Cronograma de Limpeza: Saiba o que é e como montar o seu

A limpeza de uma casa é repleta de atividades, são tantas coisas para limpar ou organizar que parece uma função sem fim. É também um trabalho cansativo, que para ser feito por completo necessita de muita organização. Nesse contexto, manter um cronograma de limpeza é a melhor maneira de manter tudo em dia sem estresse.

A divisão das tarefas por dia, de acordo com a necessidade, é uma forma de minimizar o cansaço e o pequeno transtorno que é dar aquela faxina. Deixar tudo para um mesmo dia é acumular todo o cansaço e o estresse de uma vez só.

Por isso, a fim de diminuir os problemas que vêm junto a essas obrigações, selecionamos as dicas mais importantes na hora de montar um cronograma de limpeza, veja!

Faça uma lista

Uma boa ideia é listar todas as coisas que precisam ser limpas e organizadas. Pense em um cômodo de cada vez, liste as atividades necessárias em cada um. Por exemplo: pensando em um quarto, o que é preciso fazer lá? Limpar o chão, trocar a roupa de cama, retirar a poeira dos móveis, além daquelas ações a longo prazo, como organizar o guarda roupa, penteadeira, entre outros.

Quando tiver tudo em mãos, cada limpeza que precisa ser feita, veja os dias disponíveis para cada uma delas. Aquelas coisas do dia a dia não têm jeito, como limpar os locais onde são feitas as refeições, arrumar a cama, enfim. Entretanto, o que pode ser feito com intervalos semanais ou mensais, podem ser distribuídos conforme a sua disponibilidade.

Divida por cômodos

Uma outra ideia é fazer a mesma divisão que indicamos acima, uma lista de atividades. Porém, desta vez a limpeza será executada por cômodos, a prioridade do dia é o local selecionado. A cada dia um cômodo será totalmente limpo, até a casa estar higienizada por completo ao fim da semana.

O grande problema nesse caso é que tarefas como limpar o chão, por exemplo, são mais difíceis de fazer, em razão de um local ajudar a sujar o outro. Quando for assim, basta estabelecer o dia que todo o chão será a tarefa, isso será conforme a sua escolha.

Tudo isso vale tanto para uma casa quanto uma empresa ou clínica. A maior diferença será que, em ambientes empresariais, a limpeza depende da ausência de clientes e pacientes, para evitar transtornos.

Além disso, há sempre a opção de contratar uma pessoa ou empresa para uma limpeza profissional. Assim, é só alinhar os dias disponíveis para os dois lados e agendar a higienização e priorize locais de qualidade.

Viu como organizar tudo em um cronograma de limpeza bem montado vale a pena? Fique atento a tudo que dissemos e veja quais são as atividades e os dias disponíveis na rotina. Estabeleça prioridades e, caso queira contratar um profissional, pesquise um local de confiança.

Ficou interessado em nossos serviços? Entre em contato para contratar uma diarista e acabar de vez com os problemas para executar a limpeza da sua casa ou escritório!