Bicarbonato de sódio: em quais lugares eu não posso utilizar?

O bicarbonato de sódio (solução encontrada no pó branco e cristalino, com pH alcalino, cuja fórmula é NaHCO3) possui inúmeras utilidades que vão desde a higienização da pele à limpeza de paredes, entre outras superfícies. A título de curiosidade, essa substância pode ser usada para limpar manchas nas paredes, limpar rejuntes, reduzir o mau cheiro causado pelo chulé e até mesmo para desentupir o ralo.
Como se observa, ele possui várias utilidades, mas uma pergunta que fica no ar: em quais lugares eu não posso utilizá-lo? Se também tem essa dúvida, acompanhe a leitura!

Limpeza de alumínio

De acordo com especialistas, o bicarbonato de sódio é uma excelente solução para a limpeza de certas regiões de uma casa, como vimos. No entanto, costuma não ser indicado para a limpeza de objetos de alumínio, pois ele pode fazer com que eles fiquem desbotados ou manchados. Assim, evite aplicar o bicarbonato de sódio na limpeza de panelas, copos ou qualquer outro objeto feito de alumínio. Prefira utilizar detergente ou sabão.

Substituir o fermento em pó

Algumas pessoas costumam imaginar que o fermento em pó pode ser substituído pelo bicarbonato de sódio na hora de fazer bolos, o que é um grande erro, vale dizer. Ainda que pareçam a mesma coisa, eles não são. Cada um oferece um resultado diferente, o que pode frustrar as expectativas das pessoas que o utiliza com essa finalidade.
O bicarbonato de sódio tem um efeito reduzido quando comparado com o fermento em pó, pois este possui um ácido que o faz se tornar um “superfermento”. Portanto, é um erro utilizar o bicarbonato de sódio quando o que deveria ser usado era o fermento em pó na produção de um bolo.

Neutralizar odores do interior de uma geladeira

Conforme estudiosos, o bicarbonato de sódio pode até neutralizar odores do interior de uma geladeira, mas o resultado fica aquém do esperado, ou seja, não atinge as expectativas. O ideal é utilizar substâncias específicas, como por exemplo, café e carvão vegetal — pelo que os especialistas dizem, são ótimas soluções nesse sentido.

Bicarbonato de sódio pode apagar chamas de fogo?

Pelo fato do bicarbonato de sódio estar presente na solução química de um extintor de incêndio, as pessoas costumam imaginar que é possível utilizá-lo sozinho para apagar chamas de fogo, o que é um tipo de pensamento que deve ser evitado. O bicarbonato de sódio sozinho não possui a mesma força de um extintor de incêndio. Portanto, evite apagar chamas de fogo com ele, pois isso pode causar danos severos à sua saúde.
O ideal é recorrer às autoridades públicas para que dessa maneira eles possam tomar a dianteira da situação e poupar não só os seus bens móveis e imóveis, mas também a sua vida.
Agora que conhece algumas situações em que não deve utilizar o bicarbonato de sódio, fique atento (a) e evite utilizar essa substância de maneira inadequada.
Já que falamos — tacitamente — de limpeza, está precisando de uma ajudinha em sua casa ou empresa? Se a resposta foi sim, então entre em contato conosco! Contamos com uma equipe altamente qualificada que pode fazer o seu ambiente ficar do jeito que você deseja: limpo e cheiroso.