Como estabelecer uma boa relação com a profissional diarista?

Diferente da empregada doméstica, que tem vínculo empregatício, a principal vantagem da profissional diarista é a flexibilidade. Mas muitas vezes a falta de uma boa relação pode fazer com que ela não volte. E aí, sair em busca de outra profissional pode se tornar uma dor de cabeça. Então fique atenta a algumas dicas para essa parceria durar por mais tempo.

A procura começa pelo perfil

De nada adianta contratar uma profissional que não lave ou passe, se você precisa desses serviços. O primeiro passo para uma parceira longa e duradoura é estar atento ao perfil da diarista. Busque alguém que melhor se encaixa nas tarefas. Se você já encontrou essa pessoa, já é um ótimo começo. Listamos cinco dicas importantes para que essa relação dê certo!

1. Defina dias fixos: Estabeleça datas com antecedência para que ninguém seja prejudicado. Mas lembre-se, segundo as Leis do Trabalho, uma diarista não pode prestar serviço para uma mesma residência mais do que duas vezes na semana. A carga horária de até oito horas diárias também é assegurada por lei.

2. Combine as tarefas: Mesmo sem um contrato formal, é importante conversar sobre as tarefas. Algumas diaristas só fazem faxina. Outras também lavam, passam e até cozinham. Pergunte antes e defina o que é prioridade na sua casa ou empresa. Se necessário faça uma lista de afazeres com o que for mais urgente.

3. Acerte preço e data de pagamento: Cada diarista tem seu preço. Assim como qualquer outro profissional, o valor depende da experiência, tarefas, horas trabalhadas e até a distância que ela percorrerá até a sua residência. Você pode pagar por trabalho ou então negociar pacotes. Proponha valores, sente e converse abertamente. Dessa maneira fica mais fácil fixar um preço que fique bom para ambos.

4. Conheça a diarista: Conheça a pessoa que cuidará da sua casa ou empresa, afinal, ela fará parte da sua rotina. Assim fica mais fácil estabelecer uma relação de confiança.

5. Sinceridade sempre: É importante conversar sobre a dinâmica do local, horários e hábitos. Deixe claro como você gosta que as coisas sejam feitas e sempre que estiver insatisfeita, fale. Construa uma relação de respeito, sinceridade e alinhe suas expectativas, dessa forma as chances de se frustrar serão bem menores.

Agências podem ser ótimas opções

A profissional diarista quer se sentir bem no ambiente e você precisa de confiança, não é verdade? Se o problema é falta de tempo para procurar profissionais com boas referências, uma ótima opção são as agências. A Mary Help por exemplo, é pioneira no agenciamento de equipe própria de diaristas no Brasil. Hoje são 68 unidades franqueadas no país focadas em residências e pequenas empresas.

Nesse caso, como a agência trabalha na formação de equipes e faz um acompanhamento de pós-venda a cada diária, a segurança é ainda maior. Além disso, existem profissionais especializadas para tarefas específicas, como passadeiras e cozinheiras. Solicite um orçamento pelo site e acompanhe as novidades através dos perfis da Mary Help nas redes sociais.