As melhores dicas para limpar vidros e não deixar eles embaçados

Os vidros estão por todos os lados em nossas vidas. Em casa, no trabalho ou nas lojas que entramos para comprar alguma coisa.

Então, é essencial mantê-los limpos, principalmente sem manchas e aquele aspecto de embaçado. Parece pouca coisa, mas isso dá um aspecto muito mais limpo e de cuidado para o ambiente que eles se encontram.

Ninguém gosta de entrar num banheiro com o espelho todo marcado ou de ver uma vitrine com marcas de que, teoricamente, foi limpa e mexida.

Para ajudá-lo a resolver esse tipo de problema, separamos algumas dicas de como limpar e não deixar os vidros embaçados.

O que usar na limpeza

Existem vários tipos de produtos que prometem auxiliar você, mas também é preciso saber como e onde usar.

Geralmente, um simples limpa-vidros é uma boa pedida para o serviço, mas atenção para o local de utilização e o momento de usá-lo.

Em cômodos que acumulam muita gordura e sujeira, como uma cozinha, por exemplo, é ideal usar um desengordurante neutro e líquido antes de aplicar o produto citado acima.

Caso o resultado ainda não seja satisfatório, considere uma combinação de detergente com vinagre, substituindo o limpa-vidros.

A melhor opção para passar na superfície do vidro é uma esponja macia ou panos de algodão, daqueles que não soltam fiapos.

Panos e esponjas que sejam ásperos não são aconselháveis para deixar o vidro lisinho e sem o embaçado. Produtos à base de solventes, da mesma forma, não são interessantes para o melhor resultado.

Para espelhos, o ideal é limpá-los diariamente, mas com o papel toalha seco, usando movimentos circulares para dar aquele toque final.

Nas mesas de vidro, é aconselhável o uso da esponja com água morna e um pouco de detergente para limpar o tampo. Após isso, use um pano molhado e seque com pano seco.

Os boxes dos banheiros também pedem uma atenção especial.

Caso não consiga aplicar impermeabilizantes nele uma vez por mês, deve-se limpar duas vezes por semana, a fim de tirar os resíduos dos produtos usados durante os banhos.

Para impermeabilizar, uma boa ideia é usar um lustra-móveis, após já ter limpado e secado, evitando que o sabão grude novamente no vidro em questão.

Evite os excessos

Tão importante quanto saber o que usar, é estar ciente da quantidade.

Ou seja, não precisa usar litros e litros de água para lavar os vidros, tampouco usar vários produtos industrializados na mesma área, ao mesmo tempo.

Dessa forma, seja ele um limpa-vidro ou um desengordurante, não vai secar na superfície e, assim, não vamos ter o aspecto de mancha que queremos evitar.

Procure realizar uma divisão no local, limpando e secando cada parte. Além disso, busque usar a esponja ou pano na mesma direção sempre, para evitar a marcação das “linhas” que você usou nos toques finais.

Dias nublados e dias ensolarados

É difícil poder escolher o melhor dia para se limpar janelas e portas, mas caso tenha essa possibilidade, prefira realizar a limpeza em dias mais nublados.

Quando se tem muita luz por causa do sol, os produtos usados secam mais rápido, podendo causar manchas e o efeito de embaçado.

Então, quando o tempo está nublado, a chance de que tudo seque e evapore em um momento inoportuno, diminui. Isso também ajuda a evitar que as marcas de limpeza apareçam após concluir o trabalho.

Gostou das dicas? Entre em contato conosco e tenha a melhor equipe à sua disposição.