Aprenda a limpar o teclado do seu computador

Em geral, sabemos que computadores e notebooks são essenciais para o nosso dia a dia. Isso porque conseguem satisfazer grande parte das nossas necessidades. Contudo, ao longo do tempo, esses equipamentos podem acumular sujeiras e resíduos sólidos, e logo, uma limpeza periódica deve ser realizada.

Com o teclado, não é diferente. Por disponibilizar pequenas brechas entre as teclas, o aumento do acúmulo de sujeira tende a ser ainda maior.

Quer saber mais sobre o assunto? Então, confira o nosso post abaixo e tire todas as suas dúvidas sobre a limpeza desse equipamento.

Como limpar o teclado do seu computador de forma eficiente?

Antes de tudo, se o seu teclado não estiver muito sujo e você perceber que basta apenas uma limpeza mais simples, desligue-o do CPU e o coloque em uma superfície plana, com um jornal por baixo. Depois disso, vire o teclado para baixo e comece a sacudi-lo levemente, a fim de que a sujeira caia sobre o jornal. Após isso, utilize um spray com ar comprimido e o direcione aos resíduos mais insistentes. Caso seja necessário repita o processo mais uma vez, até que o teclado esteja eficientemente limpo.

Feito isso, o próximo passo é utilizar um aspirador de pó nas teclas, mirando entre os lados das teclas até que os resíduos mais sólidos sejam retirados. Para a superfície do teclado, basta apenas utilizar um pano umedecido — de preferência uma flanela — e passar por todas as teclas, além da carcaça. Para acessar as partes mais estreitas que o pano não consegue limpar, utilize um cotonete umedecido.

Agora, caso o seu teclado esteja totalmente sujo e exigindo uma faxina ainda mais profunda, a opção é retirar cada peça do periférico. Contudo, evite tirar as peças maiores do teclado, como Enter e Shift. Por serem peças mais largas, a colocação tende a ser mais complicada. Lembrando que, antes de começar a limpeza, fotografe o seu teclado para mapear todas as teclas. Assim, na hora da reposição, você poderá certificar-se de que estão nos lugares certos.

Partindo para a prática, impulsione as teclas pra cima com uma chave de fenda e faça a limpeza do interior da carcaça com a ajuda de um pano umedecido ou até mesmo com os cotonetes umedecidos.

Caso você perceba que há manchas ou outros tipos de resíduos inesperados, pode ser interessante usar álcool isopropílico com a adição de água, visto que não é tão abrasivo. Lembre-se que a ideia, é não encharcar o equipamento de água, e sim apenas umedecê-lo e tirar todas as impurezas indesejáveis.

Depois que terminar, encaixe novamente as teclas no teclado, finalize com um pano seco por cima e pronto! Seu equipamento está novinho em folha.

Conclusão

Esse artigo te ajudou? A limpeza de um teclado é de suma importância para uma experiência ainda melhor de uso. Além de contribuir com a estética do seu aparelho, ele ainda não corre o risco de sofrer danos, já que o acúmulo de poeira pode provocar o desgaste.

Portanto, agora que você já sabe como fazer a limpeza do seu teclado, e de forma eficiente, que tal conhecer os nossos serviços? Acesse agora mesmo o nosso site e encontre serviços profissionais como esse.