Botas emboloradas: saiba como tirar o bolor dos sapatos que ficaram muito tempo guardados.

Com os dias mais frios, logo recorremos àqueles calçados mais fechados e quentinhos para manter nossos pés aquecidos. No entanto, não é raro nos depararmos com nossos calçados todos mofados. Isso acontece porque normalmente não usamos calçados mais fechados em outros dias que não sejam os frios, e como demoramos para procurar por aquela bota no fundo do armário, quando vamos usá-la ela já está toda branca de mofo.

Mas, antes de sair jogando tudo no lixo, continue lendo esse texto. Seus calçados mofados têm sim salvação, com alguns passos simples você irá deixá-los como novos. Quer saber como? Confira nosso passo a passo a seguir!

Passo 1
A primeira coisa a ser feita antes de sair esfregando todo e qualquer produto que dizem por aí ser bom para tirar o mofo, é escovar o calçado. Com um pano velho ou uma escova com cerdas suaves faça leves movimentos sobre as manchas. Cuidado apenas para que o mofo não acabe caindo no chão de casa, para que isso não aconteça, prefira fazer esse processo em uma área externa.

Passo 2
As manchas de mofo continuam lá mesmo com a escovação? Pois bem, isso significa que você precisará contar com outros produtos. Se o seu sapato for de couro, antes de aplicar qualquer produto sobre ele, seque a umidade. Colocá-los em um local com bastante luz do sol pode ajudar, ou até mesmo o jato frio do secador.

Passo 3
Feito isso, misture água e vinagre branco (partes iguais) em um recipiente. Com uma esponja ou pano macio, passe essa solução sobre as manchas de mofo do seu sapato, realizando movimentos circulares. Para tirar os restos da solução sobre o couro, utilize um pano limpo e seco. Além de retirar a mancha causada pelo mofo, o vinagre ainda irá acabar com o mau cheiro deixado por ele também.

Passo 4
Caso você não tenha vinagre branco em casa, uma ótima opção é usar álcool. Siga a mesma indicação de misturar álcool e água em partes iguais em um recipiente, umedecer uma esponja ou um pano macio, e passar sobre as partes mofadas do calçado. A única diferença aqui é que a finalização deve ser feita com um pano também úmido em água e, em casos de calçados de couro, indicamos que você aplique um pouco de hidratante ao terminar a limpeza para que o couro não acabe ressecando.

Passo 5
Se os acometidos pelo mofo foram os seus sapatos de camurça, nossa dica é que você não use soluções aquosas, pois a água pode acabar danificando o tecido. Ao invés disso, execute o passo 1 de forma que o processo de escovação vá em direção contrária à do pelo. Para evitar que uma parte fique mais clara do que a outra, esfregue o calçado por inteiro.

Passo 6
Caso as manchas de mofo estejam um pouco mais profundas, experimente usar uma borracha de apagar para retirá-las. Depois de escovar como indicamos acima, esfregue as manchas que ainda restaram com uma borracha de apagar.

Quer um serviço especializado de limpeza? Entre em contato conosco e conheça empregadas domésticas prontas para deixar toda a sua casa brilhando!