Como fazer uma limpeza completa do ferro de passar roupa?

Todo ferro de passar com o tempo acaba ganhando aquele aspecto de velhice com manchas de queimado. Isso é comum com o ferro de muito tempo de uso, pois resíduos de tecido queimado vão se acumulando na base, mas quando isso ocorre muito rapidamente em um equipamento novo, provavelmente ele estará sendo utilizado de maneira inadequada, talvez na utilização em alta temperatura que não é indicada para determinado tipo de tecido.

Quando isso acontecer, você não precisa tomar medidas drásticas e comprar um ferro novo. Basta conferir essas dicas simples e aprenda a deixar o seu fiel eletrodoméstico fique novinho em folha.

Ferros com Base Antiaderente

Nesses tipos de ferro de passar você pode utilizar os seguintes métodos:

• Água e vinagre: para fazer essa limpeza basta você misturar um copo de água e um copo de vinagre, umedecer uma esponja (parte amarela) ou um pano macio e esfregar sobre a base ainda morna até sair toda a impureza. Por fim, passe um pano limpo para tirar o restante dos resíduos.

• Sal Grosso: excelente para a limpeza de resíduos mais grossos e difíceis de remover, como plástico derretido. Para isso, você pode pegar um jornal e colocar sobre ele uma camada de sal grosso, com o ferro quente você o passará sobre o sal até que saia toda a sujeira. Se você preferir, pode pegar o sal grosso com um pano e esfregá-lo diretamente na base, com muito cuidado para não se queimar.

• Vinagre e Bicarbonato de Sódio: Outra solução eficiente é utilizar a técnica com bicarbonato, que além de limpar, deixará a base de seu ferro mais lisa. Para isso, primeiramente você terá que misturar o vinagre com água na mesma proporção, umedecer uma esponja ou pano macio com a mistura, aplicando sobre ele um pouco de bicarbonato de sódio e esfregar a base do seu ferro com movimentos circulares. Depois, basta passar um pano limpo para tirar o restante da mistura.

Ferros sem Base Antiaderente

No caso desse tipo de ferro, você poderá fazer a limpeza utilizando saponáceo com uma esponja macia, fazendo movimentos suaves com cuidado para não passar pelas saídas de vapor.

Limpeza do Reservatório Interno e Saídas de Vapor

Para essa limpeza, alguns ferros possuem filtros que podem ser trocados. Mas para os que não possuem filtros, basta você misturar água e vinagre na mesma proporção, colocar a mistura no reservatório e ligar o vaporizador com o ferro em temperatura alta. Posteriormente, você repetirá a operação, mas dessa vez utilizando apenas água.

O que não fazer?

• Utilizar líquidos abrasivos no interior
• Usar abrasivos como palha de aço e lixas
• Tentar fazer a limpeza da base com o ferro em alta temperatura

Confira outras dicas no site e saiba mais sobre a Mary Help. Aqui você pode contratar profissionais diaristas com experiência e formação nas mais diversas especialidades, atendendo as suas necessidades com confiança e qualidade. E tudo isso de uma forma prática e rápida.

Entre em contato conosco e solicite um orçamento agora mesmo!