Dicas para limpar e manter a caixa de areia do seu gato sempre higienizada

Ter um gatinho em casa é sinônimo de ter sempre uma companhia por perto. Isso porque os gatinhos, ao contrário do que sugere o senso comum, são muito companheiros e carinhosos. Portanto, tê-los dentro de casa é uma ótima forma de nunca nos sentirmos sozinhos.

Além disso, não existe a necessidade de levar os gatos para fora para que façam suas necessidades, já que para isso existe a caixinha de areia que costuma ficar dentro de casa. No entanto, muitos donos e donas de gatinhos costumam sofrer para deixar a caixa de areia de seus pets sempre higienizadas.

Se você é uma dessas pessoas, não se preocupe. No texto de hoje reunimos algumas dicas para limpar e manter a caixa de areia do seu gato sempre higienizada. Boa leitura!

Adote a manutenção diária

Muitas pessoas acreditam que a limpeza da caixinha de areia pode ser feita semanalmente ou até mesmo quinzenalmente, mas devemos dizer que estão enganadas. Isso porque a manutenção da areia dos gatos deve ser feita diariamente, já que ali se acumulam resíduos das necessidades dos bichinhos.

Para facilitar esse processo, deixe ao lado da caixinha de areia um cesto de lixo ou até mesmo um balde. Isso irá ajudar na hora da manutenção diária da areia sem sujar todo o chão.

Não se esqueça do material de proteção

Você sabia que o contato direto com fezes e/ou urina de gatos pode acabar transmitindo o vírus da toxoplasmose? Justamente por isso é essencial que, quando for realizar a limpeza ou até mesmo a manutenção da caixa de areia dos gatinhos, você considere o uso de máscara de proteção e luvas.

Pode parecer um pouco exagerado esse cuidado, mas lembre-se que até mesmo o pó que se levanta quando você está limpando a caixinha de areia pode acabar gerando uma contaminação mais séria, ou até mesmo irritando seu trato respiratório.

Faça a remoção das fezes ao menos uma vez por dia

Outra dica para manter a caixa de areia do seu gato sempre muito bem higienizada é a de fazer a remoção das fezes ao menos uma vez por dia. Além de ajudar na higienização, evitar que as fezes se acumulem também fará com que o seu gatinho acabe usando mais a caixinha na hora de fazer as necessidades.

Isso porque, caso as fezes continuem sobre a areia, mesmo que essa tenha sido trocada recentemente, dificilmente os bichanos irão utilizá-la. Portanto, sempre que notar a presença de fezes na caixa de areia, livre-se delas utilizando uma pá específica, já que essa ajudará com que você se livre apenas das fezes e não da areia.

Faxina semanal

Agora que você já sabe quais são os cuidados diários que devem ser tomados para garantir que a caixa de areia do seu gato esteja sempre higienizada, é preciso que você saiba que a faxina semanal não deve ser ignorada.

Ao menos uma vez por semana retire toda a areia da caixa sanitária e lave o recipiente com água e sabão neutro. Ao final da lavagem, certifique-se de que ela esteja bem seca antes de adicionar a areia novamente.

Esperamos que nossas dicas tenham lhe ajudado. Para mais dicas como essas, acesse www.maryhelp.com.br.