Como diminuir a quantidade de lixo produzido em casa?

Uma das grandes ameaças à sustentabilidade do planeta é a quantidade de resíduos que são descartados em larga escala e que não são reaproveitados nem reciclados.

E o excesso de lixo produzido pela sociedade representa um dos maiores perigos ambientais da nossa era, já que ele é responsável pelo agravamento da poluição atmosférica, comprometendo o bem estar do mundo como um todo.

Segundo dados da Organização Não Governamental (ONG) WWF-Brasil, das 11,3 milhões de toneladas de lixo plástico produzidas no país em 2019, apenas 145 mil são recicladas em território nacional, o que significa apenas 1,3% do montante.

Nesse sentido, a necessidade de buscar alternativas para a redução do volume de lixo produzido é uma das pautas ambientais mais urgentes e obrigatórias dos nossos tempos.

Diante desse contexto, a adoção de atitudes ambientalmente mais conscientes para reduzir a produção de lixo deve começar, de preferência, dentro de casa.

De acordo com a Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Público e Resíduos Especiais (Abrelpe), durante o período de isolamento social mais rígido em 2020, em decorrência da pandemia de Covid-19, o Brasil registrou um aumento de 15% a 25% na quantidade de resíduos residenciais, o chamado lixo doméstico.

Para ajudar a reduzir a quantidade de lixo produzido diariamente na sua casa, é fundamental incorporar alguns hábitos de conscientização ambiental.

Conheça algumas dicas!

Consumidor consciente

Ser um consumidor consciente é não se deixar levar pelo impulso na hora das compras, que devem ser planejadas e organizadas de uma forma que leve em consideração a necessidade ou não de adquirir algo.

Ao planejar as suas compras de maneira consciente, listando todos os itens e as quantidades necessárias para consumo entre uma compra e outra, você será capaz de analisar o que é e o que não é bem aproveitado, evitando desperdícios de alimentos e de produtos.

Também é uma atitude sustentável e econômica priorizar a compra de produtos com refil e a granel, já que eles tendem a ser mais baratos justamente por dispensarem, em muitos casos, o uso de embalagens.

Mesmo se não for possível encontrar produtos nessas condições, ainda pode ser interessante procurar alternativas como as embalagens reutilizáveis ou retornáveis, que são opções práticas e que não serão desperdiçadas.

Em relação ao consumo de alimentos, o reaproveitamento deles é uma das formas mais eficazes de reduzir o lixo doméstico. É importante saber o que fazer com os restos de comida, que podem ser utilizados como adubo em vasos de plantas, nos casos de cascas de frutas e verduras, por exemplo.

Colabore com a coleta seletiva

É por meio da coleta seletiva que grande quantidade do lixo produzido diariamente consegue ser reaproveitado, evitando o seu descarte.

Muitas cidades brasileiras contam com pontos de coleta e algumas oferecem até serviços de retirada. Dessa forma, é recomendável que você procure se informar sobre os dias de coleta seletiva na sua região, separando adequadamente o material reciclável do lixo eletrônico.

De preferência, opte sempre por compactar as suas embalagens de lixo, para que ocupem menos espaço nos caminhões de coleta e facilitem o processo.

Gostou do conteúdo? Contrate os nossos serviços!