De quanto em quanto tempo é necessário limpar cortinas e tapetes?

Ter cortinas e tapetes em casa é uma ótima estratégia para quem busca deixar o espaço mais confortável e aconchegante. Eles também são excelentes opções para proteger o chão e os móveis de arranhões e da incidência de raios solares. No entanto, precisam de cuidados especiais para que não acumulem poeira e tenham uma vida útil mais longa.

A limpeza de tapetes e cortinas

Periodicidade

Tudo depende de cada caso. Em locais que ficam mais fechados para utilizar o ar condicionado, por exemplo, os artigos não precisam ser limpos com tanta regularidade. Já em um ambiente mais próximo da rua, com contato com a poluição e grande fluxo de pessoas, a frequência de limpeza das cortinas e tapetes pode ser maior – a cada três meses.

De um modo geral, é recomendado limpar cortinas e tapetes de tecido duas vezes ao ano. Isso porque costumam ser peças maiores, o que inviabiliza sua limpeza mais frequente. Já os itens de plástico, como as cortinas do box do banheiro e as venezianas, devem ser higienizados quinzenalmente. Afinal, são itens mais fáceis de serem limpos e, geralmente, ficam localizados em locais com maior exposição a sujeiras.

Produtos

Os produtos utilizados para a higienização deste tipo de peça dependem da composição de cada material. As cortinas de plástico e venezianas, por exemplo, podem ser higienizadas com um pano úmido com água ou desinfetante.

Já as cortinas e tapetes de algodão devem ser lavados normalmente na máquina, no ciclo para roupas delicadas. Para os demais tipos de tecido ou para peças muito grandes, o ideal é levá-las a uma lavanderia profissional. Afinal, o estabelecimento conta com profissionais que sabem exatamente os cuidados específicos para cada material.

Vale lembrar que os tapetes menores e mais leves, como os utilizados em banheiros ou cozinha, devem ser limpos mensalmente. Isso porque este tipo de ambiente é mais propenso para a proliferação de bactérias. Lavando-os mais frequentemente, evitamos a incidência de alergias e doenças.

Dicas extras

  • Por mais que ainda não esteja na hora e lavar a cortina ou tapete, aspirá-los a cada duas semanas é uma ótima maneira de evitar que acumulem muita sujeira;
  • Se você tem um pet, o ideal é passar o aspirador de pó nos tapetes da casa duas vezes por semana;
  • Se o animalzinho fizer xixi no tapete, pressione papel absorvente sobre a mancha até que ele absorva todo o excesso de urina. Após, borrife vinagre branco não diluído para neutralizar a acidez, disfarçar o odor e eliminar os germes;
  • Guarde sempre a etiqueta ou a embalagem deste tipo de peça, pois elas costumam informar o modo de lavagem específico de cada peça;
  • As cortinas blackout de PVC podem ser limpas com um pano úmido com água e sabão neutro. Já as blackout de tecido podem ser lavadas normalmente na máquina de lavar roupas. Porém, nada de centrifugar;
  • Grudou chiclete no tecido? Coloque gelo em cima para que o chiclete endureça, facilitando assim sua remoção.
  • Caso tenha dúvidas sobre limpeza de casa ou precisar de uma mãozinha, é só entrar em contato conosco!