Dicas de limpeza para afastar os insetos durante o verão

O verão é, sem dúvidas, uma estação mágica: sol, praia, piscina, férias, viagens e todo o clima de renovação que só um ano novo traz. Para muitos essa é a melhor época do ano. Mas, como nada é perfeito, os dias quentes e úmidos costumam trazer consigo convidados nem um pouco bem-vindos: insetos. E como fazer para afastar essas visitas tão indesejadas? Com nossas dicas de limpeza você vai poder curtir o melhor do verão sem se preocupar com elas! Confira:

1. Faça uma faxina completa

Fazer uma boa limpeza em todos os cômodos da casa é essencial porque, mesmo que você consiga impedir a entrada de insetos, a possibilidade de que eles já estejam em algum canto mais esquecido do ambiente é grande.

Na hora da faxina, lembre-se de limpar aqueles locais escondidos, principalmente, os de difícil acesso, que podem servir de abrigo para que insetos se desenvolvam e se reproduzam.

Outra dica importante é se livrar daquilo que é velho e não tem mais serventia. Objetos antigos e em desuso são ótimos esconderijos para baratas e aranhas.

2. Não deixe o inseto entrar

Depois de eliminar os possíveis esconderijos de insetos, o próximo passo é impedir que eles entrem. Para isso, é preciso que todas as entradas e buracos estejam bem tapados.

Mantenha os vãos das portas vedados e ralos de pia e de chão sempre fechados, abrindo somente quando utilizar água. Além disso, use telas de proteção nas janelas para que o ar possa circular pela casa sem que os insetos venham junto.

3. Elimine os resíduos

Resíduos como restos de comidas, lixos e até mesmo excrementos de animais de estimação atraem insetos como moscas e baratas.

Para impedir que isso aconteça, evite comer fora da cozinha e limpe muito bem o local depois das refeições, descartando qualquer farelo ou sobra de comida. Não deixe que a louça suja se acumule por muito tempo e disponha atenção especial à limpeza da pia e do fogão, dando preferência a produtos desinfetantes e usando água fervente para esterilizar o local.

As áreas onde os animais fazem suas necessidades também devem ser higienizadas com frequência, para preservar a saúde dos bichinhos e de seus donos.

4. Elimine fontes de alimento

Como já citamos, a comida é um grande atrativo para os insetos e até mesmo para os roedores. Por isso, é fundamental que alimentos sejam armazenados em locais seguros, bem fechados e frescos. O mesmo vale para a comida dos pets. Atualmente, existem no mercado opções de comedouros que oferecem proteção contra os insetos.

Além da comida, insetos também são facilmente atraídos pelo lixo. Isso, porque ele serve não apenas como fonte de alimento para os pequenos bichos, como também oferece um ambiente propício para sua proliferação.

Portanto, o ideal é que todas as lixeiras tenham tampas e estejam sempre bem fechadas. O lixo, principalmente o orgânico, deve ser retirado com frequência e colocado para fora, preferencialmente em dias de coleta.

Lixeiras e latas de lixo também precisam passar por uma boa limpeza, de preferência com água sanitária e produtos desinfetantes.

O verão é a estação mais propícia para o aparecimento de insetos, mas seguindo todas as dicas, fica fácil se livrar deles. Precisa de uma ajuda com a limpeza de sua casa ou empresa? Entre em contato e conheça nossos serviços!