Cuidador de idosos: saiba como está o crescimento do mercado para essa área

Você conhece o trabalho de um cuidador de idoso? Não? Pois saiba que este profissional vem sendo um dos mais requisitados nos últimos anos, no Brasil.

Neste artigo, você vai entender um pouco do que é o trabalho de um cuidador de idosos e como atua para garantir a segurança e o bem-estar dos idosos.

Veja, abaixo, um pouco mais dessa profissão e saiba como está o crescimento do mercado nesta área:

Envelhecimento da população e maior demanda por cuidadores

De acordo com estimativas do Banco Mundial, atualmente, o brasileiro tem expectativa de vida de 75 anos. Em um pequeno comparativo, na década de 1970, por exemplo, a expectativa de vida não passava dos 60 anos, no Brasil.

Neste curto espaço de tempo de 50 anos, podemos perceber que a população passou a viver mais e melhor. E com o avanço da Medicina, a tendência é que o futuro seja ainda mais promissor, em relação a expectativa de vida e, consequentemente, pela demanda por profissionais cuidadores de idosos.

No Brasil, esse profissional teve um salto significativo de 2007 até 2017. Segundo dados do CAGED, o número de cuidadores de idosos aumentou de 5.263 para 34.051. Ou seja, um acréscimo de 547 % de profissionais atuando nesta área.

Futuro promissor da profissão

De acordo com estimativa do Instituto Brasileiro de Pesquisa e Geografia (IBGE), em 2039, a população idosa no Brasil terá igualado ao número de crianças de até 15 anos. Ou seja, passaremos a ter uma população mais madura.

Outro fator que deve contribuir para o aumento da demanda por cuidadores de idosos é a diminuição de membros nas famílias.

Assim, com menos filhos, sobrinhos e netos, por exemplo, a tendência é que as famílias terão que investir nos serviços dos cuidadores para garantir a segurança e o bem-estar dos seus idosos.

Sendo assim, o cuidador de idosos pode ser considerado uma das profissões mais promissoras do futuro.

Em quais atividades o cuidador auxilia o idoso?

Além de fazer companhia para o idoso diariamente, o cuidador atua em diversas frentes e atividades como:

  • Cuidados pessoais e higiene;
  • Auxílio na alimentação dos idosos;
  • Acompanhamento em médicos e atividades de lazer;
  • Garantir a medicação nos horários corretos;
  • Garantir a segurança do idoso;
  • Entre outros.

Tudo isso auxilia o idoso a manter sua qualidade de vida e faz com que não se sinta completamente sozinho. E claro, em qualquer emergência o cuidador agirá rapidamente e com os procedimentos adequados para manter a integridade do idoso.

Contratar um cuidador requer responsabilidade!

Como vimos, os serviços dos cuidadores de idosos estão cada vez mais requisitados na sociedade. Contudo, a contratação deste profissional exige diversos cuidados, tendo em vista a grande responsabilidade de colocar alguém dentro da casa cuidando de um ente querido.

Dessa forma, é preciso ter segurança e confiabilidade nos serviços em relação a esse profissional, para que a prestação do serviço seja satisfatória para a família que contratou e para o idoso que receberá seus cuidados no dia a dia.

Gostou deste conteúdo? Acesse nosso site e saiba como nossa rede atua no agenciamento e terceirização de profissionais que atuam nos cuidados das pessoas e do lar.