Dicas para limpar e retirar toda a gordura do exaustor da sua cozinha

Não é difícil encontrar quem possui um exaustor em casa, mas sofre para retirar a gordura do aparelho. O problema se agrava quando as partículas gordurosas permanecem ali por muito tempo, criando crostas que exigem habilidade. Mas, calma: limpar e retirar toda a gordura do exaustor da sua cozinha pode ser feito de várias formas.

O primeiro ponto é que esses hábitos se tornam rotineiros, impedindo que o acúmulo de componentes possa não apenas deixar sujo, como também comprometer o aparelho. Pensando nisso, trazemos um artigo completo com as 5 dicas para limpar e retirar toda a gordura do exaustor da sua cozinha. Vamos lá?

1. Desengordurantes

Comece com o básico: produtos de limpeza como os desengordurantes podem ajudá-lo, ao menos, a tirar a camada superficial de gordura. Isso ajuda (e muito) quando há o acúmulo de material, além de ser uma medida extremamente prática.

Diferentemente de outros métodos, o desengordurante não espalha a gordura durante a limpeza. Mas, fique atento: esta é a forma mais comum e rotineira de limpar algo que está pouco sujo. Se a gordura está impregnada, o procedimento é outro.

2. Atenção aos materiais de limpeza

Em sintonia com a dica anterior, é importante saber com o que limpar. Quaisquer materiais que sejam abrasivos, como esponjas de aço, devem passar longe do exaustor. Eles arranham e, em determinados casos, podem comprometer a eficiência do aparelho.

Invista em panos macios, esponjas convencionais e até mesmo escovas de dentes que não são mais utilizadas. Elas ajudam a retirar a gordura, com o auxílio do desengordurante, sem nenhum arranhão no aparelho.

3. Bicarbonato e vinagre

Como não poderiam faltar nas nossas dicas, uma solução caseira e prática: o bicarbonato de sódio e o vinagre. A união desses dois produtos retira até as camadas mais profundas de gordura, eliminando-as completamente do seu aparelho.

Para isso, não há muito segredo: a solução de um copo d’água, outro do vinagre e uma colher de bicarbonato no borrifador é o suficiente. Lembre-se de deixar o pó diminuir a efervescência para ter um resultado de mestre.

4. Componentes do exaustor

Há determinados componentes do exaustor que são desmontáveis, ou seja, podem ser retirados. Aqui não há segredo: a dica é deixá-los de molho na água morna e, após esfriar, fazer a limpeza com uma esponja.

Novamente, um desengordurante e produtos específicos de limpeza podem ajudar. Os filtros, por exemplo, apresentam geralmente aquelas gorduras difíceis de tirar. Nesse caso, o bicarbonato e vinagre voltam à ativa, tornando todo o processo completo.

5. Limpeza constante

Por fim, a dica é o que já fora citado: limpe rotineiramente o seu exaustor. Isso impede que as partículas de poeira, alimentos e gordura virem aqueles pedacinhos indesejáveis, que custam a sair.

Além disso, impossibilita que o aparelho fique com manchas, mesmo após a remoção completa da gordura. E, se disponível, conte sempre com o apoio de profissionais de limpeza que trabalham na sua cozinha – deixando o local limpo e com um brilho especial.

Aplique essa e outras dicas de limpeza agora na sua casa. Confira nossos serviços.