As melhores dicas para higienizar corretamente tapetes felpudos

Seja para qual for o ambiente da casa, sala, quarto, cozinha e até banheiro, os tapetes felpudos são ótimos no quesito decoração. Mas não é só isso, eles servem também para deixar os cômodos mais aconchegantes e, no frio, conseguem aquecer bem o ambiente.

Quando olhamos para esse tipo de tapete podemos até imaginar que sua higienização é mais trabalhosa do que os outros tipos que existem no mercado. Mas o fato é que os tapetes felpudos não exigem muito esforço na hora de serem limpos.

Se você tem uma dessas peças tão confortáveis e aconchegantes em casa, confira as dicas que preparamos para lhe ajudar a higienizá-los.

Lavagem a seco

Uma lavagem a seco ajuda a conservar os fios por mais tempo e é muito fácil de fazer.

O primeiro passo é aspirar bem o tapete com um bom aspirador de pó. Depois desse processo, misture amido de milho com a mesma medida de bicarbonato de sódio e espalhe bem por todo o tecido.

Deixe a mistura agir por uma hora e depois aspire novamente. A intenção em usar essas substâncias é matar os ácaros e fungos alojados no tapete e depois disso, poder aspirar toda a sujeira.

Lavagem com água e sabão

Para quem prefere lavagem com água, ao invés de usar o método a seco, o processo também é simples. Veja:

  • Use o aspirador de pó para limpar o excesso de sujeira;
  • Prepare uma solução com água e detergente neutro ou sabão líquido. Adicione uma pequena quantidade de amaciante para deixar o tapete macio e cheiroso;
  • Misture tudo ou agite bem até formar espuma;
  • Jogue a solução na superfície do tapete e esfregue levemente, no sentido dos pelos, com uma esponja ou escova macia;
  • Umedeça um pano em água morna e passe sobre o tapete para retirar o sabão e os resíduos;
  • Deixe secar naturalmente em local arejado.

Você pode também usar uma solução com vinagre. Ele consegue remover manchas e tirar odores do tapete, além de matar os microrganismos.

Misture detergente na água morna, acrescente três xícaras de vinagre e siga o mesmo processo indicado acima.

Para limpar o xixi dos cachorros, o vinagre também pode ser de grande auxílio. Nesse caso, pressione a área com várias camadas de papel toalha para absolver o máximo de urina possível. Em seguida, borrife o uma quantidade de vinagre puro na região afetada.

Com esse procedimento, o vinagre neutraliza a acidez da urina e mata os germes, além de eliminar o odor e fazer com que o cão passe a evitar aquele espaço.

É muito importante higienizar os tapetes periodicamente, principalmente os felpudos, porque possuem muito pelo e podem acumular mais microrganismos causadores de problemas respiratórios.

Além disso, ficar muito tempo sem lavar o tapete faz com que ele fique com odor, principalmente em dias muito úmidos. Por isso, disponha sempre de um tempinho na sua rotina para cuidar desse tipo de limpeza doméstica.

Por falar em limpeza, que tal contar com profissionais capacitados para cuidar da limpeza da sua casa ou escritório? Entre em contato com a Mary Help e conheça nossos serviços.