Como o coronavírus impactou na rotina das empregadas domésticas?

Ninguém esperava viver uma pandemia mundial no começo do ano. Fomos todos pegos de surpresa. O coronavírus chegou e modificou todas as áreas existentes nas nossas vidas. A parte profissional foi, com certeza, a mais afetada, principalmente trabalhos que envolvem contato direto, como é o caso das empregadas domésticas. Continue lendo para entender as mudanças na rotina dessas profissionais.

Adaptação às mudanças

Todos nós estamos repensando a forma que convivemos e nos relacionamos. O vírus trouxe um aumento na preocupação com a limpeza dos ambientes e também com a higiene pessoal. O trabalho das empregadas domésticas está diretamente relacionado a esse quadro.

Porém, ao mesmo tempo em que mantém o ambiente higienizado e organizado, a doméstica acaba expondo a si mesma e a seus familiares aos riscos de contaminação. Na maioria das profissões, a solução encontrada tem sido o home office, mas trabalhos domésticos não podem ser realizados à distância, certo?

Patrões e domésticas estão buscando um alinhamento de interesses e necessidades. Essa fase exige disposição para que haja adaptação e renovação dessas relações de trabalho. As domésticas devem evitar ao máximo a exposição em transportes públicos e até mesmo o contato muito próximo com patrões e seus familiares.

Dependendo de onde o serviço for realizado, a profissional pode entrar em contato com muitos integrantes e acabar expondo a própria família a riscos quando retornar para a sua casa. Nesse momento, todo cuidado é pouco e alguns detalhes precisam receber a devida atenção nos casos em que for impossível não ir trabalhar.

Precauções

Solidariedade. Não podemos mais viver sem essa palavra. Quando o empregador e a doméstica entram em um consenso tomando o máximo de cuidado, estão cuidando um do outro e um da família do outro também. Algumas medidas podem ser tomadas, por exemplo:

• Contratar uma diarista ou manter o pagamento da empregada doméstica atual, mas combinando menos vezes durante a semana;

• Solicitar um aplicativo de transporte para ir e vir do local de trabalho, reduzindo a exposição em aglomerações dentro de transportes públicos;

• Caso o acordo da redução de dias de serviço for aceito pelas partes, negociar horas extras para que a limpeza e higienização do ambiente sejam eficientes;

• Fornecer à doméstica contratada um equipamento de proteção que, necessariamente, deve conter máscaras, luvas e álcool 70% (recomendações recentes do Ministério Público do Trabalho).

É claro que essas medidas se aplicam aos casos em que não existe a possibilidade de o empregador ficar sem o auxílio de uma doméstica ou da própria profissional não poder ficar sem sua renda. Dessa forma, ninguém sairá perdendo, os riscos serão mínimos e a higiene será mantida.

Para esses casos em particular, existe sempre a opção da contratação de uma diarista por meio de plataformas digitais de serviços de limpeza. Nós oferecemos muita praticidade no momento da solicitação, dados importantes sobre cada profissional, como índole e referências, além da segurança em saber que só contratamos profissionais experientes.

Lembre-se: cuidar da higiene e da limpeza do ambiente em que você vive é fundamental nesse momento em que vivemos. Contrate os nossos serviços e fique em casa!