Dicas para limpar o porcelanato da sua casa de forma correta

Devido à sua alta resistência e requinte, o porcelanato tornou-se uma das principais escolhas do consumidor na hora de optar por um material que revista o seu cômodo, como pisos e paredes.

Ainda que tenha se tornado popular, é comum que algumas pessoas apresentem dúvidas em relação ao modo correto de fazer a limpeza do material, pois apesar de apresentar uma alta resistência ele requer alguns cuidados especiais e certos produtos devem ser evitados.

Neste post, conheça nossas dicas para limpar o porcelanato da sua casa e prolongar a sua beleza. Confira!

3 dicas básicas de limpeza do porcelanato

1. Use vassoura de cerdas macias

Antes de dar início a limpeza do porcelanato, é importante que seja tirado o acúmulo de sujeira com uma vassoura que tenha cerdas macias, para evitar arranhões, desgastes e remoção do brilho do piso.

O mesmo alerta vale para palhas e esponjas de aço ou qualquer outro material de arear.

2. Nunca aplique o produto diretamente sobre o porcelanato

Evite aplicar produtos de limpeza diretamente sobre o chão/parede. A forma correta de se fazer a limpeza é diluindo o produto em água (normalmente em 5 litros) e só então usar no revestimento, com o auxílio de uma esponja ou pano úmido.

Quando o produto é usado diretamente no porcelanato, há o risco do aparecimento de manchas, além de criar um aspecto embaçado no piso. Caso seja necessária uma limpeza mais profunda, o ideal é usar saponáceo cremoso ou cloro, ambos diluídos em água.

Uma característica positiva do porcelanato é que diferente dos pisos convencionais, ele aceita produtos mais simples para a limpeza, tais como desinfetante, detergente e sabão – estes dois últimos, neutros.

3. Após a limpeza, passe um pano seco

Realizado os processos das dicas acima, seque o piso com um pano limpo e seco. Isso evitará o surgimento de manchas no revestimento. Ainda que o produto escolhido para a higienização seja diluído em água, existe a possibilidade de formar manchas no material, dando um aspecto de sujo.

Modelos de porcelanato: Como limpar cada um deles?

Acima, você conferiu as dicas básicas de limpeza do porcelanato. Entretanto, é válido pontuar que cada modelo deste material conta com uma especificidade. Sendo assim, é necessário seguir algumas dicas que variam com cada tipo.

Abaixo, nós listamos os tipos de porcelanato mais comuns.

1. Porcelanato acetinado

Modelo mais simples e fácil de ser limpo, o seu processo de higienização consiste apenas na varredura do piso e na aplicação do produto diluído em água. Uma das vantagens que o porcelanato acetinado oferece é que não é preciso passar pano seco para finalizar, uma vez que o material absorve a água.

2. Porcelanato fosco e rústico

Estas dicas são válidas tanto para o porcelanato fosco quanto para o rústico. Após limpar a superfície com a vassoura de cerdas maciais, aplique a mistura de detergente ou sabão neutro com água. Após passar o pano com a mistura, use um pano seco para remover o excesso.

No caso do porcelanato fosco, em hipótese alguma deve-se usar produtos como água sanitária e removedor, por exemplo. Também é importante ressaltar que com o tempo, o porcelanato fosco pode adquirir um tom amarelado, se não for bem cuidado. Para evitar esta ação do tempo, basta fazer a limpeza completa com saponáceo diluído em água por no mínimo uma vez por mês e finalizar com o pano seco para retirar o excesso.

Estas são as nossas dicas para manter seu piso sempre limpo e com longa durabilidade. Está precisando contratar uma diarista ou uma empregada doméstica? A Mary Help resolve isso para você. Visite nosso site ou baixe o aplicativo e conheça nossos serviços!