Dicas de organização para otimizar e ampliar os espaços da sua casa

Com uma grande procura por casas e apartamentos em locais considerados privilegiados, é comum que esses espaços sejam bem menores do que algum tempo atrás.

Diante disto, essas moradias se tornaram mais populares e por consequência os seus proprietários acabam enfrentando alguns problemas quanto ao espaço reduzido, como s formas de decorar e manter o local organizado, de forma otimizada e prática para o dia a dia.

Esses ambientes, por se tratar de espaços pequenos, podem facilmente dar a sensação de bagunça e de desorganização para muitas pessoas, a depender da quantidade de bens que essa pessoa possui, como móveis, objetos pessoais, entre outros.

Uma boa organização e otimização do espaço fazem essas pequenas casas e apartamentos ficarem com outra cara, garantindo sensação de conforto e prazer para seus moradores.

Dicas para valorizar ambientes pequenos

Uma tendência que tem se tornado cada vez mais popular entre os moradores de pequenos espaços é o open space, que garante a sensação de que mesmo se tratando de uma área menor, por não ter divisões determinadas, o ambiente é muito mais amplo.

Para valorizar mais os ambientes pequenos, dando uma sensação de leveza, deixe que a luz natural do dia irradie por todo o apartamento. Essa claridade no ambiente o faz parecer maior. Caso suas janelas sejam pequenas demais para isso, é possível investir em iluminações diretas que vão cumprir o mesmo objetivo.

Assim como a luz natural ou produzida por painéis, cores claras fazem com que o ambiente pareça maior do que cores mais pesadas. As texturas e as cores escuras fazem o ambiente parecer mais pesado e pequeno.

Otimização de espaços pequenos

Em geral, espaços muito pequenos podem acabar dando a sensação de que são bagunçados e cheios de muita informação, a depender da quantidade de objetos e móveis que exista.

Para dar uma alívio quanto a isso, os nichos servem como forma de organizar o ambiente e também de otimizar o espaço, visto que os objetos que estariam em móveis colocados no chão, por exemplo, podem ficar pendurados na parede através deles. Também existe a opção das prateleiras.

Dessa forma, os móveis podem ser pensados de forma semelhante. A utilização de móveis planejados, nesse caso, pode ser uma escolha muito positiva para esses ambientes. Isso porque o morador poderá definir exatamente o espaço que deseja preencher.

Vale ressaltar que as divisórias, especialmente as que podem ser movidas com facilidade, são uma opção válida para manter a organização espacial. Assim, elas servem para separar espaços como quarto e sala, além de dar a sensação de conforto, mas sem perder o espaço aberto.

Da mesma forma que as divisórias, os biombos também ganharam destaque em áreas menores. Isso porque além de darem um charme a mais na decoração, eles atuam da mesma forma, mas com o diferencial de que poderão ser movidos para outras áreas.

Estas dicas são válidas tanto para os que estão interessados em investir em um imóvel pequeno e ainda estão em dúvida quanto a isso, quanto para quem já possui um pequeno espaço e está pensando em uma forma de modificar o ambiente para valorizá-lo.

E para manter o seu lar em ordem que tal contar com uma ajuda especializada? Entre em contato conosco e conheça os serviços oferecidos pela Mary Help!