Dicas para limpar e manter as escadas da sua casa sempre limpas

As escadas, seja dentro ou fora de casa, são sempre um desafio na hora de limpar. Sejam elas grandes, com vários degraus, ou as pequenas, aquelas que só ligam uma área a outra. De qualquer maneira, a limpeza específica desse espaço se faz necessária. A faxina nas escadas depende muito do material que ela é feita, pois cada um exige um tipo de limpeza específico e você deve estar atento a esses detalhes, para seguir as orientações conforme o material pelo qual ela é composta, e o ambiente em que ela está posicionada, se é dentro ou fora de casa.

As escadas são feitas para criar uma ligação de um cômodo ao outro, sendo assim, assume-se que é uma parte da casa que as pessoas passam constantemente, exigindo uma limpeza frequente. Esse tipo de serviço pode ser realizado também por diaristas ou mensalistas que podem ser contratadas através de empresas como a Mary Help que faz esse agenciamento de profissionais para auxiliar na terceirização da mão de obra de serviços de limpeza. Para contratar os serviços ou saber mais sobre o negócio é só acessar o site www.maryhelp.com.br.

Os diferentes tipos de materiais de cada escada

Cada material exige uma limpeza adequada para não afetar a qualidade que o produto oferece. O mármore por exemplo é um tipo de material que mancha facilmente além de absorver líquido o material não costuma acumular sujeira, é mais fácil de limpar, não exige nada muito específico. Assim como as escadas de granito e ardósia, ambos são materiais que não exigem muito na hora da higienização do ambiente.

As escadas de madeira normalmente são mantidas em ambientes internos, que é onde duram mais, já que o material não pode estar sempre molhado. Esse tipo de material exige alguns cuidados a mais, o fato de ter que secar rápido já restringe o uso de muita água, ou produtos líquidos na hora da limpeza. É necessário sempre cuidar para que não acumule teia de aranha e se manter sempre atento com cupins e o material dela mesmo, se ainda está resistente para evitar acidentes. As escadas de concreto que normalmente se encontram fora da casa, em ambientes abertos podem ser lavadas com água mesmo e possuem menos restrições.

Como manter as escadas limpas

Para as escadas de ambientes internos, independente do material o indicado a varrer os degraus de cima para baixo, com uma vassoura de cerdas macias para não arranhar o material e optar sempre por paninhos com algum material de limpeza específico. Os jatos de água, ou enxagues com balde, são mais indicados para escadas em ambientes abertos, para ambiente fechados é recomendado evitar esse tipo de lavagem para não manter o lugar úmido e evitar de estragar o material.

O indicado é sempre varrer ou passar aspirador de pó, retirando os resíduos e acúmulos dos cantos. No caso da escada de mármore pode-se usar soluções caseiras como pano úmido com água e limão ou água com bicarbonato de sódio que dão um bom resultado, principalmente em caso de a escada estar amarelada. Em escadas de madeira é importante sempre mantê-las com proteção como verniz, para que o material dure mais. A limpeza deve sempre estar adequada ao material que a escada é feita para evitar danos no produto.