Dicas para criar com sucesso um planejamento para a limpeza da casa

Manter a limpeza da casa é uma tarefa diária que exige muito cuidado e dedicação, certo? No entanto, com o planejamento certo, você consegue executar as tarefas necessárias sem que a organização do seu espaço se torne algo exaustivo e maçante.

Muitas vezes, devido à correria do dia-a-dia e a quantidade enorme de atividades que temos que conciliar, como se dedicar ao trabalho, aos relacionamentos e aos filhos, a tendência é pensarmos que não temos tempo ou energia suficiente para cuidar do nosso espaço sagrado, mas isso não precisa ser verdade.

Nesse artigo, apresentaremos quatro dicas para que você se organize melhor e consiga limpar os seus cômodos de forma leve e prática, e que seja adaptada para sua rotina!

De que maneira eu começo?

Como o ambiente da casa possui vários espaços com necessidades de organização diferentes, é imprescindível que você crie uma espécie de “roteiro”, listando quais tarefas são necessárias para cada cômodo e quanto tempo cada uma delas leva.

A primeira dica prática é estabelecer uma frequência para cada um desses afazeres. Você pode escolher colocar no cronograma a limpeza do banheiro uma vez por semana, por exemplo, e estipular um dia para isso ser feito.

Ou então a limpeza da cozinha a cada 15 dias, e assim por diante. Você pode determinar tarefas que serão feitas mensalmente também, como limpar a geladeira, limpar as janelas, limpar e organizar os armários etc.

Essa rotina servirá como ponto de partida para que você não se perca e mantenha o foco na organização. Isso ajuda a evitar transtornos e inevitavelmente faz com que o fluxo da casa seja mais agradável, beneficiando todos que moram nela.

Colocando o planejamento na prática

Dentro do seu planejamento, além das tarefas semanais, existem as coisas que não podem esperar, ou seja, os afazeres diários e mais urgentes. Lavar a louça é algo que é constante, por exemplo, assim como arrumar a cama, limpar a pia da cozinha, o fogão, trocar os lixos etc.

Para essas tarefas, uma segunda dica que damos, é dividir essa organização entre as pessoas da casa, independentemente de você ter diarista ou não, pois são afazeres que não param.

Fazendo isso, você cria um senso de comprometimento de todo mundo que mora na casa, estimulando todo mundo a ter mais responsabilidade com seu próprio espaço. Além de, é claro, diminuir a carga de trabalho que recai sobre uma só pessoa.

Outra dica que te ajuda nas tarefas de todo dia, é começar a limpeza pelo trabalho mais pesado, como lavar as panelas, por exemplo, ou arrumar os espaços que estão mais desorganizados e sujos.

Dessa forma, você elimina o serviço pesado e se sente mais livre para fazer trabalhos menores, como tirar pó, trocar roupa de cama, varrer o chão dos cômodos etc.

A quarta e última dica que damos é investir em produtos de boa qualidade para a limpeza da sua casa. Isso pode entrar no cronograma também, porque você precisa comprá-los com determinada frequência e nas quantidades certas.

É importante também se atentar aos modos de uso desses produtos, para garantir tanto a segurança das pessoas da casa quanto a integridade de seus móveis e utensílios domésticos.

Caso sinta que precisa de um apoio para manter a limpeza sempre em dia, você pode contratar um serviço de agenciamento de diaristas profissionais. Acesse nosso site e conheça nossos serviços.