As melhores dicas para armazenar alimentos na sua geladeira

Você já parou para pensar se está armazenando seus alimentos na geladeira de maneira correta? É possível que você tenha convicção que guarde da forma certa, de acordo com sua organização pessoal, mas existem algumas técnicas para realizar o armazenamento adequado desses alimentos na geladeira.

Ficou interessado? então confira agora mesmo as melhores dicas para você guardar os alimentos de maneira segura, priorizando a preservação dos alimentos e a saúde acima de tudo. Boa leitura!

Alimentos que devem ser armazenados

Para o melhor armazenamento, é necessário considerar os produtos que são fáceis de deteriorar e não podem ser armazenados por muito tempo. Esses devem ser preferencialmente colocados na geladeira, além disso, não deve haver excesso de produtos na geladeira, pois isso, consequentemente, afetará a sua capacidade de resfriamento, prejudicando a preservação dos alimentos.

Outro detalhe que poucas pessoas sabem é que as carnes devem ser colocadas apenas se forem usadas no mesmo dia, pois devem ser armazenadas no freezer, onde a temperatura é fria o suficiente para manter a carne congelada com a conservação ideal. Basicamente, esses são os principais alimentos que devem ser mantidos na geladeira: ovos, leite, queijo, manteiga.

Quanto à conservação do leite, exige uma atenção especial. O leite merece alguns cuidados, pois é muito importante tampar a abertura após o corte da embalagem, pois é a fonte do crescimento bacteriano. Também preste atenção à eficácia, porque mesmo o leite de longa duração (UHT) pode durar até três dias após a abertura.

Além disso, o queijo (derivado do leite) precisam de resfriamento máximo e devem ser colocados em uma vasilha fechada com tampa na parte superior da geladeira. É muito importante remover a água ao redor porque pode afetar o efeito de proteção.

Organização da geladeira

A gaveta inferior é o local com menos refrigeração, sendo mais indicada para guardar frutas e verduras, incluindo os legumes, pois são mais sensíveis às baixas temperaturas e podem até deteriorar, se armazenados incorretamente. A gaveta superior, por sua vez, é o local mais indicado para armazenar manteigas, temperos e as carnes para preparo no próximo dia.

Além disso, é muito importante também considerar as prateleiras e as suas funcionalidades. Na última prateleira, pode guardar frutas ou alimentos para descongelar. Já as prateleiras intermediárias são uma boa opção para armazenar alimentos prontos, cozidos e sobras, e tudo que será consumido mais rápido.

Tenha em mente a seguinte dica: quanto mais alta a posição na geladeira, mais baixa a temperatura. Portanto, a prateleira superior é a escolha ideal para armazenar leite, laticínios e os seus derivados de maneira geral.

O congelador ou freezer consiste no local essencial para armazenar alimentos congelados a fim de evitar estraguem rapidamente, por isso mantenha a temperatura do congelador sempre baixa.

Já na porta da geladeira é onde a temperatura mais muda e essa oscilação torna-se muito adequada para alimentos industrializados de consumo rápido, como bebidas, temperos, geleias e condimentos. Agora que você sabe sobre como armazenar alimentos de forma adequada na geladeira, aplique essas dicas úteis diariamente.