Benefícios que não usar sapatos dentro de casa pode trazer

Não usar sapatos dentro de casa é questão não só de hábito de cada família, como também cultural. Saiba que há diversos benefícios com esse tipo de prática, que podem envolver muitas questões.

Isso porque saímos e voltamos para casa com o sapato diferente, ele retorna repleto de bactérias e outros seres invisíveis para nós. E, apesar de não garantirem doenças, podem trazer certa dor de cabeça em várias situações. Veja!

Você evita passear com as bactérias

Muitas são as bactérias que encontramos na rua, seja no chão ou em locais públicos, que são tocados com frequência. Quando você anda com sapatos, está carregando essas bactérias, que conseguem percorrer longas distâncias.

O resultado é levar para casa, tapetes, além de todos os objetos que tocarem o calçado. Ainda que seja mais difícil adoecer por conta disso, é mais higiênico evitar, não é mesmo?

É mais fácil manter a casa limpa

Não podemos esquecer que calçado sujo também pode sujar a casa. Imagine só o chão limpinho e alguém chegando da rua com calçado andando nele.

Sem dúvidas uma situação desagradável. Além disso, o hábito de retirar o calçado sempre que entrar em casa pode colaborar para o chão limpo por mais tempo.

Pode proteger seus filhos de doenças

Os cientistas dizem que a probabilidade de contrair doenças por meio dessas bactérias vindas dos sapatos é pequena. Isso porque seria necessário um contato com o chão e com a boca, por exemplo, para existir a contaminação.

Por outro lado, sabemos que os bebês e as crianças pequenas têm o hábito de fazer exatamente isso. Levam objetos e as mãos na boca, dessa forma, evitar sapatos pode ajudar na saúde dos seus filhos.

Os alérgicos ficam agradecidos

Outro grupo que pode ter prejuízos quando há sapatos dentro de casa é o de alérgicos. Afinal, inúmeras substâncias podem vir nos sapatos, como resíduo de pólen, por exemplo.

Esse material pode ficar em regiões como tapetes, provocando reações alérgicas. E o pior, você não vai sequer saber de onde veio.

Previne doenças em grupos de risco

Além de pessoas com alergias, precisamos pensar que as pessoas idosas ou imunossuprimidas, como quem está em tratamento contra o câncer, são muito vulneráveis. Isso quer dizer que facilmente podem contrair doenças.

Então, se na sua casa tem alguém assim, evite andar com sapatos. Além de pedir para as visitas seguirem o mesmo hábito, a fim de manter a saúde da família.

Seja qual for o seu hábito, parece que não usar sapatos dentro de casa pode ser uma boa ideia, certo? Nem que seja para manter a casa limpa com maior frequência, pode ser interessante inserir na rotina.

Além do mais, caso tenha bebês, crianças pequenas e adultos mais vulneráveis, é uma prática mais do que recomendada. Agora, já pode entender o motivo por trás e escolher como vai ser a sua rotina. Quem sabe já até separa um espacinho na porta para os sapatos.

E se precisar de ajudar para deixar a sua casa bem limpinha pode contar com a gente, é só entrar em contato!