Dicas para evitar o desbotamento e prolongar a vida útil das suas roupas

Quem não fica chateado ao ver uma roupa nova perder a cor logo nas primeiras lavagens e ficar toda desbotada? Apesar de saber que nenhuma peça de vestuário vai durar para sempre, nós listamos algumas dicas para ajudar você a evitar o desbotamento e prolongar a vida útil das suas roupas.

Com a facilidade de apenas colocar as roupas na máquina e deixá-la fazer todo o processo de lavagem, esquecemos que são necessários pequenos cuidados para que as peças durem mais e mantenham sua cor sempre viva.

Confira algumas dicas:

PREPARO DAS ROUPAS PARA A LAVAGEM

Antes de colocar as roupas na máquina ou no tanque, lembre-se de separar as peças por cor e, se possível, por tipo de tecido.

Isso porque alguns panos podem soltar tinta durante a lavagem, ficando desbotados rapidamente e ainda correndo risco de manchar outras peças, como o jeans, por exemplo. Nesse caso, opte por lavar as peças à mão, deixando-as um pouco de molho na água com sabão em pó.

Mas cuidado também com o molho! Apesar de ser uma ótima alternativa para facilitar a lavagem das roupas, evite deixar por muito tempo. Suas peças tenderão a desbotar mais rapidamente se ficarem imersas por longos períodos.

Deixe as roupas do avesso, em especial as escuras. Essa medida, apesar de simples, é extremamente eficaz para que a vida útil do tecido e as cores se prolonguem.

A separação por cor é imprescindível. Brancas com brancas, escuras com escuras e coloridas com coloridas. Isso fará com que as roupas evitem ficar manchadas (como já citamos o caso de roupas que soltam tinta), e também evita o desbotamento precoce. Como as roupas estão separadas de acordo com a cor, o ciclo da máquina de lavar será diferente para cada lavagem.

E o mais importante – e quase sempre esquecido: leia as instruções da etiqueta. Quase sempre aquele pedacinho de pano pregado à peça de roupa é ignorado. Mas ele guarda instruções valiosíssimas para o prolongamento da vida útil de seu vestuário.

Escolher o ciclo correto de lavagem também é importante para evitar o desbotamento das peças. Roupas brancas, de forma geral, pedem um ciclo mais longo da máquina. Coloridas e escuras, um ciclo mais breve. Tudo vai depender da sua máquina.

Peças com manchas mais difíceis de tirar podem ser lavadas à mão e, se preciso, colocadas na máquina depois.

Lembre-se ainda de não exagerar na quantidade de sabão e amaciante na hora de lavar: roupas pouco sujas, pedem menos sabão. O exagero dos dois produtos pode manchar e enfraquecer as fibras do tecido, facilitando o desbotamento.

Por fim, e não menos importante, sempre seque suas roupas na sombra.

COMO VOCÊ GUARDA AS ROUPAS TAMBÉM IMPORTA

Depois de limpas e secas, as roupas devem ser guardadas de forma correta para que durem mais tempo. Calças devem ser dobradas e guardadas em gavetas, nunca penduradas. O mesmo vale para as roupas de lã.

Jamais deixe roupas guardadas por muito tempo, mas podem amarelar e ficar com cara de roupa velha.

Gostou das dicas? Entre em contato e contrate nossos serviços. Somos uma rede franqueada, com 68 unidades no Brasil. Agenciamos profissionais diaristas, mão de obra para serviços de limpeza e processos seletivos para profissionais mensalistas. Nós podemos te auxiliar!