Como seus filhos podem ajudar na organização da casa de acordo com a idade

As crianças podem aprender muito sobre si mesmas e também a respeito do mundo ao seu redor a cada nova atividade desenvolvida ao longo das suas vidas. No processo de formação, entretanto, é preciso aprender um pouco mais a respeito do senso de responsabilidade.

Em associação a isso, as crianças precisam entender a respeito de outras questões, como a colaboração, a empatia e a autonomia para conseguirem se desenvolver de uma forma melhor. Dessa forma, os pais podem contribuir para esse processo com alguns pequenos passos.

As tarefas diárias que devem ser feitas em casa podem ser executadas contando com o apoio das crianças. De acordo com a idade, elas poderão participar de algumas atividades, ajudando seus pais e contando com um desenvolvimento infantil completo e saudável.

Por que é importante incluir as crianças nas tarefas domésticas?

Esse é um processo muito válido para o desenvolvimento das crianças, pois o estímulo para a participação nas tarefas diárias em casa é uma excelente forma de educá-las para a vida de um modo geral.

Essas atividades trazem consigo muitas lições valiosas, como solidariedade, disciplina, empatia, autonomia e senso de responsabilidade. Além do mais, também proporcionam que as crianças adquiram novas habilidades em suas vidas.

Com isso, descobrem um mundo coletivo, no qual o bem-estar de todos depende da ação individual de cada um ao longo do processo. Isso fará com que, no futuro, essas crianças venham a ser adultos mais responsáveis.

Como distribuir as tarefas de acordo com a idade?

Desde muito pequenas, as crianças já podem auxiliar com tarefas domésticas compatíveis com as suas idades e as suas condições de desenvoltura.

Entre os 2 e 3 anos de idade, elas já podem ser inseridas em atividades mais básicas, como guardar seus brinquedos, colocar roupas sujas no cesto e a organização da mesa na hora das refeições.

Por volta dos 4 a 5 anos de idade, com um pouco mais de desenvoltura, as crianças já podem participar de atividades mais avançadas, como tirar pó de superfícies da casa, organizar compras, regar plantas, arrumar o quarto e colocar as roupas para lavar.

Na fase dos 6 aos 8 anos de idade, as crianças dão um salto em relação às suas percepções e à noção de responsabilidade aumenta. Portanto, as tarefas mais indicadas são esvaziar o lixo do banheiro, retirar as roupas do varal, lavar louças e passar pano em alguns cômodos.

Acima dos 8 anos de idade, vale ressaltar que os pequenos já possuem maiores condições de desempenhar tarefas mais exigentes. Portanto, os adultos podem sugerir atividades como o cuidado com um animal de estimação, o preparo de lanches e trocar a roupa de cama.

Todas essas atividades, ao serem seguidas de acordo com as condições das crianças, e com a forma como estas podem atuar dentro de casa, facilitam no processo de amadurecimento.

Isso porque ao desenvolver essas tarefas diariamente, as crianças têm responsabilidades a cumprir e criam uma maior noção de cooperação, a começar pelas suas próprias residências. Com essa base, elas poderão se desenvolver em adultos muito mais prestativos e responsáveis.

Entre em contato através nosso site para mais informações a respeito dos nossos serviços.