As melhores dicas para limpar o interior do seu carro

A higienização do interior do carro é tão importante quanto a limpeza do seu exterior. A limpeza da parte de dentro do automóvel garante a segurança dos ocupantes do veículo e a longa durabilidade dos itens do carro.

Ao longo do tempo, com a utilização do carro, o automóvel pode começar a apresentar sinais de poeira, manchas, bactérias e mau cheiro, prejudicando o bem-estar de quem utiliza o veículo.

Cuidados com a higienização interna do veículo

A limpeza por dentro do carro deve ser feita a cada seis meses, no máximo. Existem empresas especializadas que fazem a limpeza utilizando produtos homologados pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).

Porém, qualquer pessoa pode fazer a higienização do seu veículo, desde que atenta as exigências necessárias para mantê-lo bem conservado e limpo. Utilize sempre os produtos necessários indicados para a correta limpeza do veículo e não prejudicar sua funcionalidade.

Dicas para fazer a limpeza do seu carro

Mas a limpeza de um carro não é tão complexa como se imagina. Utilizando os produtos certos é possível fazer uma ótima limpeza. Pano, aspirador de pó, esponjas macias e sabonete neutro são produtos que podem ser utilizados para esse fim.

• Tapetes:

É a etapa de limpeza mais simples. Todos os tapetes do carro devem ser lavados. Basta retirá-los do veículo e limpá-los com água e sabão. Utilize uma escova caso exista alguma sujeira mais grossa para ser retirada. Após totalmente secos, coloque-os de volta no veículo.

• Painel de instrumentos:

Essa parte requer mais atenção durante a limpeza pois, como está conectado ao sistema elétrico do carro, ao entrar em contato com a água ele pode ser danificado.

Utilize apenas um pano umedecido com detergente neutro para a higienização do painel. A utilização de revitalizadores de plástico para dar brilho no interior do carro não é proibida, mas deve-se evitar aplicar o produto no volante ou na manopla de câmbio, pois pode deixá-los escorregadios e pôr em risco a segurança no motorista na hora de conduzir o veículo.

• Teto do veículo e estofado:

Ambos requerem muito cuidado na hora da limpeza para que possa evitar o meu cheiro e mofo dos veículos. Não use excesso de água para lavar os tecidos, porque a espuma dificulta a secagem rápida e pode gerar mofo no interior do carro.

Utilize o aspirador de pó para a retirada da sujeira mais pesada de ambos, depois passe um pano úmido misturado com desinfetante e detergente neutro. Após isso, passe um pano seco para verificar se não há nada úmido.

Em caso de bancos de couro deve-se passar apenas um pano úmido, numa mistura de detergente neutro e água. Não utilize produtos químicos para não manchar os bancos. A limpeza de carros com banco de couro deve ser feita uma vez por ano.

• Painel digital:

Para limpar os painéis digitais é preciso apenas de um pano úmido com detergente neutro. Não utilize silicone, pois pode haver a formação de uma película superficial que pode manchar o painel e também danificar o funcionamento dos toques na tela.

É importante que o motorista verifique se o interior do carro está completamente seco antes de fechar o veículo. Por isso, após a lavagem, é recomendado que deixe ele aberto por algum tempo em um lugar arejado.

Para garantir uma limpeza de qualidade contrate quem é especializado neste serviço! Entre em contato conosco e saiba mais.