Contratou uma profissional diarista? Saiba como orientá-la.

Contar com uma profissional diarista – seja toda semana ou a cada quinze dias – é uma verdadeira mão na roda para manter a limpeza da sua casa ou empresa sempre em dia. Porém, diferentemente de uma profissional mensalista, a diarista não está cuidando todos os dias da sua casa, e muitas vezes não conhece a sua rotina de limpeza ou o que tem mais urgência para ser limpo.

Saber como orientar uma profissional diarista corretamente é muito importante para que o trabalho do dia não seja perdido. Lembre-se que a diarista cobra pelo dia e não pelo serviço, então se ela não conseguir fazer tudo porque gastou a maior parte do tempo em um serviço que não era prioritário, ela vai deixar algo sem fazer. É preciso, então, não deixar trabalho desnecessário para a diarista (coisas que muitas vezes você pode fazer ao longo da semana) e ter uma lista de prioridades para seguir!

Se você não possui muita experiência ou uma rotina de limpeza já esquematizada, a Mary Help te dá as dicas que você precisa para orientar uma profissional diarista do jeito certo. Confira!

Organize a casa antes
Para otimizar o dia de serviço da diarista, procure não deixar a louça da pia acumulada, pilhas de roupas para lavar ou passar e nem objetos espalhados e fora do lugar. Um dia antes, organize sua casa para facilitar a limpeza: coloque as roupas na máquina de lavar, e deixe só para a faxineira estender; lave a louça, deixando somente panelas ou travessas difíceis para lavar na pia; guarde as coisas que possam ficar no caminho e principalmente objetos frágeis que possam quebrar.

Faça uma lista de prioridades
Você pode e deve criar uma lista de prioridades para a diarista seguir. Comece, por exemplo, com a limpeza mais pesada e necessária, como a área externa, cozinha e banheiros, e por fim o que considerar menos importante, como vidros e janelas. Aquilo que não precisa ser feito toda semana, como limpar o parapeito de portas e janelas, azulejos do banheiro e a dentro da geladeira, é considerado como menos prioritário (mas cuidado para não se esquecer completamente!). Deixe um espaço livre também para alguma tarefa que surgir de última hora.

Compre os materiais de limpeza
Para limpar, claro, é preciso dos materiais de limpeza certos! Portanto, certifique-se de que a sua diarista sabe de todos os materiais que você tem em casa e sempre reponha aqueles que estão faltando. Não se esqueça também de mostrar onde fica a vassoura, pá, rodo, aspirador e os panos. Se você tiver alguma preferência (por exemplo, gosta que limpem o vidro de uma determinada forma), oriente a diarista antes dela começar o serviço.

Gostou dessas dicas, mas ainda não encontrou a diarista certa para a sua casa ou empresa? A Mary Help te ajuda a encontrar exatamente o que você precisa! Não corra o risco de contratar uma pessoa sem qualificação, conte com nossos serviços e profissionais qualificados para te ajudar no dia a dia!