Dicas para fazer a sua própria máscara e se proteger do coronavírus

O momento é de cuidado e de proteção contra o coronavírus, em prol da saúde e do bem estar de todos. Além do isolamento social, indicado pelo governo e autoridades em saúde, a orientação é usar máscara em locais públicos. Confira algumas dicas para fazer a sua e reduzir os riscos de contágio da doença.

Desde que o Ministério de Saúde recomendou a utilização de modelos caseiros, cresce o número de opções disponíveis no mercado. São máscaras coloridas, estampadas, lisas ou de única cor, que combinar com roupas e outros acessórios – o estilo é você quem escolhe –, que precisam seguir algumas orientações simples para se tornar efetivas contra a Covid-19.

Tipos de máscaras

A lei nº 13.969 e a portaria nº 327, publicadas em fevereiro e março, respectivamente, reforçam a necessidade da utilização de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) no enfrentamento à pandemia.

Diante da escassez de máscaras cirúrgicas no mercado mundial, o governo limitou o uso delas para profissionais da saúde em atuação, para garantir a manutenção destes serviços. A partir daí, a produção de modelos caseiros se tornou um fenômeno internacional.

Conforme o Ministério da Saúde, pesquisas indicam que a utilização deste utensílio impede a disseminação de gotículas expelidas do nariz ou da boca da pessoa no ambiente, freando o aumento de casos do Coronavírus.

A efetividade desta barreira física depende, no entanto, do seu uso correto, colaborando na mudança de comportamento da população para a diminuição do contágio. Siga esses conselhos e arrase na confecção da sua máscara:

1) Use tecidos confortáveis

Os tipos mais indicados são algodão, tricoline e TNT, entre outros, que cubram totalmente a boca e o nariz. O utensílio deve ficar bem ajustado ao rosto, sem sobrar espaços nas laterais.

2) Reaproveite roupas

De acordo com a nota técnica, divulgada pelo Ministério da Saúde, pode-se aproveitar materiais domésticos, como camisetas e outras roupas ou mesmo tecidos próprios para costurar em máquinas e elásticos.

3) Costure na mão ou máquina

Marque direto no pano ou faça um molde: corte o tecido duplo com 21 cm de altura e 34 cm de largura. Coloque um papel entre as camadas, depois prenda e costure na extremidade da máscara um elástico ou amarras.

4) Evite tocar no utensílio

Não é recomendado compartilhar a máscara entre familiares, amigos e outros. Enquanto estiver com o utensílio, evite tocá-la ou ajustá-la na rua. Chegando em casa, lave as mãos com água e sabão, secando-as bem, antes de retirá-la.

5) Higienize-a sempre

Para remover a máscara, pegue pelo laço ou nó da parte traseira, evitando encostar na frente. Depois, providencie a higienização, colocando de molho em um recipiente com água potável e sanitária (2 % a 2,5%) por 30 minutos.

6) Mantenha as mãos limpas

A limpeza do utensílio deve seguir a proporção de 10 ml de água sanitária para 500 ml de água potável. Enxágue-a em água corrente, depois lave com água e sabão. Ao final, é necessário higienizar as mãos com água e sabão.

7) Fique atento ao desgaste

A máscara precisa estar seca para ser reutilizada. Recomenda-se passá-la em ferro quente e acondicioná-la em saco plástico. Troque-a sempre que estiver suja ou úmida. Ela deve ser descartada quando tiver sinais de desgaste ou deterioração.

Precisa de ajuda para garantir a limpeza de sua casa ou negócio? Conheça as nossas opções de serviços e contrate um profissional especializado.