessidade da organização da casa para toda a vida.

Gostou das dicas e quer saber ainda mais sobre serviços de limpeza em residências? Conheça nossas soluções! Somos uma empresa que agencia diaristas, terceiriza mão de obra e ainda realizamos processos seletivos para mensalistas. Não perca tempo e contate nossa experiência e qualidade. Confira nossos serviços e escolha o melhor para você.