Como garantir uma boa segurança doméstica para crianças e idosos?

Os acidentes domésticos são comuns em um lar, tais como queimaduras, quedas e choques elétricos. A casa, que deveria ser um local de proteção e segurança, torna-se o lugar mais perigoso. Crianças e idosos são as principais vítimas, justamente por causa da fragilidade. A boa notícia, porém, é que dá para investir na segurança doméstica.

A principal forma de evitar acidentes, é a prevenção. Algumas atitudes simples e fáceis são capazes de evitar quedas e prolongar a qualidade de vida dos idosos. Para as crianças, a situação não é muito diferente. Garantir o cuidado redobrado ajuda a resolver o problema.

Acidentes em casa causam morte de crianças e idosos

Para se ter uma dimensão da fatalidade dos acidentes domésticos, o Ministério da Saúde revela que eles são a principal causa de morte de crianças de até 9 anos.

Com relação aos idosos, a estimativa é de que as quedas dentro de casa sejam responsáveis por 70% das mortes acidentais de pessoas idosas .

Portanto, seja nos hábitos diários ou na hora da organização, é importante ficar atento à segurança doméstica. Até mesmo para as pessoas de idade, que são independentes e vivem sozinhas, as dicas de segurança evitam imprevistos.

9 dicas para melhorar a segurança doméstica

  1. 1 – Adapte as escadas: Essa é uma das principais vilãs e devem ser evitadas, tanto por idosos quanto por crianças. Os ambientes que essas pessoas frequentam devem ser nos pisos de baixo, principalmente os banheiros e quartos. Caso seja impossível alterar isso, instale rampas de apoio, corrimão e fitas adesivas coloridas e antiderrapantes no local.
  2. 2 – Use tapetes antiderrapantes: Os tapetes costumam causar quedas e tropeções. A dica seria tentar evitá-los ou, em caso de necessidade, optar por tapetes antiderrapantes, principalmente nos banheiros.
  3. 3 – Atenção especial ao banheiro: Ali, estão as principais quedas de idosos. Além dos tapetes adequados, invista em apoio nas paredes (barras) e até chinelos de borracha antiderrapantes.
  4. 4 – Evite deixar coisas no caminho: Em uma casa em que moram idosos ou crianças, os locais de passagem devem ser livres, pois eles não podem encontrar empecilhos na locomoção.
  5. 5 – Proteja tomadas e cantos de mesas: As tomadas devem ser vedadas com protetores e as quinas das mesas protegidas com silicone. A atitude impede que a garotada bata a cabeça.
  6. 6 – Cuidado com os itens de limpeza: Coloque tudo em uma prateleira alta. Os pequenos são atraídos pelos rótulos das embalagens e podem até ingerir os produtos.
  7. 7 – Guarde os remédios em locais específicos: Se o idoso toma remédios regulares, procure organizá-los em um porta comprimidos. Isso evita ingestões acidentais. Também é importante que estejam fora do alcance das crianças.
  8. 8 – Cuidado com as panelas no fogão: O cabo das panelas deve estar virado para o lado de dentro, a fim de evitar quedas e esbarrões. A pessoa de idade até pode cozinhar, mas o indicado é que ela receba a supervisão de um adulto. Em relação às crianças, a regra é clara: longe de qualquer tipo de fogo.
  9. 9 – Na hora da limpeza: Atenção redobrada aos idosos e crianças alérgicos à poeira. Nesse caso, dispense as vassouras e espanadores e opte pelos aspiradores de pó. Troque as roupas de cama semanalmente e lave os bichinhos de pelúcia periodicamente, pois eles acumulam ácaros.

E você, qual atitude toma para melhorar a segurança doméstica? Precisa de ajuda? Contrate nossos serviços e tenha tranquilidade no dia a dia.