Como tirar a umidade das paredes e pisos com a chegada do inverno?

Circulação de ar, limpeza e equipamentos contribuem no processo. Entenda.

Saiba mais sobre os métodos para lidar com um grande vilão na estação mais fria do ano.

O inverno, ao contrário do que muitos acreditam, exige mais atenção em relação à umidade de pisos e paredes. Negligenciar esse aspecto quando as temperaturas estão mais baixas pode causar o acumulo de fungos até o surgimento de infiltrações.

Para isso é preciso estar preparado para tirar a umidade acumulada no inverno. A Mary Help traz um artigo completo sobre como lidar com essa situação na estação mais fria do ano, fazendo uma limpeza completa em pisos e paredes úmidos – principalmente nas épocas de constantes chuvas.

A circulação de ar
Antes de tirar a umidade, que tal entendermos como evitar que ela se acumule em paredes e pisos? O principal ponto que faz com que as partículas de água se concentrem em superfícies é pela falta de circulação de ar. Desta forma, manter janelas e portas abertas em todos os cômodos é a prevenção para essa situação.

Caso haja locais que a circulação de ar seja deficitária – ou até mesmo não possua – a utilização de componentes como ventiladores e exaustores pode contribuir para que o ar circule da melhor forma, impedindo que a umidade chegue até o cômodo. Mas, se chegar, chegou a hora de tomar outras medidas.

Métodos para tirar a umidade
A grande preocupação é o bolor: deixa piso e paredes escuras, trazendo problemas principalmente para o sistema respiratório. Uma possibilidade para que isso não aconteça é utilizar de desumidificadores que ajudam a ‘secar’ o ambiente – mas, apenas o equipamento por si só não faz milagre.

Tintas impermeáveis também são soluções efetivas, mas devem ser utilizadas apenas em reformas ou se a residência sofrer muito com problema de umidade nas paredes. Já para os pisos, há opções sintéticas que contribuem para eliminar ambientes úmidos no inverno – e que, ainda, ajudam a evitar sujeira.

Há outra solução barata e relativamente eficiente: colocar, dentro de um recipiente, giz (aquele mesmo que o professor usa em sala) ou carvão, em todas as quinas da casa – principalmente quando há longos períodos de chuva. O giz/carvão absorverá parte da umidade dos pisos e paredes, devendo ser trocado sempre que apresentar sinais que está esfacelando.

Manter a casa limpa ajuda
Sim, uma casa limpa no inverno contribui para que a umidade nas paredes e pisos não se acumule com tanta frequência. Isto se deve a um fator científico que aprendemos lá na escola: quando a água passa do estado gasoso para o líquido e encontra uma superfície, precisará de ações como a ventilação, desumidificadores ou o giz/carvão, como descritos acima, para sair da parede/piso.

Contudo, quando o ambiente está sujo, as partículas de água ficam mais pesadas e isso compromete o processo de evaporação pela densidade – gotas aliadas à sujeira. Por isso, mantenha a casa regularmente limpa, passando panos (atenção!) apenas úmidos ou quase secos, evitando que se tenha mais acúmulo de umidade em paredes e pisos.

Previna-se contra a umidade
A melhor forma, como explicado no artigo, é evitar que a umidade chegue em casa com a circulação de ar e a utilização de equipamentos que contribuam no processo. Paredes e pisos, por serem superfícies lisas, são mais propensas a receber a umidade; desta forma, são necessários cuidados neste caso.

Para contribuir na limpeza de sua casa e evitar que a umidade esteja carregada de sujeira, aumentando os problemas com mofo e infiltrações na sua casa, contrate os serviços da Mary Help, que conta com profissionais especializados no assunto. Acesse nosso site e, de forma rápida e fácil, tenha ambientes secos e mais agradáveis neste inverno!