Mentiras que você conta para si mesmo na hora de organizar a casa

Organizar a casa exige tempo, esforço e, principalmente, disciplina. Diante da rotina corrida que domina o dia a dia das pessoas, essa tarefa se torna ainda mais desafiante.

Geralmente, você acaba adiando inúmeras vezes o inevitável, se apoiando em pequenas mentiras que você conta para si mesmo na hora de organizar a casa. Conheça agora, as principais e descubra se está se auto enganando.

1. Não vai dar tempo de fazer tudo, melhor deixar do jeito que está

Já mencionamos que cuidar da casa é realmente demorado, contudo, se você não começar, nunca vai terminar.

Você não precisa fazer tudo de uma só vez, pode começar aos poucos, dividindo tarefas por dia ou por ambientes.

O ideal é fazer um planejamento, talvez uma listinha simples com o que você decidiu e colocar em um local visível, na porta da geladeira, por exemplo. Desse modo, ficará bem mais fácil se organizar e seguir o cronograma.

2. Faço amanhã

Essa é uma das maiores mentiras que você conta para si mesmo. Quantas vezes já procrastinou a organização da casa com a ideia de que começaria no dia seguinte e, no final, vários dias se passaram e nada foi feito?

Existe uma frase da sabedoria popular que diz: “Não deixe para amanhã o que você pode fazer hoje.” E, essa é uma boa forma de pensar. Quanto antes você começar, mais cedo poderá aproveitar uma casa organizada e agradável.

3. Presente não se doa

As pessoas têm o costume de acreditar que doar ou se desfazer de um presente é falta de consideração com a pessoa que presenteou. Mas a realidade é que ninguém é obrigado a ficar com algo que não gostou ou não é útil.

Vale a pena tentar trocar o item ou até mesmo doar para alguém que possa fazer melhor uso. Considere que a pessoa gastou um dinheiro para lhe presentear, então, não desperdice essa quantia deixando o presente escondido no guarda-roupa.

4. Foi caro, preciso manter

Quem adora fazer compras, certamente já comprou algo caro, que no início parecia lindo e perfeito, porém, quando chegou em casa percebeu que não era tão maravilhoso assim.

A calça ficou apertada, o sapato machuca o seu pé ou a camisa não veste bem. O problema é quando essas peças passam a ocupar espaço no armário, sem nenhuma necessidade.

Por ter gastado um bom dinheiro no item, você não pretende se desfazer, mas também não vai usar. O que fazer? Tente vender e minimizar o seu prejuízo. Se não conseguir, doe. Sempre há alguém precisando mais que você.

5. Um dia vou precisar

Cartas antigas de amigos, livros do tempo da escola ou aquela panela de fondue que você nunca usou. Todo mundo guarda em casa itens que, embora nunca pare para mexer, acredita que um dia precisará deles.

Essa é uma clássica mentira que você conta para si mesmo. Afinal, se não precisou desses objetos até hoje, o que o faz imaginar que em algum momento eles serão necessários?

Separe um tempo para reunir todos esses artigos e descarte-os ou doe. Os itens de apelo sentimental você pode digitalizá-los e salvá-los online, quando for possível, desocupando espaço físico.

De fato, é muito mais simples acumular coisas em casa do que praticar o desapego. No entanto, essa atitude será muito positiva na sua vida como um todo.

E, se precisar de ajuda nas tarefas domésticas, contrate nossos profissionais de limpeza.

Referências:
https://www.rpontes.com.br/2017/04/6-mentiras-que-impedem-a-organizacao-da-sua-casa/
https://www.imovelweb.com.br/noticias/dicas-2/6-erros-de-organizacao-que-voce-comete-em-casa/